Configurar SSL no Servidor de SpeedTest

O SSL (certificado de segurança) que é o HTTPS do seu domínio é um protocolo que permite uma maior segurança em forma de criptografia entre cliente e servidor. Algumas funções no sistema só funcionam com este protocolo, para funcionamento da aplicação e acesso seguro ao seu SpeedTest.

Https-ssl-certifikat.png

Você Precisará providenciar o certificado, lembramos que o IXC só prestará manutenção ao certificado que tem integração (https://www.ssls.com) . Outros certificados será de responsabilidade do cliente a instalação e manutenção.

Cada certificado comprado valerá para um domínio somente, caso queira ter 2 domínios com SSL, terá que comprar 2 domínios e instalar os dois, após a compra terá validade por 2 anos, sendo possível reciclar para outro domínio caso necessário.

O domínio PRECISARÁ RESPONDER NO SISTEMA SPEEDTEST, e é nesse domínio que você instalará o ssl, se você tiver um outro domínio de outro site hospedado em outro lugar não poderá ser usado, se já tiver um domínio uma sugestão é apontar este domínio para o SpeedTest caso não irá mais usar, ou criar um subdomínio para o tal, como por exemplo speedtest.meuprovedor.com.br.

O tutorial foi criado com o intuito de que qualquer um consiga instalar o SSL de forma bem didática bastando LER com atenção, então leia tutorial e se caso acontecer algum erro terá instruções de como desfazer, por favor siga fielmente as instruções estabelecidas abaixo:

Recomendamos que compre o seu SSL no site informado no texto acima, selecione o Primeiro certificado da esquerda para direita PositiveSSL.

Captura de Tela 2018-11-21 às 16.05.12.png

Para ativar o certificado SSL no servidor do Speedtest, precisamos efetuar alguns passos. Primeiro edite o seu servidor de SpeedTest e vá na aba Certificados:

Sistema > Provedor > Servidores de SpeedTest

Captura de Tela 2020-02-05 às 13.31.23.png
Captura de Tela 2022-03-11 às 10.16.46.png

Então abrirá a janela com a contra chave. Copie essa chave para usar no site do fornecedor do certificado SSL:

Captura de Tela 2022-03-11 às 10.16.06.png

Após isto, você deverá comprar um SSL no site que disponibiliza para venda, aqui neste exemplo vamos utilizar o https://www.ssls.com/.

Então no Painel de certificados ficará o seu domínio comprado, e você terá clicar no botão Vermelho.

Captura de Tela 2020-03-05 às 14.45.49.png

Você vai precisar apertar no botão Activate.

Agora você será direcionado para colocar os domínios, nesta etapa coloque o SEU DOMÍNIO com www e sem www, como no exemplo abaixo, lembrando que é o domínio do SpeedTest.

Captura de Tela 2018-12-26 às 16.51.00.png

E clique no botão Onwards.

Então o próximo passo, você será direcionado para uma página então clique em Enter CSR.

Captura de Tela 2020-03-05 às 16.34.44.png

Nesta etapa você deve adicionar o código CSR que foi gerado lá no sistema, então cole ele neste segundo campo onde está marcado em vermelho e clique em ONWARDS.

Captura de Tela 2020-03-05 às 16.35.05.png
Hdhdh.png

Este arquivo que baixamos, o site do SSL tentará se comunicar com ele. Então você vai precisar colocar ele dentro do IXC, e o IXC fará todo o resto. Basta carrega-lo no botão arquivo na aba SSLS:

Captura de Tela 2022-03-16 às 18.14.00.png

Você poderá fazer um teste para verificar se o que fez até aqui está correto, faça o seguinte:

Pegue seu domínio do speed test exemplo: speedtest.meuprovedor.com.br

E adicione ao lado /.well-known/pki-validation/

e por último o nome do arquivo que você baixou, aquele .txt Exemplo: EC51F68CD67FBEC47414151708DC1979.txt

Ficando semelhante ao que está no link do navegador imagem abaixo:

Captura de Tela 2018-12-22 às 10.45.20.png

Veja se o que aparece no conteúdo da página é parecido com o que está na imagem acima...

Agora lá no site do SSL o processo ficará em "Pending", podendo demorar até algumas horas, neste processo o site irá tentar buscar o arquivo .txt dentro do seu servidor. Caso demore mais de 12 horas, é muito provável que o destino do seu arquivo não está correto.

Neste local você vai usar seu domínio e o número do seu .txt, se aparecer uma numeração desta forma você fez tudo certo até aqui.

ScreenHunter 808.png

Após o site reconhecer o arquivo ele mudará o status de "Pending" para "Active" e então nós precisaremos baixar um arquivo zipado. Para baixar este arquivo Download no seu SSL. Como na Imagem abaixo.

Llllll.png

Então você terá baixado um arquivo zipado, Este arquivo deverá ser extraído e nele contém 3 arquivos, dois deles iremos utilizar chamados de Bundlle e CRT (Certificado Segurança). Para saber qual a extensão do arquivo clique com o botão direito e vá em Propriedades, lá ele indicará qual é o crt e qual é o Bundlle. O arquivo com extensão p7b não importa para nós.

Verifique se a porta 80 está Online, antes de iniciar a instalação do SSL.

Já com os arquivos Bundle e CRT em mãos, insira os dados dos mesmos na aba Certificados do menu SpeedTest:

Captura de Tela 2022-03-16 às 18.17.45.png

Após este passo o status da porta 443 vai ficar Online:

Pronto, seu servidor de SpeedTest está pronto para utilizar SSL!

-

Voltar ao menu SpeedTest