Autorizar ONU pelo Aplicativo

O procedimento de autorização de onu pelo aplicativo facilita o trabalho do técnico responsável pela instalação do cliente pois, o próprio técnico, poderá acessar o aplicativo através do seu smartphone para autorizar a onu.

É um processo bem simples e muito parecido com o procedimento de autorização de onu pelo ixc web. No celular, para realizar a integração, primeiramente clique nos três pontos no canto superior esquerdo. Após isso, acesso Sistema > Provedor > Autorizar ONUs.

Onuixc.png

Clica sobre o botão verde no canto inferior da tela. No botão irá aparecer duas opções, uma para fazer uma busca por todas as olt's (que em alguns casos pode demorar mais) e outra para fazer a busca individualmente por olt.

Consultarolt.png

Ao fazer a busca, localize a onu que deseja autorizar, clique sobre os três pontos e seleciona a opção de "Autorizar ONU".

Selecionaronu.png

Agora, na tela onde você irá inserir os dados para autorização da onu, alguns campos devem ser preenchidos corretamente como o "Perfil", deve ser selecionado o perfil com base na maneira que a onu será autorizada e a quantidade de portas e a "Vlan Uplink", que é a vlan.

Recomendamos também que nesse momento a onu já seja vinculada ao login do cliente, pois assim futuramente será possível verificar a Potência RX/TX direto através do login do cliente.

Em alguns casos, o preenchimento dos campo "Caixa FTTH", "Projeto FTTH" e "Porta FTTH" são obrigatórios, dependendo das configurações do sistema.

Autorizaronu.png

Após isso, clique no botão de Salvar, enumerado como 1 no print acima e depois clique sobre os três pontos. No campo "Integração OLT" selecione "Autorizar ONU".

Caso a onu seja autorizada corretamente, o sistema irá mostrar um retorno encaminhado pela olt mostrando que o script foi executado corretamente e que não há nenhuma mensagem de erro no script, conforme print abaixo.

Caso apareça que ocorreu um erro no script, ou no retorno da olt apareça alguma mensagem de erro. O ideal seria revisar o script para tentar identificar quais comandos a olt não está aceitando.

Onuautorizada.jpg

Ao fazer isso, a onu já está autorizada corretamente e já pode estar verificando se o pppoe chegou a discar e fazer a tentativa de autenticação ou não. Caso esteja com dificuldades ou ocorra algum problema, sugerimos que abra um atendimento na plataforma OPA SUITE com o setor SAC - Integração Rede Sistema.

-

Voltar ao menu Provedor