Megatools

O que é, e para que serve?

O megatools é basicamente um conjunto de ferramentas para interação com o serviço de armazenamento em nuvem MEGA (https://mega.nz), tornando possível a manipulação de arquivos e diretórios remotamente.

Essas ferramentas são utilizadas no IXCSoft, principalmente para realizar upload dos arquivos de backup do sistema. Encontrado no sistema em Backup completo via MEGA, Backup banco de dados via MEGA e Grupo de Backup. Falando nisso, já verificou seu Backup hoje?!

Utilizado frequentemente em casos de falhas no hardware do servidor, em que precisa-se realizar uma nova instalação e restaurar um backup, fazendo com que o processo seja mais ágil, tornando desnecessária a realização de um download em uma máquina local e upload para o servidor do IXC.

Atenção

Alguns dos pontos que podem impedir o funcionamento do megatools no sistema IXCSoft, são eles:

  • Dados divergentes no arquivo de configurações do sistema, no servidor;
  • IP, porta SSH e WEB em Provedor > Configurações > Configuração padrão divergentes (precisa estar de acordo com os acessos do servidor, se estiver com IP privado, precisa informa-lo).
  • Porta SSH incorreta no cadastro da conta do MEGA em Configurações do sistema > Parâmetros > Parâmetros > aba Backup para envio dos arquivos de Backup;
  • Conexão do servidor com a internet de forma estável;
  • Resolução de DNS;

Interações utilizando megatools

  • megacopy: Sincroniza diretórios remotos e locais;
  • megadl: Download de arquivos através de links públicos do MEGA;
  • megals: Lista arquivos da conta do MEGA;
  • megaput: Upload de arquivos individuais;
  • megarm: Remover arquivos ou diretórios;
  • megadf: Mostra espaço de armazenamento Total, Usado e Livre;
  • megaget: Download de um arquivo individual;
  • megamkdir: Criar um diretório remoto;
  • megareg: Registrar e verifica uma conta nova.

Na prática

Antes de começar a utilizar o megatools, precisa criar uma conta no site https://mega.nz , para isso utilizaremos o comando megareg:

Megareg - megatools.png

Sintaxe: megareg --register --email "<e-mail>" --name "<nome_conta>" --password "<senha>".

Após a execução do comando, deverá aparecer um retorno informando que foi enviado um e-mail de confirmação para o e-mail informado no cadastro, para finalizar o registro, acesse seu e-mail. Terá duas opções para finalizar o cadastro, através da interface (clicando no botão indicado no e-mail) ou via terminal através do comando informado no centro do retorno do comando de registro, conforme exemplo:

Megareg verifica - megatools.png

Sintaxe: megareg --verify <código_retorno> <link_confirmação_e-mail>

Após finalizar o cadastro, você pode configurar seu configurar seus Backups via MEGA.

Na execução da tarefa de backup, o sistema irá gerar um arquivo compactado com os dados do sistema em um diretório local, após isso, irá executar o comando megaput para efetuar o upload do aquivo único para seu armazenamento no diretório remoto especificado.

Se tudo estiver correto de acordo com o tópico Atenção citado anteriormente o arquivo será enviado com sucesso, caso contrário o comando executará com falha e será cancelado instantaneamente, fazendo com que o arquivo não chegue ao destino remoto.

Megaput - megatools.png

Sintaxe: megaput <nome_arquivo> --path <diretório_remoto> -u <e-mail> -p <senha>.

Para verificar se o arquivo subiu corretamente no diretório, podemos utilizar o comando megals informando o diretório do arquivo:

Megals - megatools.png

Sintaxe: megals <nome_arquivo> --path <diretório_remoto> -u <e-mail> -p <senha>

E para fazer o download do arquivo, podemos utilizar o comando megaget:

Megaget - megatools.png

Sintaxe: megaget <diretório_remoto_e_arquivo> -u <e-mail> -p <senha>

Baixando o arquivo no diretório /var/www/bkp/ ele estará disponível para restauração na interface do sistema em Ferramentas > Ferramentas > Backup/Restauração.

-

Desenvolvido por Gabriel Souza - Redes e servidores.

-

Voltar ao Menu Provedor.