Certificado Digital

Certificado Digital A

Em termos de uso e conceito, o certificado do tipo A (de assinatura digital) é indicado para autenticar operações e documentos que dependem principalmente da identificação das partes envolvidas.

O mais utilizado o certificado A1 se enquadra dentro do grupo de certificações de assinatura digital, pode ser usado para substituir a assinatura de documentos em papel e com validade jurídica, como contratos, procurações, diplomas, atestados e prescrições médicas.

E também, para validar operações digitais que precisem dessa identificação e garantia de quem é o autor de determinada ação, como o acesso aos sistemas públicos da Receita Federal, a autenticação de uma Declaração Fiscal ou Nota Fiscal Eletrônica.

Além disso, ele também pode ser instalado em outras máquinas, como notebooks, tablets e smartphones, permitindo seu uso em diversas plataformas e lugares. .

A1= A (Digital) 1 (Um ano de validade)

Uso do Certificado Digital

  • Assinar documentos de forma eletrônica;
  • Garantir a validade jurídica de operações online;
  • Autenticar transações bancárias; Acessar ambientes virtuais de forma segura;
  • Enviar declarações fiscais da empresa;
  • Emitir e validar NF-e,
  • NFS-e e outros documentos fiscais eletrônicos.

Diferença de A1 e A3

O Certificado digital A3 é emitido e armazenado em um objeto físico. São fabricados em diversos formatos de mídia, que determinam sua forma de utilização.

Enquanto o A1 não necessita de armazenamento em local fixo, o A3 sim. Pode ser instalada via Token: artefato USB, semelhante a um pendrive e Smartcard: cartão plástico com chip, lido através de hardware específico.

Voltar para Página Inicial