Motivos para migrar para o Debian 9

Atualmente o sistema IXCSoft trabalha com o Sistema Operacional Debian, a cada atualização deste sistema operacional pacotes e serviços novos surgem e os existentes são renovados, então o conceito de migrar seu servidor para um novo, é incluir estes pacotes ou serviços novos e atualizados ao seu sistema, para que todas as funções do mesmo sejam executadas da melhor forma possível.

Para efetuar a migração é necessário uma nova instalação para rodar em paralelo com seu IXC atual. Essa nova instalação pode ser feita em um servidor novo, uma nova máquina virtual ou somente em um novo HD, dependerá de como é sua estrutura. Logo que essa instalação nova estiver finalizada, será migrado somente seus dados para esta nova instalação, portanto você terá seu Sistema Operacional Debian atualizado e seu sistema IXC com todas suas funções.

Seguem abaixo alguns motivos para efetuar esta migração:

Desempenho e Segurança

Além de corrigir eventuais falhas e reforçar a segurança, as atualizações, de modo geral, melhoram o desempenho do sistema IXC. A seguir, veja alguns exemplos de como novas versões proporcionaram mais segurança e melhor experiência de usabilidade.

Gerenciamento de patrimônio e comodatos

Inserir ou dar baixa em comodatos e movimentar produtos que possuem patrimônio o sistema irá resultar erro no canto direito inferior da tela conforme a imagem abaixo:

Screen Shot 2018-10-05 at 11.33.55 AM.png

Gateways de pagamento

Ao tentar conexão com o servidor via callback, resulta erro 500 e falha ao comunicar com o servidor, isso ocorre com os gateways listados abaixo.

  • GerenciaNET
  • WidePay
  • Boleto Fácil

Emissão de NF modelo 4.0

As funções para emitir nota fiscal modelo 4.0 necessitam da versão do PHP7, servidores desatualizados usam a versão do PHP5, para atualizar a versão deste pacote o mais indicado é efetuar a migração.

Para verificar a versão de seu PHP, basta seguir os passos abaixo:

Passo 1 - Clique com o botão direito do mouse em seu sistema, depois clique em "Informações do Servidor":

Screen Shot 2018-10-05 at 1.51.36 PM.png

Passo 2 - Vá na aba PHP, então será mostrado a versão do PHP, conforme a imagem abaixo o sistema está desatualizado com a versão PHP5 e deverá ser atualizado:

Screen Shot 2018-10-05 at 1.54.53 PM.png

Freeradius 3.0

Nessa nova versão usando o Debian 9 como base, existe uma atualização de segurança que impossibilita logins em desacordo com os cadastrados no IXC, ou seja, há uma verificação de case sensitive, se no equipamento do cliente o login tiver uma letra maiúscula ou um caractere indevido, será negada a conexão e o usuário não ira conectar, precisa ser ajustado de acordo os dois pontos pra evitar de que o usuário fique sem a conexão. Por exemplo, se no equipamento do cliente está "login" e no IXC está "LOGIN" ele não irá autenticar.

Filtros personalizados de pesquisa

Nos menus do sistema é possível personalizar filtros de pesquisa conforme sua necessidade, segue abaixo uma imagem contendo exemplo destes filtros no menu Cliente:

Screen Shot 2018-10-05 at 2.26.29 PM.png

Novas funcionalidades

A empresa IXCSoft está em constante avanço em pesquisas e desenvolvimento, trazendo cada vez mais novas funcionalidades e melhorias para o sistema, tudo com foco voltado para melhor atender os usuários, por isso a importância de sempre manter seu sistema atualizado.

Info talk.png
Para que estas novas tecnologias funcionem, é necessário ter em seu servidor suporte ao servidor Node.Js na versão LTS, suportada nesta versão do Debian.

Um exemplo é a nova DASHBOARD, para coletar dados de seu sistema juntamente com os filtros personalizados citados no tópico anterior, traz informações de forma mais intuitiva e prática. Abaixo há um exemplo desta funcionalidade:

Captura de Tela 2018-10-05 às 14.04.10.png

Desenvolvido por Guilherme Hengen - Redes e Servidores. Voltar para a Página Provedor