Pool Radius

Entrega de IP via Radius

Entrega de ip via Radius, esse método deixa o Radius responsável pela entrega de ips para os clientes e não o concentrador, por isso não pode haver pools de ips sendo entregue nos profiles dos servidores pppoe. Lembrando que servidor onde o IXC esta instalado deve ter um disco com alta velocidade de leitura pra essa função, recomendado ser HD SAS ou SSD.

Para criar o pool que sera entregue, deve-se ir em Provedor > Pool IP > Pools, após cadastrar o nome do pool deve dar uma descrição e salvar em seguida, como mostra a imagem abaixo.

Imageu.png

Após salvar, ir ate a aba “Endereços” e clicar no botão “Adicionar Rede”, Ira abrir uma janela para adicionar a rede para ser entregue pelo Radius.

Image2.png

Seleciona-se o pool criado anteriormente (1) e coloca a rede de ip que será entregue (2), sempre colocando a mascara no final com a " / ". Em seguida clicar em “Gerar Endereços” (3) e aguardar finalizar o processo onde os endereços são como na imagem abaixo.

Image3.png

Se quiser adicionar mais blocos de redes basta repetir o processo.

Agora que o Pool já esta criado tem que selecionar o modo que o mesmo vai ser entregue, podendo ser por Configuração Geral, Por concentrador, Plano de Velocidade e pelo Login do cliente.

Para entregar por configuração padrão, no qual vai ser entregue para todos os logins em todos os concentradores, ir em Provedor > Configurações > Configuração Padrão > Aba Parâmetros e selecionar o Pool (1) criado como na imagem abaixo.

Image4.png

Se preferir entregar pelo concentrador onde o pool apenas será entregue nesse concentrador, primeiro acessar o concentrador no sistema IXC Provedor > Concentrador e na aba “Outras opções” selecionar o Pool (1), como no exemplo abaixo.

Image5.png

Se desejar entregar por plano de velocidade basta ir em Provedor > Configurações > Planos de Velocidade e selecionar o plano desejado, na aba “Plano” (1) selecionar o Pool na opção como mostra a imagem abaixo.

Imagem6.png

Caso preferir entregar o pool pelo login do cliente, deve ir em Provedor > Logins e acessar o login do cliente e ir na aba “Concentrador” e selecionar o Pool (1).

Captura de tela de 2018-10-15 15-42-58.png

Lembrando que os ips que são entregue dinamicamente não podem ser fixados ao login do cliente. Para verificar o status dos ips e ver se estão sendo usados ir em Provedor > Pool IP > Pool Radius, conseguira visualizar se o ip já esta ocupado, disponível ou reservado. Como na imagem abaixo.

Polllll.png

Para que o sistema faça a varredura dos ips que estão em uso é necessário criar a tarefa "Corrige expire time Radius" para rodar a cada 30 minutos, essa tarefa ira fazer a checagem dos ips em uso em intervalos de 30 minutos

Lembrando que a entrega de Pool tem uma ordem de prioridade por qual pool será entregue caso todas as formas de entrega acima tenham sido configuradas, sendo elas em ordem decrescente, a mais alta é pelo pool setado no login, em seguida no qual foi setado no plano de velocidade, seguido pelo concentrador e com a prioridade mais baixa e o setado na Configuração Padrão.

Após todo o processo ser feito, o Radius deve ser recriado e a tarefa "Corrige expire time pool radius" colocada para rodar a cada 30 minutos..

-

Voltar ao menu Pool IP