ACCEL-PPP

1. DESCRIÇÃO

A integração é feita através de parâmetros que são inseridos de forma manual no arquivo de configuração do servidor Accel-PPP, arquivo esse geralmente é chamado de accel-ppp.conf. Podendo integrar o router com o IXCSoft tendo como tipo de autenticação o PPPoE e IPoE.

2. REQUISITOS

2.1 - O servidor Accel-PPP precisa estar devidamente instalado configurado na rede e com as configurações desejadas para o tipo de autenticação dos clientes.

2.2 - O servidor do IXCProvedor já deve estar instalado na versão 9 do Debian.

2.3 - É preciso ter comunicação entre o servidor Accel-PPP e o servidor IXCSoft, sem nenhum firewall ou NAT que possa interferir na comunicação.

3. CADASTRANDO UM CONCENTRADOR ACCEL-PPP

Inserindo concentrador do tipo Accel-PPP no IXC.

* Caminho: Provedor > Concentradores.

Acesso Concentradores.png
  • Clique no botão Novo.

No cadastro do concentrador, preencha somente a informações básicas necessárias para o funcionamento do equipamento com o sistema.

Observação: Algumas funcionalidades estão disponíveis somente para os equipamentos da marca Mikrotik, então algumas informações no cadastro não terão efeito para o tipo de concentrador Accel-PPP.

3.1 Aba Concentrador

Cadastro concentrador accel.png

3.1.1 - Tipo – Neste campo colocamos o tipo do nosso concentrador, no nosso caso Accel-PPP. O tipo do concentrador define muitas funções dentro do sistema, desde comandos de desconexão de clientes até formas de acesso ao equipamento e consulta referentes a dados de clientes conectados.

3.1.2 - Nome – O nome pode ser dado ao concentrador para ter uma boa prática de gerencia e organização da rede. O nome não pode conter caracteres especiais, nem espaços, podem ser escrito com underline (‘_’).

3.1.3 - Endereço Ip - É o endereço IP do roteador.

3.1.4 - Login – nome do usuário de login que deve ser criado no concentrador Accell-PPP para acesso do IXC.

3.1.5 - Senha – senha do usuário criado para o IXC no Accel-PPP.

3.2 - Aba Configurações e Bloqueio

Diferente de equipamentos da marca Mikrotik, as informações dessa aba não são criadas automaticamente dentro do equipamento que está sendo integrado, e sim devem ser preenchidas para posteriormente gerando um script de configuração que será inserido manualmente no arquivo de configuração do Accel-PPP.

Firewall aviso bloqueio roteador.png

3.2.1 - Seção Criar regra para redirecionar o cliente para o aviso de atraso:

  • Regra aviso de atraso: Se selecionado sim, gera para o concentrador a rede de atraso para ser inserida nas configurações do concentrador.
  • Tipo de aviso: Não causa efeito na criação da regra, se desejo for liberar ou bloquear a navegação em aviso, o firewall deve ser feito manualmente.
  • Rede de aviso: Irá gerar uma faixa de rede de nome “pool_aviso_atraso”, que será parâmetro na autenticação de clientes que entrarem em aviso de atraso financeiro.
  • Obs: Nunca repita a mesma rede em concentradores diferentes.
  • URL para continuar navegando: Será a página para qual o cliente será redirecionado após utilizar o botão "Continue Navegando" da página de aviso.

Atenção: Utilize somente redes de IPs de classes privadas. Classe A = 10.0.0.0/8, B = 172.16.0.0/12 e C = 192.168.0.0/16 de IPs.

3.2.2 - Seção Criar regra para redirecionar o cliente para o aviso de bloqueio:

  • Regra de bloqueio: Se selecionado sim, gera para o concentrador a rede de bloqueio para ser inserida nas configurações do concentrador.
  • Rede Bloqueio: Irá gerar uma faixa de rede de nome “pool_bloqueio”, que será parâmetro na autenticação de clientes que entrarem em aviso de bloqueio financeiro.
  • Obs: Nunca repita a mesma rede em concentradores diferentes.

Atenção: Utilize somente redes de IPs de classes privadas. Classe A = 10.0.0.0/8, B = 172.16.0.0/12 e C = 192.168.0.0/16 de IPs.

3.2.3 - Seção Criar regra para redirecionar o cliente para o aviso de solicitação de assinatura de contrato:

  • Regra assinatura: Se selecionado sim, gera para o concentrador a rede de aguardando assinatura para ser inserida nas configurações do concentrador.
  • Rede assinatura: Irá gerar uma faixa de rede de nome “pool_aguardando_assinatura”, que será parâmetro na autenticação de clientes que estiverem com o status de acesso do contrato como aguardando assinatura.

Atenção: Utilize somente redes de IPs de classes privadas. Classe A = 10.0.0.0/8, B = 172.16.0.0/12 e C = 192.168.0.0/16 de IPs.

3.2.4 - Seção Bloco não roteado para aviso e bloqueio no IPV6:

  • Ainda não está disponivel para tipos de concentrador Accel-PPP.

3.2.5 -Seção Criar regra de mascaramento:

  • Ainda não está disponível para tipos de concentrador Accel-PPP.

3.3 - Aba Configuração Hora e Backup

Backup concentrador.png

As informações desta aba não estão disponiveis para concentradores tipo Accel-PPP.

