CISCO
Criando um usuário no Cisco
Para a comunicação, é ideal que crie-se um usuário novo somente para o sistema acessar. Para criar um novo usuário basta seguir estes passos: configure terminal
username #usuario# privilege 15 password #senha#
exit
write
Lembrando que as palavras que estão em "#" são variáveis cujas são definidas por quem está configurando o equipamento.
Integração
- Após criar o usuário full, o segundo passo para que o IXCSoft possa escrever dentro do roteador CISCO ASR é necessário executar os seguintes comandos:
Primeiro digite o comando:
enable
Informe a senha e digite o comando:
configure terminal
Após entrar no modo de configuração insira as seguintes linhas:
aaa new-model
aaa authentication login default local
aaa authorization console
aaa authorization config-commands
aaa authorization exec default local
aaa session-id common
Para finalizar, digite o comando "write" ou "wr"que ira gravar as informações no equipamento.
OBS.: O usuário que o sistema IXCSoft vai utilizar tem que ter privilégios de administrador, com acesso full ao equipamento.
Feito isso deve-se cadastrar o roteador CISCO pelo menu Provedor > Concentradores:
Ao clicar em novo concentrador a tela abaixo irá aparecer, onde deve ser preenchidos os devidos campos:
- Nome
- Tipo CISCO.
- Endereço IP do equipamento
- Usuário e Senha (o usuário deve ter permissão total - level 15)
Na próxima aba será as configurações de regras de aviso de atraso, bloqueio e aguardando assinatura, selecione as regras que irá utilizar e as sus devidas redes:
A próxima aba será "Configuração de Hora e Backup" que não se encaixa para o CISCO, porém é necessário preencher o campo de e-mail que é obrigatório, preencha um e-mail smtp e vá para a proxima aba que é "Configuração Radius".
Em configuração Radius veja que em Src. Address deverá ser preenchido o IP do roteador cisco, deverá ser o mesmo que foi informado na primeira aba deste menu:
Configurado o radius, veja se as portas dos protocolos utilizados para acesso e gerenciamento ao roteador estão corretas, você pode ver isso na aba "Serviços". Lembre-se de certificar se estes serviços estão ativos no roteador.
Feito isso, as configurações para integração serão feitas pelo sistema, junto de seus planos de velocidade que terão profiles criados no roteador cisco, você pode verificar se estas configurações foram salvas com o comando "show running-config" que listará toda configuração de seu roteador.
-
Voltar ao menu Concentradores