Parâmetros Financeiro

Parâmetros Financeiros

Aqui encontramos os parâmetros financeiros que regerão esta parte em seu sistema.

Lembrando que o que for setado nos parâmetros, valerá para todos os clientes cadastrados em sua base.

Para ir até o menu vá em Configurações > Parâmetros > Parâmetros Financeiro:

Deepin Screenshot selecionar área 20201218092522.png

Aba Geral

A aba Geral possui as configurações gerais do financeiro:

Deepin Screenshot selecionar área 20201218093255.png

1 - Moeda padrão: Selecionado o tipo de moeda utilizado pelo provedor (como padrão, o preenchimento é a moeda nacional - R$).

2 - Servidor de e-mail de boletos e faturas: Aqui é selecionado o servidor de e-mail que enviará os e-mails ao usuário, com a fatura anexada. Como por exemplo, o envio de uma segunda via pelo cadastro do cliente.

3 - Servidor de e-mail para vários boletos e faturas: Aqui é selecionado o servidor de e-mail que enviará aos e-mails de fatura em massa, a seus respectivos usuários com a fatura anexada. Como por exemplo, o envio pelo relatório de emissão em massa.

4 - Servidor de e-mail fatura telefone: Aqui é utilizado pelos provedores de telefonia, com a devida integração a plataforma Voip. Este é o servidor de e-mail que enviará as faturas detalhadas de ligação, para o devido usuário.

5 - Servidor de e-mail comprovante: E-mail e mensagem que será usado quando o cliente escolher enviar a segunda via do comprovante de pagamento do cartão de crédito por e-mail.

6 - SMS para envio de boletos: Selecionado pelos clientes que utilizam o SMS como uma forma de envio de código de barras do boleto. Logo, é incluso o servidor de saída que enviará o SMS ao cliente.

7 - Desconto máximo venda %: Local selecionado em porcentagem, como por exemplo 2% de desconto máximo em venda. Ou seja, quando selecionado uma porcentagem específica, o operador poderá dar apenas esse percentual máximo de desconto, convertido em reais.

8 - Permitir desconto em parcelas em atraso: Caso esteja selecionado como "Sim", será possível dar desconto ao receber manualmente, em uma parcela em atraso. Caso contrário, o sistema acusará um erro ao tentar efetivar o recebimento com desconto.

Obs: Esse parâmetro sobrescreve o indicado nos parâmetros acima de desconto, caso esteja selecionado como ''Não''. Aí então, o percentual será zerado.

9 - Permite classe financeira: Parâmetro que determina se será obrigatório ou não o preenchimento da classe financeiro no lançamento do contas a pagar.

10 - Mascara Classe Financeira: Parâmetro que define o formato dos níveis da classe financeira.

11 - Atualizar Feriados Automaticamente: Caso esteja configurado como "Sim", a partir de 2019, o calendário de feriado será automaticamente atualizado.

12 - Forçar re-impressão dos boletos já impressos no período: Força o sistema a enviar novamente os boletos impressos no período caso esse parâmetro estiver marcado como sim.

13 - Permite geração de financeiro do contrato para qualquer tipo: Nesse parâmetro caso esteja marcado como sim o sistema ira gerar financeiro para todos os contratos indiferente do tipo do contrato (internet, serviço ... etc)

14 - Cancelar financeiro de plano de mesmo valor: Caso marcado como sim ao alterar o plano de venda do contrato o sistema cancela os boleto com mesmo valor

15 - Preencher conta padrão do usuário automaticamente: Caso marcado como 'sim', irá preencher automaticamente a conta Padrão do usuário em "Financeiro > Movimentação financeira".

16 - Modelo de sms confirmação de pagamento:

17 - Modelo de e-mail confirmação de pagamento:

Aba Contas à Pagar

Na Aba Contas à Pagar, consta as configurações das contas a pagar:

2020-10-09 08-38.png

1 - Imprimir endereço no comprovante de pagamento: Caso o parâmetro esteja setado como sim, ele imprimirá o endereço da empresa no recibo de pagamento. Se estiver como não, será impresso apenas a razão social.

2 - Modelo histórico contas a pagar: Nas observações do contas a pagar, ao fazer o lançamento, é inserido automaticamente um histórico. Esse parâmetro compõe um modelo pré disposto de como será preenchido.

3 - Filial do Pagamento: Campo responsável pela filial do pagamento. Ao receber um boleto e o campo estar marcar como padrão, ao concluir o recebimento vai ser adicionado esse pagamento na filial da sessão em que o usuário que esta recebendo esta logado, ao marcar como origem vai pegar a filial da geração do titulo e ao marcar como conta vai ser pego a filial da conta responsável pelo pagamento.

Aba Contas à Receber

Na aba Contas à Receber, consta as configurações das contas à receber:

Deepin Screenshot selecionar área 20210218150959.png

1 - Desconto máximo recebimento %: Local selecionado em porcentagem, como por exemplo 2% de desconto máximo nos recebimentos. Ou seja, quando um operador receber manualmente uma fatura, ele poderá dar apenas esse percentual, convertido em reais, de desconto.

2 - Filial do Recebimento: Campo responsável pela filial do recebimento, ao marcar como padrão vai ser pego a filial da sessão, ao marcar como origem vai pegar a filial da geração do titulo e ao marcar como conta vai ser pego a filial da conta responsável pelo recebimento.

3 - Permitir cancelar a venda ao cancelar financeiro: Marcado como Sim, ao cancelar o financeiro a venda será cancelada caso não possua títulos em aberto ou recebido relacionados a mesma. Marcado como não o status da venda não muda ao cancelar o financeiro.

