MDF-e

O MDF-e é um padrão de documentação digital único, que substitui o sistema impresso que vinha sendo utilizado anteriormente, como o manifesto de carga modelo 25 e a CL-e, capa de lote eletrônica.

Ele deve ser emitido obrigatoriamente em todo o país por empresas que prestam serviços de transporte com mais de um CT-e, conhecimento de transporte, ou empresas que realizam a venda de mercadoria e fazem a entrega das mercadorias com veiculo próprio.

Para fazer a geração do MDF-e a primeira parte é ter a Nota Fiscal Eletrônica gerada e validada, após isso deve ser ir em: Frota > MFD-e, e clicar em Novo, conforme imagem:

Captura de Tela 2018-08-03 às 15.23.20.png

Deve-se preencher o tipo de documento, que deve ser um documento especifico para MDF-e para cadastrar segue o link Tipo documento;

Preenche-se também a cidade do carregamento: (onde sairá o veiculo com as mercadorias);

  • UF entrega Final: Colocar a informação do Estado de entrega final das mercadorias.
  • Tipo de Emitente: Prestadora de serviço de transporte (se será enviada por transportadora) ou Transportador de carga próprio (No caso de veiculo da empresa que levara a mercadoria).
  • Modalidade de Transporte: Marcar a forma que será transportado.
  • Veiculo: Através da tecla F3 buscar o veiculo ao qual levará a mercadoria.
  • Data de emissão: É a data de geração do MDF-e.
  • Data Prevista da Viagem: É quando o veiculo irá iniciar a viagem. Conforme imagem abaixo:
Captura de Tela 2018-08-03 às 15.37.53.png

Após preenchimento dos dados de saída, pode ir para a aba Condutores, clicar em Novo e preencher o condutor do veículo buscando o mesmo através da tecla F2, pode ser inserido mais de um condutor, caso a viagem necessite. Conforme imagem abaixo:

Captura de Tela 2018-08-03 às 15.56.28.png

Após o preenchimento do(s) condutor(es), pode ir à aba de Documentos, clicar em Novo, onde irá buscar as Notas Fiscais Eletrônicas ao qual se refere as mercadorias a serem transportadas. Conforme a imagem abaixo:

Captura de Tela 2018-08-03 às 16.00.42.png

Ao clicar Novo conforme a imagem acima, abrirá uma nova janela para buscar o Documento através do F2 e o campo da cidade de destino daquela determinada Nota Fiscal, após salvar pode incluir mais notas caso seja necessário enviar mais de uma mercadoria, conforme a imagem abaixo:

Captura de Tela 2018-08-03 às 16.06.57.png

Após todos os documentos inclusos, pode fechar a tela acima e terá em tela a relação de todos os documentos inclusos neste MDF-e, conforme a imagem abaixo:

Captura de Tela 2018-08-03 às 16.10.58.png

Após incluir os condutores, deve-se incluir o percurso a ser percorrido, todos os estados ao qual esta no caminho até o destino final. Exemplo abaixo mostra saída de Santa Catarina com destino a São Paulo, mas como deve-se observar para chegar até São Paulo passa pelo estado do Paraná, então o mesmo deve ser incluso no percurso, conforme imagem abaixo:

Captura de Tela 2018-08-07 às 15.46.59.png

Após todos lançados, pode clicar em Validar e Finalizar, fazendo a transmissão do arquivo. Após a transmissão para o Sefaz, pode fazer a impressão caso seja necessario em no botão DaMDFe, conforme imagem abaixo:

Captura de Tela 2018-08-03 às 16.28.20.png
Captura de Tela 2018-08-03 às 16.13.17.png

Quando o veículo sair, deve se colocar ele como TRANSPORTANDO, e quando concluída deve-se mudar para ENCERRADO. Para isso, edita o MDF-e no campo STATUS, realiza a alteração e Salva.

-

Voltar ao menu Frota