Como criar uma nota fiscal modelo 13

Antes de emitir uma NFS-e você precisa verificar se a sua empresa está autorizada para emissão da mesma. Caso ainda não tenha autorização, solicite juntamente a prefeitura da sua cidade. É importante que a liberação seja para o ambiente de Homologação/Produção.

Além da autorização para sua empresa, é necessário que a sua cidade seja homologada no IXC. Você pode conferir a lista de cidades homologadas aqui Modelos cidades nfse. Caso o nome da sua cidade não esteja na lista, solicite a integração!.

Para dar início ao processo de criação de uma NFS-e, primeiramente é necessário que seja feita algumas configurações.

Configuração da Empresa/Filial: Configuração do sistema > Empresa > Editar > Filiais > Editar

O usuário deve selecionar a filial a qual deve ser feita a configuração, escolher uma caso tenha mais que uma filial cadastrada no sistema, ao contrário será a filial principal. É importante que as informações principais e de endereço no cadastro da filial estejam de acordo, pois qualquer erro no cadastro pode rejeitar sua NFS-e. Conforme a imagem abaixo:

Captura de Tela 2018-06-25 às 11.48.08.png

Preenchido os dados cadastrais, na aba NF-e/NFC-e, é preciso configurar o arquivo e a senha do certificando digital (A1), bem como o ambiente, podendo ser (HOMOLOGAÇÃO/PRODUÇÃO), para efeito de testes use o ambiente de HOMOLOGAÇÃO, para que suas notas tenham valor fiscal, altere para PRODUÇÃO. Além de inserir o certificado na configuração da filial, deve ser configurado também nos parâmetros de NF-e/NFC-e.

Captura de Tela 2018-06-25 às 11.55.10.png

Após inserir o certificado, acesse a aba NFS-e pra definir as configurações. Algumas prefeituras exigem que além do XML assinado digitalmente, se informe um login e senha para a transmissão da NFS-e, se for o caso da sua empresa preencha os campos conforme a imagem abaixo.

Captura de Tela 2018-06-25 às 14.06.08.png

Usuário NFS-e: Usuário utilizado para logar no site da prefeitura (preencher caso necessário);

Senha: Senha para login na prefeitura (preencher caso necessário);

Simples Nacional: Defina se sua empresa é ou não optante pelo simples nacional;

Código da Cidade: Código fiscal da sua cidade;

Regime tributário especial: Defina o regime tributário especial;

Exigibilidade ISS: Confirmar nos dados cadastrais da sua prefeitura.

Modelo de Impressão RPS (Modelo usado para geração do PDF da NFS-e, para envio por e-mail ou impressão). Caso esta opção não seja preenchida não impossibilitara a transmissão da nota, no entanto não será possível fazer a impressão da mesma, nem o envio por e-mail pelo sistema IXC. Para definir esse modelo, basta criá-lo e adicionar os campos referente a nota neste modelo.

Em seguida, precisamos configurar o tipo do documento que será usado na venda e o número de documento o qual será inserido a numeração da nota e afins, para isso acesse Configuração do sistema > configuração de documentos > tipo documento e crie um Novo.

Como criar a venda

Para fazer a geração da venda, o usuário deve ir até o menu Saída > Venda > e criar uma Nova venda, conforme a imagem abaixo:

Captura de Tela 2018-06-25 às 15.11.19.png

Tipo Documento: Selecione o tipo do documento configurado anteriormente para emissão de nota de serviço.

Cliente: Selecione o cliente cujo serviço foi prestado.

Condição de Pagamento: Informe qual foi a condição de pagamento.

Filial: Informe a filial responsável pelo serviço prestado.

Data de Emissão/Saída: Informe a data da ocorrência.

Após o preenchimento dos campos, o usuário deve salvar as informações e clicar no botão produtos > novo para adicionar um ou mais produtos/serviços, estando esses no mesmo código da lista de serviço, e configurado com uma classificação fiscal referente a serviços. Conforme a imagem abaixo:

Captura de Tela 2018-06-25 às 15.38.39.png

Ao inserir o produto/serviço clique botão Finalizar Saída, em seguida abrirá a tela para concluir e finalizar a nota, conforme a imagem abaixo:

Captura de Tela 2018-06-25 às 15.45.42.png

Nessa aba o usuário deve inserir a carteira de cobrança e clicar no botão Salvar e Gerar financeiro, irá gerar o financeiro somente se o tipo de documento estiver configurado como tal, caso contrário somente irá salvar as informações anteriores. Feito isso clique no botão Validar e Finalizar, em seguida o sistema gerará o XML, fará a validação do mesmo, e se tudo estiver correto o transmitira para a prefeitura, caso o XML contenha alguma inconsistência será exibido em tela.

Captura de Tela 2018-06-25 às 15.49.38.png

-

Revisado por Elys - Suporte - IXCSoft

-

Voltar para o menu Notas Fiscais 13