Planos de velocidade/Nokia

Introdução

Nesta WiKi será repassado como configurar os planos de velocidade tanto de maneira estática quanto dinâmica e os atributos necessários para o funcionamento de ambas questões.

Colocando Parâmetros no Plano de Velocidade

Os campos a serem preenchidos sempre serão encontrados dentro deste seguinte caminho: Provedor -> Plano de velocidade -> Plano desejado -> Perfil para roteadores.

2022-01-05 13-55.png

Plano Estático

Para a utilização do plano estático, é necessário primeiro que já esteja criada o plano/policy dentro do concentrador. Com isto já feito, dentro do caminho citado anteriormente, basta preencher o nome do perfil SLA-Prof (nome da policy dentro do concentrador). Como no exemplo:

2022-01-05 14-01.png

Após isto, é necessário salvar o plano para gerar os novos atributos, cujos podem ser checados neste campo da imagem:

2022-01-05 14-31.png

Alc-SLA-Prof-Str se refere ao plano de velocidade criado dentro do concentrador Nokia.

Alc-PPP-Force-IPv6CP necessário para o usuário poder trafegar em IPv6.

Plano Dinâmico

Esse tipo de configuração é usada para cenários onde o controle de velocidade sera enviado pelo radius de forma dinâmica sem precisar ter a configuração de cada policer ou queue dentro do Nokia.

Ao selecionarmos como "sim" em Usar parâmetro dinâmico, irá gerar 2 novos parâmetros selecionáveis e também terá o nome do perfil SLA-Prof, como podemos ver na imagem:

2022-01-05 14-44.png

Usar parâmetro SLA-Prof como Ingress e Usar parâmetro SLA-Prof como Egress

Pode-se notar que há 2 opções de Ingress(Download) e Egress(Upload), são elas: Policer e Queue. Essas opções são próprias do concentrador, podendo ter planos de velocidade tanto quanto em Policer, quanto em Queue, isto fica a critério da maneira que você, cliente, trabalha.

Por mais que o radius irá entregar os atributos referente ao plano de velocidade, é obrigatório pela maneira que o concentrador trabalha de haver um "perfil" padrão de configuração de policer, isto em Nome perfil SLA-Prof. No caso da imagem a cima, foi utilizado o Policer.

Feito isto, podemos checar que o sistema irá gerar os atributos dos planos de velocidade, de maneira dinâmica, como Policer:

2022-01-05 14-53.png

Se for feito utilizando a maneira Queue, irá gerar de tal forma:

2022-01-05 14-55.png


-

Voltar ao menu Planos de velocidade