Canal de Comunicação - Web Chat OPA!
Canais de comunicação são essenciais em seu Opa! Suite, eles serão os veículos por quais os clientes entrarão em contato com a empresa para solicitar um atendimento. Para criar um novo canal de comunicação, siga a documentação a seguir.
Inicialmente, devemos acessar o menu principal do seu Opa! Suite, e após em Canais de comunicação:
Feito isto, nós vamos criar um novo canal de atendimento, clicando em Incluir novo canal de atendimento, e após definindo os campos necessários:
Lembrando que não é obrigatório a inserção dos tokens, os mesmo servem apenas para autenticação do cliente no momento da abertura do atendimento através do Web Chat, por exemplo, se tiver apenas os tokens da Google, irá constar o botão para logar com a conta Google.
Caso haja necessidade de gerar os tokens dos respectivos campos, precisaremos gerar eles, usando os procedimentos informados nesta Wiki.
Como gerar o Token Oauth Google
Iremos acessar o seguinte endereço, https://console.developers.google.com/apis/, irá abrir uma janela para aceitarmos os termos, conforme a imagem abaixo:
Após aceitar os termos de serviço do Google, podemos criar nosso primeiro projeto, clicando na tela que terá opção para criarmos o projeto:
Ao clicar no projeto, aparecerá uma tela para inserirmos o nome do projeto, a localização, após isto, clicamos em Criar:
Após a criação do projeto, precisaremos definir as credenciais, clicando em Credenciais -> Criar credenciais -> ID do cliente Oauth:
Após selecionar as credenciais, irá nos direcionar à uma tela, onde precisaremos Configurar a tela de consentimento:
Na configuração de consentimento, iremos nos deparar com a seguinte tela, onde faremos as configurações necessárias:
Depois de inserido essas primeiras informações, basta rolar a tela para baixo, onde terá mais alguns campos a inserção de dados, após isto, basta salvar, conforme a imagem:
Nesta tela, iremos configurar da seguinte forma:
Domínio autorizados: Inserimos o domínio do OPA.
Link da página inicial do aplicativo: Iremos inserir a URL do OPA!Suite
Link da Politica de Privacidade do aplicativo: Será inserido o link no qual se encontra a política de privacidade da empresa.
Link dos Termos de Serviço do aplicativo: Neste campo será inserido o link dos termos de serviço do da empresa.
Após salvar e fazer a configuração, a página irá nos direcionar novamente para a tela anterior para selecionarmos o tipo de aplicativo, neste caso, iremos selecionar a opção Aplicativo Web, irá aparecer para inserirmos algumas informações:
Neste caso, precisaremos inserir o nome do ID Oauth Google, no segundo campo, inserimos o domínio e no último campo iremos informar o endereço do nosso OPA!Suite, por último, clicamos em Criar.
Irá aparecer uma tela com o token de acesso, iremos copiar e colar na integração do OPA!Suite.
Como gerar o token do Google
Para gerar o token do Google, iremos acessar o endereço https://developers.google.com/gmail/api, iremos em Guias -> Node.js -> Enable the Gmail API:
Após determinado tempo, irá gerar o token de acesso, no qual iremos copiar e colar no campo Token Google, no OPA!Suite.
Gerando o token do Facebook
Para a geração do token do Facebook, vamos até https://developers.facebook.com/ , fazemos o login do Facebook no qual está criada a página da empresa e criamos um novo aplicativo:
Na janela que aparecerá, iremos inserir o nome de exibição, o e-mail de contato é preenchido automaticamente e após, clicaremos em Criar identificação do aplicativo:
Irá aparecer um captcha, basta marcar a caixa e enviar:
Feito isso, irá no redirecionar à uma outra tela, onde iremos achar o produto Login do Facebook e clicamos em Configurar:
Após isto, iremos selecionar o aplicativo WWW Web:
Na tela que aparecerá, iremos inserir a URL do OPA!suite no primeiro campo e clicamos em Save:
E após, podemos continuar até o final.
Feito isso, iremos agora clicar em Configurações:
Nas configurações que aparecem para nós, iremos marcar apenas a opção Login do OAuth no navegador incorporado como sim:
Abaixo, no campo logo abaixo, iremos inserir todas as URLs de redirecionamento que inserimos na geração do token do Oauth Google:
Logo abaixo, terá mais campos para preenchermos com URLs:
Desautorizar: Neste campo, iremos inserir a URL de retorno de chamada, neste caso fornecemos esta URL para que quando as pessoas quando desinstalarem o aplicativo, seja possível identificar quando isto ocorreu.
Solicitações de exclusão de dados: Neste campo é inserido o link onde as pessoas (clientes) podem solicitar a exclusão de seus dados.
Validador da URI de direcionamento: Neste campo, iremos apenas inserir o link do OPA! para verificar se o mesmo é valido.
Após isto, basta Salvar Alterações.
Agora nós já podemos copiar o token que nos é gerado: no topo da tela:
E colamos no OPA!:
Se você usa o site fornecido pela IXC, é muito importante que entre em contato com o pessoal do setor de Hotsite, para que seja configurado o botão do WebChat para o cliente no site.
-
Voltar ao menu Plataforma de Atendimento Opa! Suite.