Como mudar a Situação do Patrimônio

Todo item patrimonial possui uma determinada situação, de acordo com o local onde o mesmo esta inserido no momento ou estado de consevação deste item. Nesta wiki serão mostrados todas as situações em que um patrimônio pode ser encontrado e em que momento eles devem ficar com cada situação.

O que significa cada uma das situações do Patrimônio:

- 1.1 Comodato :

Produto em comodato trata-se de um produto que esta emprestado a um determinado cliente, ou seja, pode ser recolhido e voltar ao estoque.

Um item patrimônial poderá ser encontrado nesta situação quando o mesmo estiver inserido na aba "Comodato" dentro do Contrato de um cliente.

Existem 3 caminhos para inserir um item patrimonial em "Comodato", são eles:

Menu Cadastros - Contratos - Editar- Aba Comodato - Novo.

Menu Suporte - Ordem de Serviço - Editar - Aba Comodato - Novo.

Menu Suporte - Ordem de Serviço - Botão "Finalizar Wizard" - Aba Comodato - Novo.

Para mais detalhes de como inserir um patrimônio em comodato acesse a wiki Patrimônio em comodato.

- 1.2 Vendido:

Um patrimonio com status de Vendido não existe mais no saldo de estoque da empresa, ou seja, um item com este status não poderá mais ser movimentado.

É possivel realizar a venda de um item patrimonial por todos os caminhos onde existem saidas do sistema, porém é necessario que o parâmetro presente nos Parâmetros Gerais - aba Estoque - Permite vender Patrimônio, esteja marcado como sim.

Para saber mais sobre este parâmetro e os caminhos para realizar e venda de um patrimonio acesse Como configurar a Venda de Patrimônio.

- 1.3 Disponível:

Esta é a situação que representa o patrimonio novo, ou seja, aquele que nunca foi movimentado. Todos os itens patrimoniais ficam com esta situação logo após a finalização da Entrada Compra dos itens patrimoniais. Vale lembrar que até que a entrada seja finalizada eles ficarão com a situação indisponivel e só serão alterados para disponivel quando a entrada for finalizada.

Quando um item patrimonial for movimentado, automaticamente passará a obter uma outra situação de acordo com a movimentação, e nunca mais voltará a situação de Disponivel.

Para mais informações de como criar itens patrimoniais acesse Como Criar Patrimônio.

- 1.4 Inutilizado:

Um item patrimonial com a situação de inutilizado, não pode mais ser movimentado e nem voltado a nenhuma outra situação, ou seja, esta fora de circulação do estoque e possivelmente foi descartado.

Para inutilizar um patrimonio é necessario possuir permissões especificas, e é possivel inutilizar de um a um, assim como selecionar varios itens e inutiliza-los de uma só vez.

Para mais detalhes de como realizar a inutilização acesse Como inutilizar um patrimônio.

- 1.5 Alocado:

Para que um item patrimonial fique com esta situação é necessário que o mesmo esteja inserido dentro da aba "Produtos Imobilizados" de uma Ordem de Serviço marcada como Estrutura Propria.

É possivel identificar a qual estrutura esta alocado este item patrimonial, basta selecionar o patrimônio com a situação de Alocado - Editar - Aba Movimentação - Selecionar - Botão Visualizar - Campo Estrutura. Ira constar a estrutura a qual foi inserido o patrimônio com o ID e descrição da mesma.

Editando esta estrutura é possivel baixar este item patrimonial e ele voltará ao estoque com situação de disponivel tecnico. Para saber como realizar esta baixa acesse Como abrir uma Ordem de Serviço para uma Estrutura#Baixar produto.

E para mais informações sobre como alocar um produto basta acessar Como abrir uma Ordem de Serviço para uma Estrutura#Aba Produtos imobilizados e Outros produtos.

- 1.6 Disponível Técnico:

Para que o item patrimonial fique com esta situação é necessario que um patrimonio com situação Disponivel seja movimentado, inserindo o mesmo em um Comodato, em uma Transferencia entre almoxarifado, Requisição de materiais, entre as demais movimentações que o sistema permite para um item patrimonial e que permitem que o mesmo volte ao estoque.

Um item com esta situação significa que ele pode ser utilizado em movimentações e que esta no estoque, o que diferencia esta situação do "Disponivel" é a movimentação, Disponivel tecnico é um produto que já foi movimentado e voltou ao estoque.

- 1.7 Indisponível:

Esta situação representa os itens patrimoniais que estão em uma movimentação ainda pendente, seja uma transferencia entre almoxarifados, uma entrada de produtos patrimoniais ou uma saida de produtos patrimoniais que ainda não foi finalizada, ou seja, que esta com o status pendente.

Caso um item patrimonial encontre-se nesta situação, é necessario localizar em qual das movimentações este item esta inserido o finaliza-la, logo após esta ação a situação do patrimonio será alterada de acordo com a movimentação do mesmo.

2. Movimentação Patrimonial :

Nesse campo poderá observar informações sobre o movimento do patrimônio, da sua Finalidade, de qual Almoxarifado de Origem e Destino. De qual Cliente e Contrato ele pertence como também a Observação e Motivo referente a esse movimento.

Cadastros > Produtos > Patrimônio, listar e selecionar o patrimônio e Editar. Na aba Movimentações, selecionando o patrimônio e clicando no botão Visualizar.

Cadastros - Produtos - Patrimonio.png

3. Imagem Ilustrativa Geral;

Situacao patrimonio ilustrativo.png

Observação: Estas alterações irão funcionar se nos Parâmetros de Estoque estiver habilitado o controle de Patrimônio Sim, acesse o link a seguir para saber Como habilitar o controle de Patrimônio ?.

Com efetivo vínculo do produto tipo Patrimônio com a etiqueta de impressão de Patrimônio gerada, irá alterar a situação do Patrimônio, auxiliando assim no teu controle de estoque.

-

Voltar ao menu Patrimônio