Integração Crédito na medida

Integração de análise de crédito – Credito na Medida

A integração de consultas de análise de crédito e negativações, é uma ferramenta disponível dentro do IXC para auxiliar a cobrança de dividendos dos clientes. Com o suporte Credito na Medida sua empresa poderá consultar e negativar os clientes sem a necessidade de entrar nas páginas de consultas/negativações. Quando você solicita a inclusão de uma restrição via webservice, nossa plataforma prepara os dados e realiza a transmissão para a plataforma Credito na Medida.

Assim que a plataforma recebe as informações ela envia uma Carta Comunicado (FAC) para seu cliente e passa a contar o prazo para regularizar a pendência com sua empresa, após o fim do prazo, qualquer consulta realizada no CPF ou CNPJ do seu cliente já irá constar a sua restrição.

Para maiores informações sobre a distribuidora, Acesse o site link do site https://www.creditonamedida.com.br/

Configurando a integração – Credito na Medida

Para realizar a integração acesse o menu Configurações > Integrações > Integrações Análise de crédito > e clique em > Novo:

Analise credito medida.png

Na nova aba aberta marque a opção Credito na medida e preencha todos os campos conforme imagem e explicação abaixo:

Analise credito medida 1.png

Filial: Insira neste campo a filial a qual irá realizar a integração.

Ambiente:

Homologação: Serve para quando a integração tem "Ambiente de homologação" para realizar os testes e ver se e a integração está funcionando corretamente, mas no caso da integração Credito na Medida não tem Ambiente de homologação, então para realizar os testes precisa deixar em Ambiente de produção.

Produção: Depois de realizar um teste, se a integração retornar a consulta corretamente, você deve marcar "Ambiente de Produção", para dessa forma tornar a integração efetiva.

Client_ID: Valor SSID para autenticação com Credito na medida que é repassado para o cliente pelo parceiro Credito na medida na contratação.

Client_secret: Valor SSID para autenticação com Credito na medida que é repassado para o cliente pelo parceiro Credito na medida na contratação.

Token: será gerado assim que o cliente realizar a primeira consulta no parceiro, sem a necessidade de preencher na configuração da integração.

Inclusão/Exclusão Automática

Incluir/Remover automaticamente: Primeiro marque a opção como "Não" e depois clique no botão "Salvar". Depois marque como "Sim" para buscar os códigos de Restrição e Baixa.

Restrição Crédito pessoa física/ jurídica: Selecione o código de Restrição para negativações de forma automática, é necessário selecionar uma opção CPF e uma CNPJ para diferenciar o tipo de cliente a ser negativado.

Vinculando a nova integração no cadastro da Filial

Após concluir a integração é necessário vincular a mesma a uma filial no menu Configurações > Filiais > Análise de crédito > Integração de análise de crédito:

Analise credito medida 2.png

Depois de vincular na Filial a integração, é necessário verificar o parâmetro "Utiliza integração com o Serasa" esta para "Sim".

Caso seu contrato com o intermediador Serasa seja encerrado, é só acessar o parâmetro e marcar a opção como "Não" assim todas as informações relativas ao Serasa, sendo botões ou abas serão ocultas.

Acesse o Menu: Configurações > Parâmetros > Parâmetros Gerais> Integrações > Análise de crédito - "Utiliza integração com o Análise de crédito ".

Analise credito medida 3.png

Como consulta um cliente

Existem três formas de realizar a consulta de um cliente através da integração Credito na medida, sendo elas em Leads, Prospecções e no cadastro do cliente:

Leads

Acesse o menu Sistema > CRM > Leads.

Pode-se realizar a consulta na tela Principal Leads/Contatos no botão "Consultar Análise de crédito".

Analise credito medida 4.png

O sistema irá trazer um relatório da consulta conforme o exemplo abaixo:

Relatorio - serasa.png

Ou também na Aba Contato, botão “Consulta de crédito”:

Analise credito medida 5.png

Ao converter em Prospect, a consulta também ficará salva na aba Consultas de análise de crédito conforme abaixo:

Analise credito medida 6.png
Clientes

Acesse o menu Sistema > Cadastros > Clientes, selecione o cliente que desejar consultar, clique no botão “análise de crédito > Consulta de crédito”:

Analise credito medida 7.png
Como negativar um cliente manualmente

Pela integração Credito na medida só é possível negativar um cliente caso ele tenha financeiro em atraso. Para inserir acesse o Cadastros > Clientes selecione um cliente e clique no botão "Análise de crédito > incluir".

Analise credito 8.png

Na tela de Negativação, preencha o campo Restrição Crédito na medida, clique no botão “Buscar motivos restrição” e selecione qual das restrições deseja inserir para o cliente em questão:

Analise credito 9.png

Depois de preenchido basta selecionar os títulos que deseja realizar a negativação e clicar no botão Enviar ao Serasa:

Negativação manual.png

O Sistema irá apresentar uma mensagem de “sucesso”, ou “falha” caso ocorra algum problema durante a transação. Para consultar a negativação do cadastro do cliente, clique em “…” opção Negativação de crédito:

Analise credito 12.png

Com um duplo clique é possível visualizar as informações daquela negativação, sendo que é possível o retorno de 3 Status, sendo "Ativo" quando a negativação está ativa, "Baixada" quando foi solicitada a baixa por pagamento, e "Erro" caso ocorreu algum problema no momento da negativação:

Analise credito 11.png

Como remover um cliente manual do Serasa Para remover um cliente manual da plataforma, acesse o cadastro do cliente no menu Sistema > Cadastros > Clientes > "..." > Aba Negativação de crédito, selecione o(s) registros) que deseja remover e Clique no botão "Remover negativação":

Analise credito 13.png

Na tela Excluir Negativação, selecione os registros que deseja remover a negativação e clique no botão "Remover negativação"

Obs: Para integração credito na medida não é necessário preencher o campo “Código de baixa”.

Analise credito 14.png

O Sistema irá trazer o retorno de remoção realizada com Sucesso, para Consultar novamente é só atualizar a grid na mesma tela.

Inclusão e Remoção automática pela Rotina do CRM - Atualizar Cobranças

É possível incluir ou remover automaticamente um cliente do Serasa, através da Rotina do CRM - Atualizar Cobranças. Acesse o menu → Sistema → CRM → Cobrança → Parâmetros de Cobrança, caso já possua a rotina cadastrada clique no botão "Editar", se ainda não cadastrou acesse → Parâmetros da Cobrança, para configurar:

CRM - Cobrança - Editar.png

Geral é obrigatório que opção → "Trata cobrança por título", esteja marcada como → "Sim":

Analise credito 16.png

Na Aba Enviar Análise de crédito/Cartório o campo → "Dias para executar", deve estar preenchido com 60 dias, se a quantidade de dias for menor não será negativado:

Analise credito 15.png

Preenchendo essas informações e Inserindo a Tarefa de Atualizar cobranças os clientes serão inseridos automaticamente. Para efetuar a baixa, e necessário apenas fazer o recebimento do(s) boleto(s) que foram feitos a negativação.

Obs: O tempo de aceitação da negativação ou não, depende do que é especificado em determinação de cada estado ou do próprio Serasa.

-

Voltar para Integrações Serasa