Acesso ao banco de dados

Funcionalidades de um Banco de Dados.

Banco de dados pode ser usado tanto em servidores Linux quanto Windows. Os dados incluídos no servidor podem ser organizados de forma estruturada.

Com o software, é possível gerenciar as informações de forma eficiente e organizada. Os dados podem ser editados e tabelas podem ser criadas para separação e classificação das informações, além de ser possível agendar eventos, exportar arquivos, incluir procedimentos, entre outras diversas funcionalidades importantes do banco de dados.

Um software de banco de dados é bastante completo. Como é bem estruturado, pode ser usado para trabalhar com informações em larga escala, com diversas ferramentas, plug-ins e sistemas para armazenar informações.

Banco de dados utilizado pela IXC provedor é o MariaDB, um software compatível com a linguagem SQL, e entre seus diferenciais estão versatilidade, desempenho e segurança. A interface do programa é intuitiva e amigável, o que deixa seu uso ainda mais simples, agradando bastante aos desenvolvedores e à equipe de TI.

O banco de dados MariaDB foi, progressivamente, ocupando mais espaço no mercado, já que diversos usuários acabaram trocando o MySQL por ele. Esta migração aconteceu por uma série de vantagens e funcionalidades do banco de dados MariaDB.

Vantagens do banco de dados MariaDB. O banco de dados MariaDB é extremamente completo e passa por atualizações periódicas, oferecendo maior segurança aos usuários.

Assim que você começa a usar o banco de dados, você receberá um nome de usuário e uma senha. Essas credenciais iniciais lhe concedem “acesso root”. O usuário root tem acesso total a todos os bancos de dados e tabelas dentro desses bancos de dados.

Mas muitas vezes, você precisa dar o acesso do banco de dados para outra pessoa/empresa sem conceder-lhes o controle total. Por exemplo, a empresa contrata uma consultoria para manter/conferir o bancos de dados, mas sem dar-lhes a capacidade de excluir ou modificar qualquer informação.

Assim, podemos criar credenciais de um usuário "não-root", com as permissões do usuário com privilégios totais para leitura, modificação e gravação, ou um usuário somente leitura, com permissão restrita para determinadas tabelas selecionadas. Desta forma, a empresa pode manter o controle do que seus consultores podem e não podem fazer com os dados.

Sintaxes utilizadas para usuários no Banco de Dados

> Acesso ao Banco: mysql -u root -p

> Criação de usuário root com premissão total:

CREATE USER 'root'@'127.0.0.1' IDENTIFIED BY 'password';

GRANT ALL PRIVILEGES ON *.* TO 'root'@'127.0.0.1';

FLUSH PRIVILEGES;

> Criação de usuário consultoria com premissão somente leitura ao banco:

CREATE USER 'consultoria'@'192.168.0.1' IDENTIFIED BY 'password';

GRANT SELECT ON *.* TO 'consultoria'@'192.168.0.1';


FLUSH PRIVILEGES;

> Listar usuários do banco:

SELECT user FROM mysql.user;

> Permissões de um usuário:

SHOW GRANTS FOR 'root'@'localhost';

-

Voltar ao menu Segurança básica do servidor