Verifica Status Clientes pppoe via SNMP

A tarefa Verifica Status Clientes pppoe via SNMP foi desenvolvida pensando em solucionar os problemas com o status dos logins no IXC, para casos em que o concentrador não está tendo 100% de eficácia no envio de accounting ("contabilidade" dos logins) para o servidor radius. Uma vez que o concentrador não enviar o accounting de conexão, ou desconexão para o IXC, o status dos logins vão ficar com uma incoerência, e nesses casos, podemos configurar essa tarefa como solução paliativa.

Atualmente, a tarefa de verificação de status funciona com concentradores Huawei e Juniper, e busca o status dos logins no concentrador, além do IP e MAC do login do cliente. A tarefa não tem relação com monitoramento de tráfego por SNMP.

Após ter configurado o grupo SNMP, em Configuração SNMP, iremos colocar o ID do grupo SNMP criado na aba outras opções do concentrador:

Provedor > Concentradores. Selecionar o concentrador desejado e clicar em Editar, ir na aba "Outras opções":

Snmp123123.jpg

Após ter inserido o concentrador em um grupo SNMP, iremos configurar a tarefa Verifica Status Clientes pppoe via SNMP.

Siga até Ferramentas > Ferramentas > Agenda de tarefas > Novo:

Tarefaasddsa.jpg

Após isso, vamos criar a tarefa:

Tarefa2sda.jpg

No exemplo, configuramos a tarefa pra executar a cada 45 minutos, pois como ela costuma ser configurada em concentradores com uma carga maior de clientes, a consulta pode ficar um pouco pesada caso fique em um intervalo de tempo menor. Qualquer dúvida sobre o assunto pode ser solicitada pela plataforma de atendimento, no SAC - Integração rede sistema.

-

Voltar ao menu Agenda de Tarefas