Como criar uma nota fiscal modelo 55

Revisão de 13h38min de 17 de março de 2020 por Maiara (discussão | contribs) (correção de imagens)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Para começar a gerar nota modelo 55 no sistema primeiramente deve-se conferir se existe Certificado Digital A1 válido, qual o CFOP deve-se usar para a emissão da nota fiscal, qual a série e a numeração da nota. Segue link para configuração de nota: Como configurar nota.

  • Para emitir uma nota fiscal modelo 55 você deve ir no Menu Saídas >> Venda >> Novo:
Captura de Tela 2019-09-09 às 09.52.44.png
  • Na venda irá pedir o Tipo de Documento que será o configurado para a emissão de nota fiscal, no sistema já existe um tipo de documento de "Venda de Mercadoria", onde é gerado o financeiro, atualiza o estoque e gera a nota fiscal, mas pode ser criado outros tipos de documento conforme a necessidade pra geração da nota.
  • Após o tipo de documento deverá ser preenchido o Cliente, que vai ser o destinatário da nota fiscal, o cadastro deste cliente deve estar preenchido corretamente, o nome do mesmo não deve ter espaços a mais, o CPF/CNPJ deve estar válido, se for pessoa jurídica informar a IE, se for pessoa física informar o RG, informar se o cliente é contribuinte ICMS ou não.
  • Depois você escolhe a Condição de Pagamento que vai ser a forma que foi negociado com o cliente para o pagamento do produto que ele está adquirindo, se caso não vai ser gerado financeiro na nota pode ser inserido a condição À Vista.
  • Logo após deve preencher a Filial pela qual a nota vai ser gerada, a data de emissão da nota e a data de saída (geralmente as duas datas são iguais).
  • Na opção de Consumidor Final SIM pode ser uma Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, apresentada como Destinatária da NF-e ou NFC-e, que está adquirindo um produto/mercadoria para seu uso, normalmente, produtos em seu estado final de comercialização, como um celular, um notebook, uma mesa, cadeira, televisão, etc. Para a opção Consumidor Final NÃO que também pode ser Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, é um tipo de identificação permitida apenas para NF-e, e que normalmente o Destinatário é informado como Contribuinte de ICMS. Nessa operação, o produto / mercadoria comercializada, está sendo adquirida para compor a fabricação de um novo produto, para ser modificada, ou revendida. Nesse caso, o Destinatário dessa NF-e não é Consumidor Final porque ele não o está comprando para uso próprio, mas sim para tratá-lo e vendê-lo a outra Pessoa.
  • Na opção de Tipo de Operação deve-se informar qual foi a operação realizada, se foi da forma presencial ou não, incluindo internet, telefone e outros meios.
Captura de Tela 2018-05-30 às 10.03.01.png
  • Logo após o preenchimento desses campos deve-se clicar na aba seguinte de Frete/Comissão onde deverá ser preenchido o frete corretamente, se necessário, senão deixa selecionada a opção sem frete, e na opção de Comissões deve selecionar o vendedor para gerar a sua comissão, se não há vendedor, é preenchido com o cadastro de Vendedor Padrão, pois o campo é obrigatório, logo pode-se clicar no botão Salvar.
Captura de Tela 2018-05-30 às 10.06.45.png
  • Na aba Produtos você deve colocar as mercadorias que serão incluídas na nota fiscal, como a NF-e identifica a classificação tributária por produto, deve-se conferir e ajustar a tributação em cada produto antes de emitir a nota fiscal, caso tiver alguma divergência na tributação, no momento da emissão no sistema IXCsoft, a Sefaz retorna uma mensagem indicando o erro. No cadastro do produto (aba planejamento) tem o campo de NCM, onde deve ser informado o NCM correspondente aquele produto, caso não esteja informado, a Sefaz retorna erro no momento da emissão. A conferência da tributação é feita pelo caminho Sistema > Fiscal > Classificação Tributária > Listar > Seleciona > Editar. Para fazer esta conferência da tributação, você pode pedir auxílio do seu Contador.
Captura de Tela 2018-05-30 às 10.20.01.png
  • Ao inserir o produto você tem as opções de buscar o mesmo, que deve estar cadastrado no sistema, definir qual o almoxarifado que está saindo este produto, definir a quantidade e o valor unitário. Se caso tiver comissão, desconto ou acréscimo, deve ser informado nesta mesma tela. Antes de emitir a nota fiscal você pode conferir a tributação nesta tela do produto conforme imagens abaixo:
Captura de Tela 2019-09-09 às 09.55.40.png
  • Após adicionar o produto na nota fiscal, você clica em Finalizar Saída.
Captura de Tela 2018-05-30 às 10.49.15.png
  • Nesta próxima imagem, você tem a opção de inserir a Carteira de Cobrança, onde é indicado em qual banco vai ser gerado o boleto, sendo emitido juntamente com a nota fiscal, depois de selecionado a carteira de cobrança você clica no botão Salvar e Gerar Financeiro. Nesta mesma tela tem o botão de Frete, que se caso a nota contém frete, você deve informar nesta opção a Transportadora, o volume e reboque.
Captura de Tela 2018-05-30 às 10.50.43.png
  • Clicando em Salvar e Gerar o financeiro, o sistema mostra a aba Financeiro onde estará o boleto gerado. Nesta mesma tela você tem a opção de ver a Pré-danfe antes de emitir a nota fiscal e também de emitir a mesma clicando em Validar e Finalizar. Neste momento o sistema já envia a nota fiscal para a Sefaz, se tiver alguma divergência nas informações que foram preenchidas é retornado ao sistema indicando o erro, senão a nota já aparece para fazer a impressão. Segue exemplo da nota emitida.
Captura de Tela 2018-05-30 às 10.58.03.png
Captura de Tela 2018-05-30 às 11.25.02.png
  • Depois que a nota já foi emitida você pode imprimir a nota como mostra na imagem abaixo.
Captura de Tela 2018-05-30 às 11.34.03.png
  • Outra opção para você imprimir a nota fiscal e o boleto, Saídas > Vendas > seleciona a nota gerada > botão Imprimir > Boleto/Nota Fiscal.
Impressão NF.png

-

Desenvolvido por Maiara Vidori - Suporte - IXCSoft.

-

Voltar ao menu Notas Fiscais 55