Backup completo via MEGA

O backup é uma das ferramentas mais importantes para segurança de seus dados, caso ocorra qualquer eventual problema com a máquina que hospeda o seu sistema, que possa vir a comprometer seu uso. É possível estar recuperando seus dados em uma máquina provisória através de um backup, para que não pare a produção.

Pensando nisso o IXC disponibiliza backups completos do sistema via MEGA e FTP. Falaremos agora sobre o backup via MEGA.

Para configurar uma backup via mega, em seu IXC, basta acessar os menus Configurações > Parâmetros > Parâmetros, seguir até a aba Backup > Backup via MEGA:

Diretório backup via mega..png

1.1 - Usuário: E-mail referente ao login de sua conta no MEGA;

1.2 - Senha: Preencha com a senha de acesso a sua conta do MEGA;

1.3 - Diretório: Caso tenha uma conta particular ou compartilhada para guardar outros arquivos, você pode estar definindo o diretório(pasta) em que deseja salvar seus backups;

1.4 - Excluir após (dias): Número de dias para que um backup do sistema seja excluído de sua conta no MEGA, esse parâmetro serve para não deixar seu armazenamento lotar, nossa recomendação é que utilize 7 dias;

1.5 - Porta ssh: Porta SSH definida no Debian do servidor, que por padrão é 22.

OBS: Não se aplica para direcionamentos de porta, apenas quando a porta é alterada nas configurações do Debian no servidor.

Com todos os dados preenchidos, precisamos configurar a tarefa de execução automática desse backup, em seu IXC, basta acessar os menus Ferramentas > Ferramentas > Agenda de tarefas, clique no botão Novo e o sistema irá liberar o grid para parametrização da tarefa:

Tarefa - Backup completo via MEGA.png
OBS: Nossa recomendação é programa-la em um horário fora do horário de trabalho e com um intervalo de tempo considerável entre outras tarefas, pois essa é uma tarefa pesada que demanda tempo e recursos de hardware do servidor.

2.1 - Minuto (0-59): Selecione a opção Valor e preencha o campo Valor com o valor numérico do minuto em que a tarefa será executada (no exemplo o valor é 0). OBS: não deixar como Todos, pois isso fará com que a tarefa execute todos os minutos da hora a ser definida.

2.2 - Hora (0-23): Selecione a opção Valor e preencha o campo Valor com o valor numérico da hora em que a tarefa será executada (no exemplo o valor é 4). OBS: não deixar como Todos, pois isso fará com que a tarefa execute todas as horas do dia.

2.3 - Tarefa: Selecione a tarefa Backup completo via MEGA.

Feito isso, o sistema estará programado para fazer backup.

Para garantir que o sistema está enviando os seus backups ao MEGA, pode-se executar a tarefa manualmente.

OBS: Fazer isso fora do horário de trabalho com o sistema, pois essa é uma tarefa pesada que demanda tempo e recursos de hardware do servidor.

Em Ferramentas > Ferramentas > Agenda de tarefas, clicar no botão Listar, selecione a tarefa Backup completo via mega e clique no botão Executar tarefa:

Executar tarefa - Backup completo via MEGA.png

Ao clicar em Executar tarefa, o sistema irá começar a realizar o backup, após alguns minutos verifique em sua conta no MEGA, se o arquivo do backup está lá. O arquivo é identificado por um nome como este: BKP_2018_11_13-00.00.14.ixc

Formato: BKP_ano_mês_dia-hora.minuto.segundo.ixc

Backup - Backup completo via MEGA.png

Agora recomendamos manter uma rotina de verificação diária a sua conta do MEGA, para garantir que todos os backups estão salvos corretamente.

-

Voltar ao menu Backup/ Restauração