Como cadastrar uma nota de compra com o xml

Para inserir uma nova nota de compra acesse o menu Sistema > Entradas > Compras e clique no botão Nova entrada XML.

Entrada xml .png

Preencha o tipo de documento, no campo Arquivo XML busca o arquivo em seu computador clicando em arquivo e após insere a condição de pagamento que irá definir a quantidade de parcelas a ser gerado o contas a pagar e clica em Próximo. Conforme imagem abaixo:

Entrada passo 1.png

Na aba Conferir Frete ele assume já os valores conforme foi lançado no xml.

Observações sobre o frete:

Quando marcado o frete por conta do emite o frete é de responsabilidade de quem fez a emissão da nota, sendo desta forma não irá somar no valor total da nota fiscal.

Quando marcado o frete por conta do destinatário o frete é de responsabilidade de quem recebeu a nota, sendo desta forma o valor do frete soma no total da nota.

O campo Valor frete se inserido já faz o rateio nos itens de acordo com a configuração do tipo de documento. Após isso pode dar um PRÓXIMO. Como configurar o rateio de frete para calculo automático.

Entrada passo 2.png

Aba Conferir Produtos vai trazer os dados da nota. Conforme mostra a imagem abaixo:

Entrada passo 3.png

Na aba Conferir Produtos, deve clicar nas setas em vermelho para vincular o código do seu produto ao do fornecedor, uma vez vinculado toda vez que receber este código de fornecedor já relacionará automaticamente o seu produto.

Entrada passo 4.png

O Campo CFOP deve ser alterado para um que seja de entrada, é o campo CST deve ser ajustado conforme seu aproveitamento e seu regime tributário, sempre inserindo apenas o CST que corresponde a dois dígitos ou CSOSN que corresponde a três dígitos, a origem de mercadoria não precisa ser inserido na grid que é preenchido automaticamente de acordo com o que consta no xml.

Os impostos são calculados automaticamente conforme as informações do xml, mas é possível editar os tributos clicando em Editar, conforme mostra imagem abaixo e clicar em Próximo.

Entrada CST.png

IMPORTANTE: Ao utilizar a opção EDITAR ao lado do valor total da grid, irá perder algumas referencias do xml, pois mudara o status para entrada com xml com alterações, pode perder vinculo de tributos e modelo e serie da nota, não é correto utilizar o editar, pois deve conter no xml todas as informações no xml e apenas seguir o passo a passo. Em caso de utilizar esta opção lembrar de preencher manualmente as informações de serie, modelo e tributos e salvar a entrada novamente para recalcular.

Aba Informações Complementares não é campo editável, ele busca as informações que constam no xml. Pode clicar em Próximo.

Entrada passo 6.png

Aba conferir tributos da NF também é um campo de conferência apenas antes de finalizar a entrada, os impostos já são calculados automaticamente. Caso haja necessidade de mudar algo diferente do que consta no xml deve ser editado na aba conferir produtos no botão cinza Editar, ao ser alterado no item ao finalizar o status da NF mostrará que foi modificada e não ficará com status de entrada xml. Após conferir basta clicar em Finalizar entrada.

Entrada passo 7.png
Observação: Caso o provedor tenha mais filiais o sistema irá reconhecer a entrada da nota pela filial que o usuário esta logado e que estiver padrão Sim do usuário, o mesmo vale para a entrada do produto, vai puxar a informação para o almoxarifado padrão dos Usuários.

-

Voltar ao menu Compra.