Configuração de Desbloqueio de Confiança


Introdução

Para configurar se o cliente poderá utilizar o desbloqueio de confiança pela central do assinante deve se ir no menu de Configurações > Parâmetros > Parâmetros gerais, seguir na aba Contratos 2, deve-se marcar a opção de “Desbloqueio de Confiança (Padrão)" para Habilitado, e informar a quantidade de dias que o mesmo ficará liberado, conforme imagem abaixo:

Parâmetros - Parâmetros gerais - contratos 2 - Desbloqueio.png

Dias de desbloqueio: Quantos dias o cliente ficaria liberado pelo desbloqueio de confiança, informe o numero de dias.

Liberar botão de desbloqueio depois de quantos dias: Após o uso dos dias de "desbloqueio de confiança", se o cliente permanecer inadimplente, não mostrar o botão de "desbloqueio confiança" após X dias, somente irá aparecer no próximo mês caso ele efetuou o pagamento do boleto em atraso do mês anterior. 

Dias de liberação temporária: Ao clicar no contrato em liberação temporária, quantos dias será liberado o cliente. Informe o numero de dias.

Mensagem de Confirmação: Ao utilizar o desbloqueio confiança pelo cliente na central, irá aparecer a mensagem configurada neste campo. Nessa mensagem pode ser usada as seguintes variáveis: #id_contrato# , #nao_bloquear_ate# , #ultimo_desbloqueio_de_confianca# , #data_liberacao_desbloqueio# , #dias_desbloqueio#.

Mensagem de Restrição: Ao utilizar o desbloqueio confiança e após isso o cliente não efetuar o pagamento do boleto que estava em atraso, o mesmo vai ficar em restrição, sendo assim dentro do contrato do cliente na aba Opções de bloqueio irá aparecer a mensagem selecionada nesse campo. Nessa mensagem pode ser usada as seguintes variáveis: #id_contrato# , #nao_bloquear_ate# , #ultimo_desbloqueio_de_confianca# , #data_liberacao_desbloqueio#.

Liberação Temporária e Desbloqueio Confiança

O botão de Liberação Temporária/Desbloqueio Confiança pode ser localizado no contrato do cliente, acessando pelo menu de Cadastro > Clientes selecione o cliente e clique em Editar, vá até a aba Contrato > Botão Ações.

Conforme imagem:

2020-09-20 15-11.png

E também é encontrado na aba de Cadastro > Contratos ir até botão Ações:

2020-09-20 15-14.png

Você pode verificar os dados da ultima atualização de Desbloqueio confiança na grid do menu Cadastros > Contratos, conforme imagem:

2020-09-20 15-16.png

Desbloqueio Confiança no contrato do cliente

Temos como verificar quando um contrato esta em desbloqueio confiança ou não, pelo seguinte caminho Cadastro > Contratos, Selecionar o cliente e clicar em Editar. Seguir até a aba Status (bloqueio, redução, suspensão):

Status (bloqueio, redução, suspensão).png

Para saber se o cliente utilizou o desbloqueio ou não, é só editar o contrato do cliente e ir até a aba Status (bloqueio, redução, suspensão) e verificar na opção “Utilizando desbloqueio de confiança”, se estiver como Não é porque o cliente não utilizou, mas se estiver marcado como Sim é porque o clientes está com o desbloqueio confiança ativo e utilizando o mesmo.

Em "Restrição de desbloqueio" vai especificar se o cliente está com o financeiro e contrato apto para poder utilizar novamente o desbloqueio confiança, ou o mesmo esta restrito e só irá liberar o botão quando efetuar o pagamento dos boletos em atraso, essa configuração é feita dentro dos Parâmetros gerais do sistema.

Obs.: A liberação do botão vai ocorrer na central do assinante quando o cliente efetuar o pagamento dos boletos que estão em atraso. Se caso o cliente utilizar o desbloqueio uma vez, mas não efetuar o pagamento do boleto que estava em aberto naquele mês, o botão não irá aparecer no próximo mês, uma espécie de castigo para o cliente, sendo assim entrando em restrição do botão. Somente irá aparecer se o cliente pagar o boleto em atraso.


Desbloqueio Confiança na Central do Assinante

Na Central do Assinante o cliente também pode estar desbloqueando confiança, conforme sua configuração na primeira etapa nos Parâmetros Contratos 2.

O cliente deve acessar a sua Central do Assinante e clicar em Desbloquear, pode ser acessando o contrato dele em "Ver contrato" ou na aba inicial no Contrato > Ações > Desbloquear (Cadeado), conforme a imagem:

Captura de Tela 2019-01-19 às 09.41.59.png

-

Retornar ao menu Parâmetros gerais

Voltar ao menu Contrato