Configuração para tratamento da Recorrência no cartão de crédito

Para a utilização da funcionalidade de Recorrência por cartão de crédito, primeiro é necessário estar configurando no sistema. Para realizar a configuração acesse: Menu Sistemas > Hotsite > Configurações > Configuração Geral, ir até a aba Financeiro, conforme apresentado na imagem abaixo:

Captura de Tela 2021-01-25 às 15.53.13.png

Conforme mostra a imagem, existem 9 campos no qual é necessário estar configurando:

  • Habilitar cartão de crédito - Nesse campo definimos se iremos habilitar essa funcionalidade ou não no sistema.
  • Mostrar request error - Sempre deixar marcado como não.
  • Conceder desconto via cartão de crédito - Permissão para conceder descontos para pagamentos via cartão de crédito.
  • Carteira de cobrança - Campo onde será informado a carteira de cobrança no qual vai ser gerado os recebíveis, no caso a carteira de cobrança configurada para pagamentos com cartão de crédito.
  • Servidor de E-mail Recorrência - E-mail SMTP no qual o sistema vai utilizar para estar enviando a confirmação/aviso no momento que for ativado a recorrência, informando se foi ativado com sucesso ou não.
  • E-mail interno - O e-mail no qual a sua empresa ira receber essa confirmação/aviso no momento que for ativado a recorrência.
  • Máximo de dias para reenvio - A quantidade de dias que o sistema vai continuar tentando enviar a confirmação/aviso caso ocorra alguma falha na primeira tentativa.
  • Permitir ativar a recorrência com títulos em remessa ou não - Como padrão vem como "Não", porém caso queira ativar a recorrência independente se os títulos já estão em remessa, basta alterar para "Sim".
  • Avisar ao cancelar recorrência - Ao marcar como sim toda vez que um cliente cancela a recorrência é enviado um e-mail com um aviso, para o e-mail configurado em E-mail interno.

Tarefa para baixa:

Após realizar essas configurações, é necessário criar uma tarefa para que o sistema envie a confirmação/aviso para os e-mails configurados anteriormente. Para criar a tarefa basta seguir os seguintes passos:

Lembrando que a mesma deve ser configurada em horários definidos e que já não esteja em uso por outra tarefa, para evitar possibilidade de falha ocasionando duplicidade na consulta de pagamentos.

Menu Ferramentas > Agenda de tarefas, clique no botão "Novo". Defina um horário no qual deseja que a tarefa seja executada. No campo Tarefa, selecione a opção: Baixar títulos cartão de crédito recorrente e Salvar.

Captura de Tela 2019-04-16 às 10.13.17.png

Pagamento:

Após as configurações, no momento que o cliente for realizar o pagamento por cartão de crédito terá a opção de ativar a recorrência, esse campo fica logo abaixo dos preenchimentos sobre o cartão de crédito, conforme mostra a imagem:

Captura de Tela 2019-04-16 às 10.20.32.png
Captura de Tela 2018-12-27 às 14.04.41.png

Logo após efetuar o pagamento, no momento que a tarefa configurada anteriormente rodar, será enviado a confirmação para o e-mail do cliente e para o e-mail do seu provedor cadastrado nas configurações do Hotsite.

Info talk.png
Após a recorrência ser ativada, automáticamente será alterada a carteira de cobrança do cliente para a carteira de cobrança do cartão de crédito.

Cancelar recorrência:

Caso o cliente deseja cancelar a recorrência, basta entrar na central do assinante e clicar em configurações, onde o cliente poderá desativar a recorrência do seu contrato.

Captura de Tela 2018-12-27 às 15.06.14.png

Obs: Mesmo o cliente possuindo vários contratos, no momento de desativar ele poderá escolher para qual contrato desativar, caso tenha a recorrência nos outros e queira manter em algum.

Info talk.png
Após a desativação da recorrência a carteira de cobrança do cliente volta a ser a carteira antiga, no qual o cliente possuía antes de ativar a recorrência.

Para desativar a recorrência deve seguir os seguintes passos :

Logar na central do assinante. Clicar no nome do cliente, configurações e vai aparecer os cartões cadastrados dos clientes

Captura de Tela 2019-09-09 às 13.51.21.png

-

Retornar ao menu Hotsite


Voltar ao menu Recorrência