Grupo de monitoramento de hosts

Para monitorar os hosts devemos ter um grupo de monitoramento de host cadastrado com base nele será analisado as informações de qualidade do host, bem como envio de alertas via aplicativo, SMS ou Telegram.

Cadastrando um grupo de monitoramento de hosts

Vamos lá, Primeiro vá em Sistemas > Provedor > Monitoramento de ping > Grupo de monitoramento de hosts

Captura de Tela 2018-05-29 às 08.48.23.png

Em monitoramento de hosts, selecione "Novo" e na tela de cadastro siga os passos abaixo:

Host1.png

Começando o cadastro pelos Limites ICMP, você insere a quantidade de ms desejada para os valores correspondentes. Neste exemplo usei para até 30ms ótimo, para 30ms até 50ms bom, para 50ms até 55ms regular e para até 70ms ruim. Lembrando que 30.000 equivalem a 30ms. Também informe a quantidade de pacotes desejada para teste e o campo tamanho do pacote se preferir pode deixar em branco que enviara um pacote de tamanho padrão.

Notificações por aplicativo, SMS, SMTP e Telegram

Para que as notificações sejam avisadas no próprio aplicativo IXC basta selecionar a caixa enviar notificações pelo APP e “Salvar”.

Captura de Tela 2018-05-28 às 16.33.07.png

Se você deseja ser notificado por SMS consulte esta pagina e SMTP consulte esta pagina, para configurar os avisos por Telegram pode estar consultando esta pagina.

Cadastrando um Host para ser monitorado

Vá para Sistemas > Provedor > Monitoramento de ping > Monitoramento de hosts clique em "Novo"

hostss 2

Nesta tela informamos o Grupo de monitoramento cadastrado antes, preenchemos o nome e no IP informamos qual será o destino de nosso ping de monitoramento, neste caso estou usando um teste para o Google.

Depois de cadastrado devemos configurar a tarefa de Monitoramento de hosts, vá para Ferramentas > Agenda de tarefas

Selecione um listar e se a tarefa não estiver criada, selecione novo.

hosts3

Selecionamos o campo minuto como */10 que caracteriza um intervalo de 10 minutos, então esta tarefa vai rodar automaticamente a cada 10 minutos.

Apos tudo configurado podemos rodar a tarefa para um teste e acompanhar em Sistemas > Provedor > Monitoramento de ping > Monitoramento de hosts. Lembrando que as informações de host desta tela são atualizadas cada vez que a tarefa Monitoramento de ping é executada, então o funcionamento desta rotina depende diretamente dela.

hosts

Pronto esta configurado seu grupo de monitoramento, seus hosts e seus alertas para as integrações.

-

Voltar ao menu Monitoramento de ping