O que é uma API ?

A sigla API corresponde às palavras em inglês “Application Programming Interface“. No português “Interface de Programação de Aplicações” mas na prática o que significa isso ?

Uma API é um tipo de 'rota' ou 'ponte' que conecta duas aplicações podendo ser utilizada pelos mais variados tipos de negócio, por empresas de diversos tamanhos ou nichos específicos de mercado.

Grande parte das pessoas não sabe o que é uma API e saiba que isso é extremamente normal. As APIs são invisíveis aos usuários finais, o que dificulta a percepção de sua utilização para grande parte de seu público alvo, ficando acessível normalmente apenas por quem está participando do processo de desenvolvimento, mas, mesmo tendo seu brilho ofuscado elas são muito importantes para a realização de integrações e por que ? Neste artigo eu lhe darei apenas 3 dos vários motivos existentes para utilizar uma API na integração de um software.

1 - Viabilização de parcerias

Ninguém chega ao topo sozinho, o mundo dos negócios não é estático e justamente por isso que as empresas devem ficar cada vez mais conectadas às novas tendências tecnológicas, uma API facilita integrações o que gera boas oportunidades de negócios e viabiliza parcerias para ofertas de mais recursos e funcionalidades ao usuário final.

2 - Customização dos serviços

Uma das principais vantagens da implantação de APIs nas empresas, é a possibilidade de oferecer serviços e produtos personalizados para o usuário final. Através da integração das aplicações, é fácil obter informações sobre o usuário sem que ele tenha que preencher nenhum formulário extenso e cansativo toda vez que acessar uma aplicação diferente.

3 - Possibilidade de auditar registros

É uma potencialidade importante para empresas que utilizam as API no e-commerce ou em sistemas que manipulam dados de elevado valor ou necessidade de sigilo, como é o caso dos dados bancários, dados pessoais de usuários ou de funcionários. Um exemplo prático é a própria funcionalidade de auditoria disponível no IXC, toda vez que um usuário altera um dado via API é efetuado o registro da alteração no sistema.

Agora que você conhece um pouco do mundo das APIs irei deixar alguns exemplos de APIs que você provavelmente já utilizou. Isso mesmo, mesmo sem perceber utilizamos várias delas no nosso dia a dia, quando você faz login em um site utilizando sua conta do facebook, quando efetua um pagamento pela Cielo ou ainda quando busca o valor de um produto no buscapé, está utilizando APIs. Viu só como elas podem ser legais ?

Vou deixar aqui o link de um treinamento básico onde explicamos um pouco mais sobre a utilização das APIs.https://www.youtube.com/watch?v=7rvxk8SU08M. Conheça um pouco mais sobre esse e muitos outros assuntos no nosso canal no youtube e fique por dentro dos recursos disponíveis para seu negócio.

-

Desenvolvido Juliano - Suporte IXCSoft.

-

Voltar para página principal.