Como inutilizar um patrimônio

Para inutilizar um Patrimônio no sistema, alem de alterar a entrada do produto que é patrimônio, temos outra opção no sistema, porem esta opção é necessário a liberação de uma permissão no cadastro dos usuários do sistema, o caminho da permissão é: Menu Configurações > Usuários > Usuários > Editar. Ir até a aba Parâmetros > Permite inutilizar patrimônio, segue imagem:

Captura de Tela 2019-11-08 às 14.48.05.png

Para habilitar a função de inutilizar patrimônio este parâmetro precisa estar como Sim, sendo que é por usuário ou seja é necessário editar a permissão de cada usuário.

Captura de Tela 2019-11-08 às 14.51.13.png

Após ter configurado o parâmetro irá permitir a inutilização dos patrimônios, sendo que o caminho para fazer esta inutilização é Cadastros > Produtos > Patrimônio. Ir ao botão Inutilizar, segue imagem:

Patrimônio - inutilizar patrimônio - Inutilizar.png

IMPORTANTE: um PATRIMÔNIO INUTILIZADO não volta a ser DISPONÍVEL, então tome cuidado a inutilizar, pois para retornar não é possível.

Para Inutilizar Patrimônio existe duas formas, Inutilizar Itens e Inutilizar Todos, irá ser explicado cada forma, sendo as duas expostas a seguir:

Inutilizar Itens

O Inutilizar Itens se refere por patrimônio, por item de patrimônio selecionado, pode ser selecionado só um patrimônio, ou com o Shift pressionado pode ser selecionados vários patrimônios ao mesmo tempo. Segue imagem de um exemplo de como ficaria ao selecionar vários patrimônios ao mesmo tempo para inutilizar:

Captura de Tela 2019-11-08 às 10.34.51.png

Após selecionar os Itens e clicar em Inutilizar Itens irá constar uma mensagem de confirmação e alerta, se clicar em Ok irá seguir os passos para inutilizar os itens.

Passos para inutilização

No Primeiro passo do processo de inutilização terá que inserir o Motivo de inutilização, um motivo que deve ser cadastrado pelo usuário e inserido para fins de histórico de inutilização, segue imagem do processo:

Captura de Tela 2019-11-08 às 10.55.40.png
  • Motivo inutilização: Para cadastrar o Motivo, pode clicar na lupa e irá constar uma grid de motivo, nesta grid irá clicar no botão Novo e colocar a descrição do motivo e salvar, após cadastrado somente inserir neste passo.
  • Data de inutilização: esta data é preenchida automaticamente pelo sistema, não é uma campo editável, sendo que por padrão é a data em que esta sendo feito a ação de inutilização dos itens.

No próximo passo se refere aos Patrimônio a Serem Inutilizados, afins de conferencia dos patrimônio ou o patrimônio que foi selecionado para inutilização, caso esteja correto pode clicar no botão Concluir caso não esteja correto clique em Cancelar e inicie o processo novamente.

Captura de Tela 2019-11-08 às 10.58.43.png

Após Concluir os passos os patrimônio(s) irão ficar com a Situação de Inutilizado, conforme imagem:

Captura de Tela 2019-11-08 às 11.04.11.png
Inutilizar Todos

O Inutilizar Todos se refere a inutilização de todos os itens patrimoniais vinculados ao produto(os ).

Captura de Tela 2019-11-08 às 10.33.56.png

OBS: Caso seja selecionado apenas um itens o sistema irá carregar para inutilização todos os itens relacionados ao determinado produto. Caso seja selecionado mais de um item e, forem itens vinculados a produtos diferentes o sistema irá carregar para inutilização todos os itens relacionados aos determinados produtos.

Para conferir a qual produto que o patrimônio esta vinculado, pode-se verificar a coluna Produto a qual mostra o ID do produto ou Editar o patrimônio e conferir na aba patrimônio no campo produto, esses campos estão selecionados na imagem abaixo:

Patrimonio - Inutilizado - Descricao.png

Para fazer a Inutilização Todos são os mesmos passos demonstrados anteriormente na opção de Inutilizar Itens.

Histórico de Inutilização

Após inutilizado o patrimônio para verificar os dados da inutilização basta editar um patrimônio inutilizado e ir na aba Histórico de Inutilização, que irá conter os dados do registro do patrimônio, o motivo da inutilização, data de inutilização e o responsável que efetuou o processo de inutilização. Na mesma aba esta disponível as funcionalidades de fazer o download do histórico de inutilização em formato XLS e arquivo PDF, segue imagem:

Historico de inutilização - baixar.png

-

Voltar ao menu Patrimônio