Como criar uma nota fiscal modelo 21 Avulsa (Botão Novo)

Como emitir uma Nota Fiscal modelo 21 avulsa?

Cadastros > Clientes > Editar o cliente. Importante fazer a conferencia de algumas informações do cliente antes de emitir a NF como por exemplo, CPF/CNPJ, RG/IE, se o cliente é contribuinte de ICMS e também endereço.

Captura de Tela 2018-10-30 às 15.28.45.png

Lembrando que primeiramente para usar a do botão Gerar NF base financeiro na aba Financeiro é necessário dentro de Cadastro > Contratos, na aba Faturamento, inserir o tipo de documento opcional:

Como mostra na imagem abaixo:

Captura de Tela 2018-10-30 às 15.30.27.png

Após inserir o tipo de documento, retornando na aba Financeiro. Selecionando a fatura do mês que deseja gerar a nota e clicar no botão Gerar NF base financeiro:

Captura de Tela 2018-10-30 às 15.29.42.png

Ao clicar no botão uma nova tela será apresentada, inserindo as informações automaticamente.

Captura de Tela 2018-10-30 às 15.33.48.png

O campo data emissão NF gerada será carregado sempre com a data atual, podendo ser alterado de acordo com a necessidade.

O campo tipo documento opcional será carregado de acordo com o contrato, mostrando somente as opções que tiverem documentos opcionais preenchidos no contrato. Lembrando que sempre será obrigatório o contrato que está relacionado ao título ter ao menos um dos tipos de documentos opcionais preenchido, caso não tenha nenhum, já na abertura do formulário será apresentada uma mensagem de alerta para o preenchimento do mesmo.

O campo condição de pagamento será carregado automaticamente de acordo com o parâmetro que esta localizado em: configurações do sistema > parâmetros > parâmetros > aba provedor > campo condição de pagamento para gerar NF21. É recomendado sempre manter o mesmo preenchido com uma condição de pagamento a vista com baixa automática não.

O campo modelo de NF será o modelo da nota fiscal que será gerada ao clicar no botão de gerar. Esse campo assim como os demais será carregado automaticamente, porém no caso dele não poderá ser editado, pois ele será preenchido de acordo com o modelo de geração de nota fiscal que esta dentro do tipo de documento em questão. Portanto se o tipo de documento que esta selecionado é do do modelo 21, então assim será o preenchimento do campo, caso seja modelo 55, assim será o preenchimento do campo e assim por diante.

O campo mês/ano referência será carregado sempre com o vencimento do título selecionado, porém podendo ser editado de acordo com a necessidade.

Após conferido se todos os campos estão corretos, deve se clicar no botão Gerar. Então será apresentada uma tela com a mensagem de acordo com a ação realizada pelo sistema.

Assim sendo gerado a nota fiscal avulsa:

Captura de Tela 2018-10-30 às 15.53.08.png

Ao gerar a nota fiscal pelo botão Gerar NF base financeiro. Para imprimir a nota basta ir na aba Vendas, ir no botão Imprimir, opção Nota Fiscal:

Captura de Tela 2019-03-07 às 12.21.56.png

Visualize nosso vídeo sobre geração de Nota 21 Avulsa

-

Voltar ao menu Notas Fiscais 21