Convertendo discos .vmdk para Proxmox

VMDKs (.vmdk) ( V irtual M achine D é k ) é um formato de ficheiro que descreva os recipientes usados em discos rígidos virtuais para utilização em máquinas virtuais, geralmente em produtos VMware .

Inicialmente desenvolvido pela VMWare para seus produtos de virtualização, o VMDK agora é um formato aberto , e é um dos formatos de disco usados ​​no Open Virtualization Format .

A capacidade máxima de um disco rígido virtual no VMDK é de 2 TB, embora em setembro de 2013, o VMware vSphere 5.5 tenha introduzido uma capacidade de 62 TB.

No descritivo abaixo será apresentado de maneira rápida o processo de conversão de discos vmdk para uso em ambientes com Proxmox.

Passo 1

Primeiro passo é enviar o arquivo para o servidor de destino, para o envio do arquivo utilize de uma ferramenta de comunicação SCP ou SFTP, ambos os protocolos sao aceitos pelos Softwares WinSCP ou Filezilla Client, para o envio.

Envio-vmdk.png

Passo 2

Conecte via ssh no servidor onde foi enviado o arquivo e localize o mesmo para realizar a conversão, use do comando a seguir.

#qemu-img convert arquivo_origem.vmdk arquivo_destino.raw

ex:

#qemu-img convert vm-teste-disk1.vmdk vmtestconvert.raw

Após a conversão o arquivo raw ja esta com as informações que voce precisa do arquivo vmdk, então crie uma nova vm em seu Hypervisor Proxmox com os requisitos de hardware que essa nova vm ira usar, após a conversão, identifique o nome do disco que foi criado, bem como o caminho do mesmo, conforme imagem.

Convert-vmdk1.png

Agora precisamos enviar os dados do arquivo raw pra esse disco criado para a nova vm, o comando dd usado via console ssh em seu Proxmox, cria uma copia fiel dos dados do arquivo raw para o disco novo criado, conforme comando a seguir.

#dd if=arquivo_destino.raw of=/local/disco_vm_nova

ex:

#dd if=vmtestconvert.raw of=/local/107-test-import

Após finalizado o processo esta prnto, basta iniciar a vm em sua dashboard de gerenciamento web do Proxmox e utilizar do Sistema Operacional que esta associado a vm.

-

Voltar ao menu Proxmox