HUAWEI

INTEGRAÇÃO IXCSoft / OLT HUAWEI

Modelos e versões homologados(as): Integra com as seguintes versões do software: SPH102, SPC100, SPH109, HP1109, SPH208, HP1013, SPH208, SPH211, SPC101. As versões de gerência suportadas são: MA5600V800R015C00, MA5600V800R018C00 , MA5600V800R017C10, MA5600V800R011C00 


DESCRIÇÃO

A comunicação entre o servidor do IXC e a OLT é realizado via protocolo Telnet. Com a integração é possível realizar operações como: Buscar Onu(s)/Ont(s) não autorizadas, autorizar Onu/Ont, remover Onu/Ont, verificar potência da fibra (com histórico).

ATENÇÃO: É muito importante que o provedor tenha um técnico responsável, consultor, ou alguma forma de assistência especializada no equipamento, visto que não é responsabilidade dos técnicos da IXC resolver problemas de configuração e rede relacionado ao mesmo. 

PRÉ-REQUISITOS

Olt precisa estar já configurada e funcionando. Pelo menos uma onu/ont já liberada e funcionando de acordo com a forma de trabalho escolhida pelo provedor. Desejável que se tenha um script  de liberação da Onu/Ont para ser utilizado ao sistema, de acordo com a forma de trabalho escolhida, já devidamente testado.

Comunicação do IXC com a OLT via telnet. Um usuário para o sistema  acessar a OLT via telnet, com permissões máximas, e maior número de sessões simultâneas possíveis.  

ADICIONAR PONTO DE TRANSMISSÃO

Pontos de transmissão, também podem ser conhecidos como POPs, ou lugar que concentra de alguma forma a rede. Exemplo: Uma torre em um bairro, central de fibra de uma vila. Um ponto de transmissão pode ter vários transmissores.

Caminho: Sistema > Provedor > Ponto de transmissão > POP - ponto de transmissão.

Pode-se clicar em listar para ver os pontos de transmissão já cadastrados, ou em Novo para cadastrar, como na imagem abaixo.

Preencha as informações e clique no botão Salvar.

Ponto de transmissao.png

ADICIONAR TRANSMISSOR

No IXC transmissores podem ser cadastrados e cada transmissor tem suas peculiaridades dependendo do equipamento.

Caminho: Provedor > Transmissores.

Irá abrir um grid com os transmissores já cadastrados.

Clique em novo para adicionar outro transmissor.

Preste atenção para preencher os campos obrigatórios e selecionar o fabricante correto.

Finalize clicando em Salvar.

Transmissor - Huawei.png

TESTAR CONEXÃO

Após salvar clique no botão testar conexão e aguarde o retorno.

Caso a conexão não seja bem sucedida, verifique primeiro a comunicação entre a OLT com o IXC.

alternativo

CONSULTANDO POTÊNCIA

Para consultar a potência de um cliente fibra, você pode estar acessando a tela de clientes fibra pelo caminho Provedor > Clientes Fibra, selecionar a ONU desejada e consultar utilizando o botão Potência/Resumo ONU.

CONSULTA POTENCIA HUAWEI TELA ONU.png

Ou então, é possível acessar o cadastro do cliente fibra e consultar a potência da mesma forma.

CONSULTA POTENCIA HUAWEI TELA ONU2.png

ncia de um cliente fibra da OLT Huawei diversas informações são apresentadas como a posição da ONU na OLT, status dela, número de série, descrição, a última causa de desconexão e o horário de sua última desconexão.

Captura de Tela Área de Seleção 20210902081615.png

Ao consul, entre outrostar a potência de um cliente fibra ou se executada a tarefa de Monitora Potência Clientes Fibra Huawei as informações de Rx optical power, OLT Rx ONT optical power e Last Down Cause são armazenadas na aba de informações do cliente fibra, nos campos de Sinal RX, Sinal TX e Causa da última queda, respectivamente, conforme mostrado na próxima imagem á seguir.

As causas de quedas conhecidas são as seguintes:

LOFi: Quando tem perdas de frame na conexão.

Dying Gasp: Quando ocorre o desligamento do equipamento.

LOSi/LOBi: A OLT não pode receber sinais ópticos esperados da ONT.

Consulta potencia de ONU aba informações .png

SINCRONIZAR CLIENTES

O objetivo desse botão é sincronizar os clientes que já foram cadastrados manualmente na OLT ou via software de terceiro. As informações buscadas são: interfaces GPON da OLT, serial e  tipo da ONU. Vale lembrar que a sincronização é unilateral, ou seja, o IXC somente lê as informações da OLT, mas não grava nada na OLT. Recomenda-se após sincronizar, usar somente o IXC para manipular os clientes, e usar outros meios para as operações que não são possíveis pelo IXC.

A sincronização pode demorar alguns minutos (de 3 à 5 no máximo), dependendo da quantidade de PONS e clientes. Ao final da sincronização os clientes irão aparecer no grid.

Provedor > Transmissores, edita o transmissor criado e siga até a aba Clientes fibra, clique no botão Sincronizar.

Aguarde a sincronização terminar.

Sincroniza FH.png


Para gerar a tarefa de monitoramento de potência para todas as ONU's/ONT's pode estar seguindo esse tutorial: Monitorar Potência Cientes Fibra.

-

Voltar ao menu Integração OLT