4 - Limite de boletos por lote no retorno: Ao processar o arquivo de retorno serão inseridos lotes de boletos com número de boletos máximo de acordo com o configurado nesse parâmetro. Se for configurado o valor 0, irá criar sempre 1 lote independente do número de boletos no arquivo.

Atenção: O uso desse parâmetro torna-se importante, pois divide retornos bancários extensos em lotes, impedindo que o sistema trave ou fique lento ao processar.

Aba Contas Contábeis

Na aba Contas Contábeis, consta as configurações do Planejamento Gerencial:

Deepin Screenshot selecionar área 20201221092551.png

Neste aba, preencheremos o plano de contas disposto em cada um dos campos vinculados a movimentação financeira. Tanto de entrada como saída.

Um Planejamento Gerencial é um conjunto de contas que serve de parâmetro para detalhamentos contábeis, como por exemplo, um demonstrativo de lucro. O principal objetivo desse plano de contas é fornecer informações da empresa à administração.

O IXCSoft trabalha com um plano de contas já inserido como padrão em sua licença, porém, para que possa preencher corretamente os seguintes campos, é importante entender o conceito para que seus relatórios fiquem condizentes com a sua realidade.

Vale lembrar que os campos com asterisco vermelho, são campos obrigatórios de preenchimento, onde será lançado automaticamente conforme a movimentação realizada. caso algum campo desses que seja obrigatório não estiver preenchido ao tentar fazer algum lançamento retorna erro, por falta de estar preenchido.

Campo Classe financeira somente será preenchido caso utilize classe financeira, para mais detalhes acesse Classe Financeira Gerencial.

Campo Impostos retidos será obrigatório apenas para empresas que são do Regime Tributário Normal (Lucro real ou Lucro Presumido), ai precisa criar os planejamentos conforme o plano contábil e preencher cada campo conforme solicitado. Para detalhe de como criar planejamento analítico acesse Planejamento analítico gerencial.

O IXCSoft tem um setor especializado em consultoria de gestão para que possa trabalhar seus processos, planejamento contábil e os dados necessários para gestão empresarial! Contate nosso setor comercial para um orçamento!.

Aba Carteira de Cobrança:

Screefhgfhgfhgnshot 7.png

1 - Mesclar carteira remessa/retorno: É um filtro de carteira. Essa opção deve ser utilizada quando na remessa ou retorno, tratam informações de mais de uma carteira com o mesmo convênio. Porém, caso tenha carteiras/convênios/bancos diferentes, o ideal é que a opção esteja desmarcada, tornando-se necessário o processamento individual.

2 - Permitir alterar o layout do boleto na impressão avulsa: Parâmetro utilizado quando, ao clicar em "Imprimir boletos", pelo cadastro do cliente, seja uma alternativa alterar layout para por exemplo, boleto + fatura detalhada. Mesmo na carteira estando selecionado um layout diferente, como 1 boleto por página.

3 - Cálculo de mora diária ate o vencimento na renegociação: Esse parâmetro habilita ou oculta os campos de juros e multas que se localizam em uma renegociação de boletos.

4 - Permitir abrir venda de boleto que já esta em remessa: Esse parâmetro impede ou habilita a abertura da venda em que tenha um financeiro já vinculado a uma remessa.

Aba Pro-rata:

Parametro financeiro - pro rata.png

Alteração de Contrato - (Pro-rata)

Campo onde parametrizamos como o contrato se portará a partir do momento que teremos alterações dentro deste.

Permitir data de alteração de contrato personalizada: Caso esteja selecionado como sim, o usuário poderá fazer alterações nas datas personalizadas, dentro da condição de pagamento.

Alterar plano sem cancelar: Quando fazemos uma alteração de velocidade pelo plano de venda, temos como padrão, o automático cancelamento do financeiro do cliente. Desde que o plano atual e antigo, tenham valores distintos. Portanto, caso esse parâmetro esteja selecionado como não, esse cancelamento ocorrerá. Caso esteja selecionado como sim, o financeiro permanecerá ativo.

Gera pro-rata em serviço adicional: Para serviços adicionais que possuem custo, esse parâmetro autoriza o uso do pro-rata, ou seja, o valor do custo poderá ser fracionado em parcelas futuras.

Utilizar o tipo de documento do plano de venda: Permite que utilize para o pro-rata o mesmo tipo de documento cadastrado no plano de venda. tipo de documento inserindo no sistema, podendo ser um documento fiscal de entrada ou saída de produtos com ou sem geração de financeiro. Ou um simples pedido de venda que gere apenas faturamento. Para saber mais sobre o Tipo de documento Acesse Aqui !

Motivo cancelamento padrão: Para que possa ser padronizado um motivo padrão de cancelamento de boleto quando alteramos o contrato pelo wizard.

Motivo cancelamento padrão para libera período: Quando liberamos o período do cliente dentro do mês, subentende-se que aquele período referente ao vencimento do boleto, será "isentado" deste contrato. Ou seja, que não será cobrado. Fazendo com que o pago até do contrato, seja "jogado" um período para frente. Quando for cancelado um boleto com tal opção pelo wizard, este será o motivo automaticamente incluso como padrão.

Condição de pagamento para títulos vencidos padrão: Quando o cálculo proporcional do vencimento dos títulos for feito no pro-rata, será selecionado nesse campo, a condição de pagamento que será utilizada para a geração de título.

Obs.: Botão de alteração pelo contrato Wizard liberado nas versões a partir de 14/06/2018.
Obs.: Vale lembrar que os campos virão preenchidos automaticamente caso os campos estejam devidamente configurados.

-

Voltar ao menu Parâmetros