Parâmetros de Contratos

Nesta aba, encontramos os Parâmetros Gerais de Contratos.

Lembrando que toda alteração feita aqui, é um parâmetro geral da empresa, acarretando a alteração em todos os clientes.

As opções disponíveis nesta aba, estão destacadas, conforme imagem abaixo. Acesse o menu:

Configurações do sistema > Parâmetros > Parâmetros gerais > Contratos:

Parametros - Contratoss.png

A baixo descrição referente a funcionalidade de cada campo da imagem acima:

Permitir alterar data base com financeiro: Estando marcado como "Sim" será possível alterar a data base de contratos que já tem financeiro gerado sendo que também precisa ter a permissão liberada dentro do grupo de usuário. Se estiver marcado como "Não", nenhum usuário conseguirá alterar a data base de contratos que já tenha financeiro gerado.

Contrato renovação padrão em meses: Dependendo do número de meses que estiver preenchido nesse campo será preenchimento automaticamente o campo "Fidelidade (meses)", esse outro campo fica dentro do contrato na aba Taxa de ativação como podemos observar como podemos observar aqui.

Assinatura digital dos contratos: Se marcado como "Sim" ao gerar um novo contrato o status de acesso do mesmo ficará como "Aguardando Assinatura" e o cliente conseguirá assinar o contrato digitalmente pela central do assinante, lembrando que para assinatura digital é necessário ter instalado o certificado Digital A1 no sistema. Se essa opção estiver marcada como "Não" ao gerar um novo contrato o status de acesso do mesmo ficará como "Desativado" e dispensará a função de assinatura digital e o mesmo deverá ser ativado manualmente.

Gerar financeiro pré-pago para assinatura digital: Se marcado como "Sim" e o sistema está configurado para que o cliente assine digitalmente o contrato, sendo que o tipo de cobrança vinculado ao contrato é pré-pago, no momento em que o cliente assinar o contrato pela central do assinante automaticamente irá gerar financeiro para o mesmo. Se marcado como "Não" o financeiro precisa ser gerado manualmente.

Ativação de contrato por assinatura de termo: Esse campo precisa ficar marcado como " Sim" , pois o sistema irá entender que o contrato será ativo através da assinatura do termo, e não do contrato. Podendo ser apresentado na Central do assinante para que o cliente assine, como segue a explicação Acessando Aqui

Receita de venda contratos: Planejamento analítico que será vinculado automaticamente nas vendas relacionadas ao contratos.

Regime de contabilização - CRE: Caso setado com "Sim" o sistema irá contabilizar por regime de caixa (no ato do recebimento), ou seja, irá contabilizar no caixa no momento do recebimento do mesmo, caso setado como "Não" será contabilizado com regime de competência (no ato do lançamento), sendo assim quando já for lança a venda ou fatura já ira contabilizar no caixa.

e o provedor realiza vendas de mercadorias (vendas de mercadorias/produtos deve sempre ser realizada com previsão NÃO, pois o estoque precisa ser contabilizado sempre no momento em que o produto deixa de fazer parte do estoque, sendo então que na previsão SIM isso não ocorrerá.)

Planejamento alteração de contrato: Planejamento analítico que será vinculado automaticamente se caso houver alteração nos contratos, como por exemplo o cancelamento.

Motivo alteração de contrato: Ao alterar contrato, será vinculado automaticamente o motivo da alteração do contrato.

Tipo de envio de cobrança padrão: Se marcado como "E-mail" ao gerar financeiro para o cliente automaticamente será enviado um e-mail para o mesmo com todos os boletos gerados, se caso estiver marcado como "Impresso" será necessário realizar a impressão ou envio manual dos boletos por e-mail.

Data de vencimento apenas em dias úteis: Se marcado como "Sim", ao gerar um financeiro os vencimentos serão somente em dias úteis se caso o vencimento fixo cair em feriado ou final de semana será sempre colocado o mesmo para o próximo dia útil, se marcado como "Não", o sistema irá respeitar o vencimento independente do dia.

Taxa de instalação obrigatória: Se marcado como "Sim", ao ativar um contrato será obrigatório o preenchimento e geração de taxa de instalação, se marcado como "Não" será opcional essa opção.

Contabilizar comodato por movimentação interna: Se marcado como "Sim", ao inserir um comodato no contrato, OS ou wizard de OS, automaticamente será contabilizado, sem precisar emitir uma saída, buscando a conta de comodato do sub-grupo do produto (Conta comodato). Se marcado como "Não", será necessário realizar a operação manual.

Movimenta comodato ao cancelar venda: O parâmetro é destinado para os comodatos patrimoniais vinculados a vendas + financeiro, (como na criação de faturamento pela Ordem de serviço, que consta aba de inserir comodato).