3.4 - Aba Configurações Radius

Radius accel-ppp.png

3.4.1 - Porta(1812): determina qual porta será utilizada pelo servidor radius.

3.4.2 - Timeout: qual será o tempo de desconexão do radius. (Disponível apenas para mikrotik).

3.4.3 - Senha: determina qual a senha utilizada para conexão radius entre servidor e concentrador.

3.4.4 - Src Address: é o endereço IP de requisições do servidor radius.

3.4.5 - Sessão Atualizar configuração do radius no servidor

  • Regra radius: determina se a configuração será ou não gerada para inserir no servidor radius do concentrador.

3.5 Aba Serviços

Algumas portas de serviço são necessárias para comunicação e consulta de informações no equipamento que está sendo integrado, no concentrador Accel-PPP não temos a porta API nem a porta HTTP, você pode deixar os valores padrões.

Portas de serviço accel ppp.png

3.5.1 - Porta Telnet – porta do serviço telnet, a porta que você utilizar no equipamento deve ser inserida aqui.

3.5.2 - Porta Icomming – porta do serviço incomming de comunicação do radius, a porta que você utilizar no equipamento deve ser inserida aqui.

3.5.3 - Porta SSH – porta do serviço de acesso SSH, a porta que você utilizar no equipamento deve ser inserida aqui.

Após preencher todas as informações do cadastro do Accel-PPP já podem ser salvo o cadastro.  

4. GERANDO CONFIGURAÇÃO ACCEL-PPP

Agora iremos será as informações para serem inseridas dentro do equipamento.

Ainda no cadastro, clique no botão: Gerar Configurações > Accel-PPP

Gerando configuração accel.png

Irá gerar um relatório com um script de configuração, cada modulo do script deve ser inserido em seu local especifico dentro do arquivo de configuração do roteador, geralmente encontrado em /etc/accel-ppp.conf.

Todas a informações geradas aqui, podem ser alteradas dentro do arquivo dependendo da forma de trabalho do seu roteador, se já existentes podem ser ignoradas.  

Relatorio configuração accel.png
Relatorio configuração accel 2 .png

4.1 - Dicionario Radius

Essa primeira sequencia de comandos serve para baixar o dicionario do Accel-PPP e atualizar o dicionario existente dentro do roteador.

Comando cd /tmp – entra na pasta tmp do servidor.

Comando wget http://www.ixc… - Baixa o dicionario do Accel-PPP da internet.

Comando cat /tmp/dictionary.ac… - insere os dados baixados para dentro do arquivo de dicionarios do Accel-PPP.

4.2 - Módulos

Os Módulos são serviços que você pode estar ativando ou não dentro do roteador. Exemplo: se você optar por utilizar o tipo de autenticação PPPoE, você deve tirar o caractere '#', sendo o símbolo que indica comentário do modulo de PPPoE. Como vamos utilizar algumas funções dentro do Accel-PPP, já optamos por retirar o comentário do modulo de PPPoE, radius, shaper, ipoe e ipv6pool.

4.3 - Radius

Radius é um modulo do roteador que deve ser ativado para integrar com o IXCProvedor, as informações descritas nesta parte podem ser inseridas diretamente dentro do modulo radius no arquivo de configuração do roteador, para que o mesmo envie as requisições de autenticação para o servidor do IXCProvedor.

4.4 - IPoE

Se optar por ativar e utilizar o tipo de autenticação IPoE em seu roteador, você pode inserir os parâmetros citados na imagem . As mesmas servem para renovar o IP das conexões IPoE ativas no roteador, podem tem seu valor alterado conforme a necessidade.

4.5 - Pool

É o modulo de criação de pool para entrega nas conexões que serão feitas pelo roteador, o IXC gera os pool de aviso e bloqueio para que os mesmo sejam criados com o nome exatamente igual ao que é passado como parâmetro de autenticação quando o cliente está em atraso ou bloqueio.

4.6 - Shaper

O modulo de shaper é quem gerencia os parâmetros de controle de banda dos clientes conectados ao roteador, as informações geradas aqui podem ser inseridas diretamente dentro do módulo do arquivo de configuração.  

4.7 - Aviso de atraso, Aviso de bloqueio e Aviso de Assinatura

São uma sugestão de firewall pelo IPTABLES, que podem ser feitas no roteador, para que o aviso e bloqueio dos clientes funcione. Recomenda-se tem conhecimento em firewall e estar ciente de como funciona o serviço do IPTABLES. Essas informações são de escolha e total responsabilidade do operador da rede.

5. PARÂMETRO DE CONTROLE DE BANDA NO PLANO DE VELOCIDADE PARA O ACCEL-PPP

Quando se utiliza diferentes tipos de roteadores é preciso informar que parâmetro o roteador ira utilizar para gerar o controle de velocidade, quem passa esse parâmetro é o radius no momento da autenticação do cliente.

Para configurar o parâmetro do Accel-PPP acesse no sistema IXCProvedor: Provedor > Planos de velocidades.

Planos de velocidade editar.png

Dentro do plano de velocidade na Aba Perfil, selecione o campo Accel-PPP:

Perfil accel-ppp no plano de velocidade.png

Selecione o parâmetro e clique em salvar e os parâmetro de controle de banda ja serão criados dentro do sistema.

Pronto, o sistema já esta integrado e apto a autenticar clientes no concentrador Accel-PPP.

-

Desenvolvido por André Luiz Vilani - Integração de redes.

-

Voltar ao menu Concentradores