Grade de contabilização para cancelamento de títulos

A Grade de contabilização pode ser utilizada quando deseja contabilizar os lançamentos de forma diferente do padrão do sistema. Sendo então montando débitos e créditos, para que seja configurado a contabilizado do cancelamento de um titulo é necessário criar uma grade contábil que seja a contra partida da grade contábil de emissão.

Para fazer a Grade de contabilização de cancelamento precisa-se acessar o menu de tipo de documento. Para cadastrar clique em Configurações > Configurações documentos > Tipo de documento. Seleciona o tipo de documento que seja gera financeiro sim e Editar, conforme imagem abaixo:

Captura de Tela 2019-10-25 às 10.08.45.png

Após editar este tipo de documento com gera financeiro sim, irá na aba Contabilização, onde irá inserir duas grades contábeis, elas sendo contrapartidas, segue imagem:

Captura de Tela 2019-10-25 às 10.22.33.png

A primeira que é Grade de contabilização padrão, se refere a contabilização da emissão do titulo, sendo que esta função só irá contabilizar quando na venda o Regime de contabilização estiver como Competência(Previsão Não), segue exemplo dos itens da grade:

Captura de Tela 2019-10-25 às 10.15.21.png

Nesta grade esta feito a Conta Padrão como crédito, que seria a variável de Conta Cliente/Fornecedor, contabilizando o valor bruto, sendo o mestre, e como débito é a Conta Planejamento Receita Subgrupo. Porem esses dados precisam ser tratados com a gestão/ contabilidade, lembrando que este é um exemplo.

A segunda é a Grade de contabilização cancelamento, onde é o oposta da padrão, que irá ser contabilizado no momento do Cancelamento do Título que esta atrelado a venda que possui este tipo de documento, segue exemplo dos itens da grade de cancelamento:

Captura de Tela 2019-10-25 às 11.13.21.png

Nestes itens temos o oposto dos itens da grade padrão, sendo que o mestre esta como debito, que a conta esta como Conta Planejamento Despesa, com o valor bruto, e no credito esta Conta Planejamento Receita Subgrupo, para que no momento do cancelamento ocorra a contabilização ao inverso da emissão. Lembrando que são dados de exemplos.

Na criação da Venda é de estrema importância que seja configurado como Regime de contabilização Competência Previsão Não, para que contabilize ao finalizar a venda, segue imagem com exemplo:

Captura de Tela 2019-10-25 às 10.31.06.png

Ao Cancelar o Título desta venda, será gerada mais movimentações contábeis que irão respeitar a grade contábil de cancelamento que inseriu no tipo de documento, segue a contabilização do exemplo expostos das grades contábeis anteriores:

Captura de Tela 2019-10-25 às 11.17.00.png

Sendo assim as movimentações financeiras ao cancelar o título serão o inverso das movimentações de emissão do título.

-

Voltar ao menu Tipos de documento