Plano de velocidade padrão

Introdução

OBS: Este cadastro depende de outro para ser efetuado, por favor verifique se já tem um produto cadastrado em seu sistema, se não tiver, deverá fazê-lo antes.

O plano de velocidade será essencial, principalmente, para informar ao concentrador o controle de banda das conexões e para os relatórios DICI do provedor.

Por meio da criação do plano de velocidade é possível controlar a banda de internet que será oferecida, assim controlando a quantidade DE megas que chega até a casa do cliente final. Sendo apenas necessário sua criação para venda de planos de internet. 

Menu

Para criação de plano de velocidade, vá em Provedor > Planos de velocidades e clique em Novo para cadastrar um novo plano de velocidade, ou em Editar para editar um já existente:

Provedor plano.png

Aba Plano

Provedor - planos de velocidades - novo2.png

Campos:

Produto: Informe o produto referente ao plano de velocidade sendo criado.

Nome do plano: Descrição opcional pela empresa, sem espaços ou caracteres especiais, use apenas underline. Ex.: Internet_Residencial_10M.

Configurações extras

Pool: Se tiver uma pool específica para um plano de velocidade, ela deverá ser configurada nesse campo (podendo ser pool de entrega via Radius ou Concentrador.

Dns: Nesse campo, se necessário é informado Dns para o plano de velocidade (o Radius informará o Dns no momento da autenticação).

Address-list IPv4: Gera atributos de adress-list no login do clientes, só irá funcionar se for utilizado com roteadores Mikrotik.

Aba Controle de banda padrão

Plano de velocidade - Controle de banda padrão.png

Campos:

QOS Ativo: Define se será ou não gerados os atributos de controle de banda para o plano.

Permite alteração de velocidade pela rotina: Nessa opção informa se a rotina de alteração de velocidade poderá alterar a velocidade desse plano no horário que executar.

Ativar alteração de velocidade para padrão: Se estiver utilizando Plano com controle de banda de velocidade turbinado ou Plano com controle de banda de velocidade reduzido, é necessário marcar como Sim, para que o plano volte à velocidade padrão após o fim do horário estipulado para estar turbinado/reduzido.

Executar Horas ( 0-23 ) Informe as horas separadas por vírgula: Nesse campo, você tem a possibilidade de informar em qual horário o plano de velocidade padrão será utilizado pelo cliente final (Preencher caso utilize Plano com controle de banda de velocidade turbinado ou Plano com controle de banda de velocidade reduzido.

Controle de upload

Nesses campos você deve configurar o controle de upload do seu plano de velocidade, informando a unidade em k ou M (NÃO será aceita outra forma de descrever a unidade), e se quiser, pode configurar burst no plano também.

Controle de download

Nesses campos você deve configurar o controle de download do seu plano de velocidade, informando a unidade em k ou M (NÃO será aceita outra forma de descrever a unidade), e se quiser, pode configurar burst no plano também.

Garantia de banda

Prioridade: Quanto menor a numeração, maior a prioridade de entrega de banda.

Garantia de Upload (k ou M): Se esse campo for preenchido, será adicionado aos atributos do plano os limites de garantia de banda para upload, a unidade deve ser informada em k ou M (NÃO será aceita outra forma de descrever a unidade).

Garantia de Download (k ou M): Se esse campo for preenchido, será adicionado aos atributos do plano os limites de garantia de banda para download, a unidade deve ser informada em k ou M (NÃO será aceita outra forma de descrever a unidade).

Aba DICI

Após configuração do controle de banda, precisará informar na configuração do plano os dados para seu relatório DICI.

Provedor - planos de velocidades - Dici.png

Campos:

Tecnologia: Será preenchido como a tecnologia de transmissão até o cliente

Faixa de velocidade: É necessário preencher conforme a velocidade de download que será entregue ao cliente em Mega

Tipo de conexão: Informar qual tipo de conexão no plano do cliente.

Finalizado

Feito isso, já temos seu padrão de entrega de banda. Agora será necessário cadastrar seu Plano de venda, para que tenha um padrão de cobrança desse plano de velocidade.

-

Retornar ao menu Planos de velocidade

Voltar ao menu Gerenciamento de Planos e Faturamento