Requisição de Materiais

A requisição de materiais é utilizada por usuários que precisam retirar materiais de um almoxarifado para utilizar em outro. Para acessar esta opção no sistema, acesse, menu Sistema > Estoque > Requisição de Materiais conforme imagem abaixo:

Requisição 1.png

Quem deve realizar a requisição é quem está solicitando o produto, a requisição deve ser feita logado pelo seu usuário no IXC, no cadastro do usuário precisará ter o vinculo do Almoxarifado padrão, e o Colaborador/responsável pelo pedido.

Caso não tenha este campo na requisição de material ficará sem preenchimento, ao tentar Salvar irá ocorrer o erro preencha o Colaborador, conforme imagem abaixo:

Imagem colaborador.png

Para aparecer esta opção de preenchimento do campo vazio/em branco você precisará ir em Configurações > Usuários > Usuários, selecionar o usuário e Editar, ir até a aba Parâmetros, campo Ordens de Serviço > Colaborador/Responsável. Pesquisar o colaborador e Inserir e Salvar.

Imagem colaborador 1.png

No aba almoxarifado é necessário relacionar o almoxarifado do colaborador no cadastro do usuário, caso contrário o sistema irá relacionar sempre o almoxarifado padrão ou principal dos parâmetros de estoque. Conforme imagem abaixo;

Requisição 3 1.png
Obs:
Imagens acima: É importante lembrar que após realizar a alteração, o usuário que foi alterado necessita fazer logoff e acessar o IXC novamente.

Após os campos da tela de requisição de materiais serem preenchidos automaticamente, tendo a informação do Colaborador/Responsável que esta pedindo o material, o Almoxarifado que esta ativo sim no cadastro do usuário.

Obs: Inserir as informações sobre a requisição.

Ao realizar um requisição de materiais, para conferencia desse pedido, ao confirmar a requisição, na transferência entre almoxarifados aparecerá o ID da requisição no campo Obs

Status do pedido “Aberto”. Clique em Salvar. Conforme imagem abaixo;

Requisição de material - requisição.png

Ao lado após clicar em Salvar vai habilitar a aba Itens, nesta aba será inserido os produtos, clique em Novo, para inserir o Produto basta clicar na lupa ou dar F2 pesquisar pelo produto e inserir, caso você saiba o ID do produto pode inseri-lo manualmente na caixa de dialogo clicar em Enter, insira a Quantidade, os campos, Saldo, Quantidade cancelada tem preenchimento automático.

Requisição de material - itens - novo.png

Após preencher é só clicar em Salvar.

Registro inserido com sucesso .png

Você pode inserir quantos produtos desejar na mesma requisição. Conforme imagem abaixo:

Requisição de materiais - multiplos itens.png

Após terminar a requisição ela ficará com Status "Aberto" até que o responsável pelo almoxarifado de onde sairá o produto confirme a requisição.

Poderá Confirmar ou Cancelar a requisição dentro do formulário clicando nos botões desejados.

Requisição material, confirmar ou cancelar.png

Também poderá confirmar a requisição na tela inicial desse menu, basta apenas clicar em Confirmar requisição, conforme imagem abaixo:

Requisição 6.png

Será aberto uma tela de inserção do Almoxarifado de origem e a Filial de origem, que vai transferir o material para o outro almoxarifado, lembrando que tem que ser o almoxarifado que tem saldo deste produto em estoque para poder transferir com sucesso.

O Almoxarifado destino e a Filial de destino que vai receber o material, não é um campo alterável, para não ocorrer problemas futuros, e já virá preenchido pois é o almoxarifado que está requisitando. Clicar em Confirmar para transferir os itens.

Requisição 7.png

Feita a confirmação, irá aparecer na grid principal a requisição com Status de "Fechado". Após a requisição esta neste status, não se consegue mais fazer alterações:

Requisição final.png
Obs: "Caso no grupo de usuário estiver para Esconder os Botões e Campos, para liberar esta opção de Almoxarifado de Origem" acesse o link Formulário para confirmar requisição de materiais configurações.

Para casos onde haja produtos do tipo patrimônio relacionados com a requisição, acesse o link Requisição de Itens Patrimoniais, para obter mais informações.

-

Retornar ao menu Requisição de materiais

Voltar ao menu Estoque.