Quando marcado o parâmetro como "Não", ao cancelar um financeiro + venda o status de etiqueta irá voltar para comodato e o patrimônio continuará em comodato no contrato, não realizando a baixa do mesmo e impossibilitando movimentar a etiqueta em outra movimentação.

Quando o parâmetro estiver marcado como "Sim", ao cancelar um financeiro + venda o status da etiqueta irá voltar para disponível ou disponível técnico e o comodato do cliente será baixado automaticamente, possibilitando movimentar a etiqueta em outra movimentação. Esse parâmetro irá vir como padrão a opção marcada como "Não", para evitar que os comodatos sejam baixados ao cancelar o financeiro sem o cliente estar ciente da funcionalidade do mesmo.

Ativar

Screeswdsdsdnshot 3.png

E-mail de ativação do contrato: Ao ativar um contrato de cliente o mesmo receberá o e-mail configurado com a confirmação da ativação.

Envia anexo ativação contrato: Se marcado como "Sim" ao ativar um contrato e enviar um e-mail confirmando a ativação será enviado em anexo o contrato para o cliente. Caso marcado como "Não", não irá em anexo o contrato.

Atualizar status contrato com pendência: Caso estiver marcado como "Sim", quando o cliente bloqueado tem mais que uma fatura em atraso e pagar somente uma delas e a quantidade de dias da outra fatura que permaneceu em aberto se encaixar na configuração de dias para o aviso de pendência mas não mais para o número de dias para o bloqueio automático, o status de acesso do contrato irá alterar para financeiro em atraso. Se marcado como "Não", irá continuar bloqueado.

Status ao modificar informações de pagamento: Ao deixar um contrato de cliente com status de acesso aguardando assinatura e marcar a opção "Manter status", ao atualizar o pago até do cliente o contrato continua com o mesmo status Aguardando assinatura, mas se marcar a opção "Ativar contrato", ao atualizar o pago até irá alterar o status de acesso do contrato para Ativo.

Desativar

AsdsdsdsdScreenshot 4.png

Verificar se existem comodatos em aberto antes de desativar: Se marcado como "Sim" força o sistema a não deixar cancelar contrato se caso tenha produtos em comodatos para o mesmo. Se marcado como "Não", essa verificação não será feita.

Inativa cadastro cliente: Se marcado como "Sim" ao desativar um contrato automaticamente irá inativar o cadastro do cliente, se marcado como "Não" o cadastro do cliente continuará ativo após desativar o contrato.

OS retirada de equipamento: Selecione um parâmetro de modelo de OS (Processo Suporte), para que quando o contrato for desativado seja aberto automaticamente uma OS automática de retirada de equipamento ao desativar Contrato.

Quantidade de dias inadimplentes para cancelamento automático: Ao preencher esse campo, dependendo da quantidade dias que configurar, ao rodar a tarefa "Cancelar contratos inadimplentes" e dentro do contrato do cliente haver boletos em atraso e entrar dentro da quantidade de dias configurados, o contrato será desativado automaticamente.

Cancelar financeiro do cliente ao desativar contrato automaticamente: Se usar a tarefa "Cancelar contratos inadimplentes" e essa parâmetro estiver marcado como "Sim" ao desativar contrato os financeiros relacionados ao mesmo serão todos cancelados, se usar a opção "Não" somente irá desativar contrato mas todo o financeiro continuá em aberto e se marcar a opção "Somente Não Vencidos" ao rodar a tarefa somente irá cancelar os boletos que estão com status A receber e Não vencidos, os boletos vencidos irão permanecer aberto.

Motivo de cancelamento para tarefa: Se usar a tarefa "Cancelar contratos inadimplentes", o contrato será cancelado com esse motivo de cancelamento.

Aviso e Bloqueio

Screenasdadsshot 7.png

Força status acesso: Quando a opção estiver marcada como "Sim" vai fazer com que o sistema não mude automaticamente o status de acesso do contrato, se está bloqueado não vai sair do bloqueio, nesse caso somente o cliente só será desbloqueado de forma manual. Quando estiver marcado "Não", vai respeitar as rotinas automáticas do sistema, se tem que bloquear vai bloquear, cliente pagou o sistema libera, sem forçar status para o atual.

Ativa mensagem de aviso e bloqueio em fins de semana e feriados: Quando a opção estiver marcada como "Sim" seus clientes em atraso irão receber aviso e podem ter o acesso bloqueados em feriados e finais de semana. Caso estiver marcado como "Não" irá ocorrer o bloqueio e o aviso de pendência somente em dias úteis.

-

Retornar ao menu Parâmetros

Voltar ao menu Ativação por Assinatura