Possíveis problemas ao tentar desconectar clientes NE20, NE40, NE8000

Introdução/Requisitos

Para fazer a desconexão dos usuários PPPoE/IPoE via incoming (COA) é necessário que o concentrador Huawei contenha alguns atributos específicos.

Procedimento

Atributo exclusivo NE8K

Em particularidade no Huawei NE8K precisa ter um atributo a mais em comparação com o NE20 e 40. Na configuração de Incoming (CoA) é necessário adicionar o atributo a baixo, além da configuração padrão.

radius local-ip ipdoconcentrador
  • Segue atributo adicionado no NE8K
Teste.png

Atributos para ambos (NE20, NE40 e NE8K)

As formas de analise para desconexões via CoA pode ser feita diretamente pelo servidor utilizando o radsniff assim sendo possível identificar o request e o response da solicitação de desconexão. Segue alguns exemplo de problemas e soluções a baixo.

2022-06-14 11-03.png

Para o caso acima é necessário verificar duas situações; Se for NE8K verifique se tem o atributo informado acima, caso não tenha, adicionando vai resolver o problema, caso tenha, ou em NE20 e 40 que não precisa o atributo, o problema pode ser um Firewall/Nat ou a interface principal de link/resposta que não consegue chegar no destino que é o IXC.

Outro erro que pode ocorrer:

2022-06-14 11-10.png

Para este caso o comando foi realizado com sucesso, porém o concentrador respondeu por um outro endereço de ip, cujo o IXCSoft não conhece, consequentemente informando um erro no sistema. Neste caso, para não ocorrer o erro, basta que o concentrador responsa pela mesma interface que recebe a requisição via CoA.

Para isto, podemos forçar uma interface de resposta no radius-server;

  • Para utilizar a interface:
radius-server source interface NOMEDAINTERFACE
  • Para utilizar o ip:
radius-server nas-ip-address IP_HUAWEI

Segue atributo adicionado na configuração do radius;

Captura de Tela Área de Seleção 20210727085430 (1).png




Voltar para ao menu Concentradores