Como criar um Plano de Internet ?

Para criar um Plano de Internet, o primeiro passo necessário é cadastrar um Produto. Para que se possa utilizar esse produto nas configurações posteriores.

CADASTRO DE PRODUTO INTERNET

Para cadastrar um produto basta ir no menu Sistema > Cadastros > Produto > Novo, conforme imagem abaixo:

Cadastros - produtos internet - novo.png

Para o cadastro simples do produto requer o preenchimento dos campos obrigatórios:

Sub grupo de produtos: Internet Residencial ou Corporativa

Produto: Nome do plano desejado e sua velocidade.

Descrição alternativa: Inserir uma descrição se necessário.

Tipo: Serviço

Controla estoque: Não (Produto Internet não controla estoque)

Movimentação: Venda

Unidade padrão: SER (Serviço)

Preço base: Valor do produto/serviço que irá ser cobrado.

Margem de lucro %: É um campo que informa qual é a margem de lucro do produto em porcentagem em cima do preço base do mesmo, e do valor pago. Margem de lucro é a porcentagem adicionada aos custos totais, de um produto ou serviço, formando o preço final da comercialização e definindo a porcentagem de lucro que a empresa terá em cima daquela venda.

Ativo: Se habilitado estará disponível para vendas ou compras, se desabilitado o mesmo só servirá como informativo e não poderá ser comercializado.

Agora basta acessar a aba Planejamento e preencher com as informações básicas fiscais que são Tributação e a Classificação Fiscal.

Preenchida as informações citadas acima basta clicar em Salvar para concluir o cadastro.

Nova imagem.png

CADASTRO DE PLANO DE VELOCIDADE

Introdução

O plano de velocidade será essencial, principalmente, para informar ao concentrador o controle de banda das conexões e para os relatórios DICI do provedor.

Por meio da criação do plano de velocidade é possível controlar a banda de internet que será oferecida, assim definindo a quantidade de megas que chega até a casa do cliente final.

Menu

Para criação de plano de velocidade, vá em Provedor > Planos de velocidades e clique em Novo para cadastrar um novo plano de velocidade, ou em Editar para editar um já existente:

Provedor plano.png

Aba Plano

Provedor - planos de velocidades - novo2.png

Campos:

Produto: Informe o produto referente ao plano de velocidade sendo criado.

Nome do plano: Descrição opcional pela empresa, sem espaços ou caracteres especiais, use apenas underline. Ex.: Internet_Residencial_10M.

Configurações extras

Pool: Se tiver uma pool específica para um plano de velocidade, ela deverá ser configurada nesse campo (podendo ser pool de entrega via Radius ou Concentrador.

Dns: Nesse campo, se necessário é informado Dns para o plano de velocidade (o Radius informará o Dns no momento da autenticação).

Address-list IPv4: Gera atributos de adress-list no login do clientes, só irá funcionar se for utilizado com roteadores Mikrotik.

Aba Controle de banda padrão

Plano de velocidade - Controle de banda padrão.png

Campos:

QOS Ativo: Define se será ou não gerados os atributos de controle de banda para o plano.

Permite alteração de velocidade pela rotina: Nessa opção informa se a rotina de alteração de velocidade poderá alterar a velocidade desse plano no horário que executar.

Ativar alteração de velocidade para padrão: Se estiver utilizando Plano com controle de banda de velocidade turbinado ou Plano com controle de banda de velocidade reduzido, é necessário marcar como Sim, para que o plano volte à velocidade padrão após o fim do horário estipulado para estar turbinado/reduzido.

Executar Horas ( 0-23 ) Informe as horas separadas por vírgula: Nesse campo, você tem a possibilidade de informar em qual horário o plano de velocidade padrão será utilizado pelo cliente final (Preencher caso utilize Plano com controle de banda de velocidade turbinado ou Plano com controle de banda de velocidade reduzido.

Controle de upload

Nesses campos você deve configurar o controle de upload do seu plano de velocidade, informando a unidade em k ou M (NÃO será aceita outra forma de descrever a unidade), e se quiser, pode configurar burst no plano também.

Controle de download

Nesses campos você deve configurar o controle de download do seu plano de velocidade, informando a unidade em k ou M (NÃO será aceita outra forma de descrever a unidade), e se quiser, pode configurar burst no plano também.

Garantia de banda

Prioridade: Quanto menor a numeração, maior a prioridade de entrega de banda.

Garantia de Upload (k ou M): Se esse campo for preenchido, será adicionado aos atributos do plano os limites de garantia de banda para upload, a unidade deve ser informada em k ou M (NÃO será aceita outra forma de descrever a unidade).

Garantia de Download (k ou M): Se esse campo for preenchido, será adicionado aos atributos do plano os limites de garantia de banda para download, a unidade deve ser informada em k ou M (NÃO será aceita outra forma de descrever a unidade).

Aba DICI

Após configuração do controle de banda, precisará informar na configuração do plano os dados para seu relatório DICI.

Provedor - planos de velocidades - Dici.png

Campos:

Tecnologia: Será preenchido como a tecnologia de transmissão até o cliente

Faixa de velocidade: É necessário preencher conforme a velocidade de download que será entregue ao cliente em Mega

Tipo de conexão: Informar qual tipo de conexão no plano do cliente.

PLANO DE VENDA

Traz as informações contratuais e apresenta todos os produtos a serem apresentados no contrato.

Para cadastrar um plano de venda, siga este caminho Sistema > Cadastros > Contratos > Planos de venda, em seguida ir até o botão Novo e preencher as informações, conforme imagem abaixo:

Planodevenda.png

Na primeira aba Plano de venda, é necessário preencher os campos. Além dos campos obrigatórios o preenchimento dos demais campos auxiliará no uso do plano em vínculos a configurações futuras dentro do sistema, como o preenchimento do contrato do cliente. Assim, toda vez que utilizar o plano ele apresentará as informações já preenchidas, otimizando o tempo dos processos.

Tipo: Internet

Moeda: Reais.

Plano de venda: Informe o nome do plano.

Tipo de documento: Campo não obrigatório, vincula-se um tipo caso desejar que possua um documento padrão. Indicamos o uso do Tipo 501 - Pedido de Venda

Modelo de Impressão: Não obrigatório, insira um modelo caso desejar que o plano possua um modelo padrão

Carteira de cobrança padrão: Inserir a carteira correta. A carteira de cobrança é inserido a configuração do serviço bancário utilizado pela empresa.

Vendedor padrão: Se desejar poderá informar um vendedor padrão para esse plano.

Filial: Informar a qual filiar pertencerá o plano.

Status: Ativo

Após preencher as informações, clique em Salvar.

Segue exemplo:

Plano de venda - preenchido.png

Após isso, na aba Planos, clique em Novo, conforme imagem abaixo:

Captura de Tela 2019-09-20 às 17.08.41.png

Tipo: Internet

Descrição: Se desejar poderá inserir uma descrição sobre o plano

Plano: Insira um plano de velocidade cadastrado anteriormente

Quantidade: Quantidade de logins para utilização do plano

Valor por login: Valor em reais que será cobrado por login, ou seja, valor do plano, no caso de colocar dois o valor colocado no campo valor por login, vai multiplica por dois.

Clique em Salvar, conforme imagem abaixo:

Planos por contrato - preenchidos.png

Após salvo, o plano ficará vinculado deste maneira conforme imagem abaixo:

Plano de venda - salvar.png

Para finalizar o processo é necessário clicar em Salvar.

-

Voltar para Planos de velocidade