Possíveis erros ao gerar e publicar Apk

Possíveis erros ao gerar e publicar APK

No processo de geração e publicação do seu APK podem ocorrer alguns erros impedindo a publicação e geração do mesmo.

Ao gerar a Keystore no Android Studio pode aparecer a seguinte mensagem de erro:

Keystore.png

Desconsiderar e clicar em “OK”, pois a chave gerada não é no formato JKS e sim .keystore.

-

Após entrar na Central do Assinante para gerar o APK, ao clicar no botão de “gerar” pode vir a mostrar o seguinte erro: "Outro cliente está gerando o aplicativo tente mais tarde”. Este erro ocorre devido o compilador necessitar de uma “limpa” após sucessivas gerações que acabaram gerando uma espécie de “lixo” dentro dele, o que pode ser feito é esperar algumas horas/minutos para que o compilador volte a funcionar.

-

Um outro erro que pode vir a acontecer é que na hora de enviar o Apk na PlayStore pode conter esta mensagem abaixo:

"O envio falhou

- Você fez upload de um APK ou Android App Bundle depurável. Por motivos de segurança, é necessário que você desative a depuração para que ele possa ser publicado no Google Play. Saiba mais sobre APKs ou Android App Bundles depuráveis.

- Você enviou um APK ou Android App Bundle assinado no modo de depuração. Assine-o no modo de lançamento. Saiba mais sobre como assinar.

- No momento o nível desejado da API do seu app é 27. No entanto, esse nível precisa ser de pelo menos 28 para que o app use as APIs mais recentes, que contam com otimizações de segurança e desempenho. Altere o nível desejado da API do seu app para pelo menos 28. Saiba como fazer isso."

Esse erro consta pois foi enviado a versão Debug do APK gerado, para solucionar é preciso adicionar a Keystore, senhas e alias (geradas no Android Studio) na geração do APK na Central do Assinante para que possa ser gerado a versão Release (Versão cujo a Google aceita).

-

Voltar ao menu Hotsite