Autorizar ONUs


Introdução

Para autorizar ou provisionar ONU's ou ONT's utilizamos o botão Autorizar ONUs que esta localizado dentro do menu Provedor -> Autorizar ONUs. Dentro deste menu de autorização de ONUs teremos uma nova tela como abaixo, onde serão listadas as ONUs que estão disponíveis para autorização.

Autorizando uma ONU

Ao acessar o menu de autorizar ONUs você vai se deparar com a seguinte tela, para consultar as ONU's de todas as olt's cadastrados basta clicar no botão Consultar todas. Mas se preferir consultar ONU's de uma olt em especifico clique no botão Consultar por OLT onde ira abrir uma nova janela para escolher a OLT desejada.

Captura de Tela 2019-01-14 às 08.10.24.png

Se optar por consultar todas as OLT's tera este resultado:

312132132312.png

Se optar por consultar separadamente por OLT, clicando no botão Consultar por OLT, vai abrir a seguinte janela:

3123123123123.png

Em seguida tera este resultado:

1232321231323.png

Após realizar a consulta das ONUs o sistema ira listar as ONU's disponiveis para autorização ,para isso é importante que todas as olt's estejam com comunicação ok entre o ixc e a olt e tambem que tenham ONU's desautorizadas na olt, confira como cadastrar uma olt aqui.

Depois de selecionar a onu para autorizar clique no botão Autorizar ONU e voce sera direcionado a tela de autorização da onu que selecionou. Abrindo a janela abaixo.

Captura de Tela 2019-01-09 às 11.40.34.png

A tela é composta por:

  • Projeto: Vincula a ONU a um projeto do IXCMaps;
  • Caixa FTTH: Vincula a ONU a uma caixa de atendimento cadastrada;
  • Transmissor: É um campo auto-preenchido com a OLT a qual a ONU está ligada;
  • Contrato: O contrato do cliente que está sendo ativado;
  • Login: O login de cliente que será gravado na ONU;
  • Nome: É um campo auto-preenchido com o login do cliente que está sendo ativado;
  • MAC: É um campo auto-preenchido com o MAC address da ONU que está sendo provisionada;
  • Perfil: Onde deve ser informado o perfil de autorização de ONU conforme o modelo físico de ONU e o modo em que será provisionada - o IXC já conta com alguns perfis mais utilizados do mercado. O perfil cadastrado vai gerar o script que será lançado em um array na ONU no momento do provisionamento, por isso é necessário escolher o perfil correto no momento do preenchimento desse campo. Confira perfis de autorização para clientes fibra;
  • Pon Id é um campo auto-preenchido com a PON e a Porta da OLT onde a ONU está ligada;
  • Vlan Uplink: é a porta de uplink da ONU;
  • Onu Número é um campo auto-preenchido com a id que a ONU vai pegar dentro da PON;
  • Gemport: Algumas OLT são configuradas para usar a Gemport. Se esse for seu caso é neste campo que a informação é inserida;
  • Script: esse campo é preenchido como base no perfil selecionado e coletando as informações inseridas nos campos acima. Esse script só deve ser modificado se houver necessidade e se o conhecimento do operador for avançado.

Após todas as informações serem inseridas nos campos, deve-se salvá-las usando o botão Salvar. A tela ira ficar semelhante a este exemplo:

1a3g45.png

Após isso você pode conferir como o script será lançado na olt clicando no botão Integração OLT -> Visualizar Script onde abrira uma nova janela com o script, conforme este exemplo:

123a34.png

Agora para que os comandos do script sejam enviados para a olt. Você deve clicar no botão Integração OLT -> Gravar No Dispositivo, conforme exemplo abaixo:

Captura de Tela 2019-01-09 às 11.59.31.png

Os campos da Aba Informações serão auto-preenchidos pelo sistema.E a aba Histórico de Potencialização gravará a potencia de sinal que está chegando na ONU conforme for configurado na Rotina de Monitoramento de Hosts, veja como configurar as rotinas de Monitoramento.

-

Desenvolvido por Vinicius Dal Moro - Redes e Servidores.

-

Voltar para o menu Provedor.