Verificar log freeradius

O freeradius é um serviço de radius que já vem instalado e ativo no sistema operacional quando é instalado o IXCProvedor.

Uma ferramenta muito importante de analise para manutenção de logins do IXCProvedor é o log do freeradius. Com ele é possivel levantar informações importante para resolução de problemas referente a autenticação de clientes..

1. ACESSANDO LOG PELO IXCPROVEDOR

Para abrir o log do Freeradius basta clicar com o botão direito do mouse na dashboard do IXCProvedor em seguida clicar em “Informações Servidor”:

Logradius.png

Em seguida irá abrir uma tela dos serviços disponíveis no servidor.

Logradius2.png

Ao selecionar a opção de ver os logs do radius será requisitada uma senha. Você pode colocar a senha 0 ou alternativamente qualquer quantidade de zeros. Informada a senha, pressione OK.

No log você verá as requisições de autenticação dos clientes que estão tentando se autenticar pelo radius.

Log Radiu.png

2.3 - Se a requisição for aceita pelo radius vai aparecer como “Login OK” e a linha escrita na cor verde. Se a requisição não for aceita, por algum motivo de login incorreto, irá aparecer na cor vermelha.

2.4 - Podendo levantar informações como login e senha do cliente, concentrador que enviou a requisição e o MAC address do cliente.

2.5 - No campo direito superior da tela, você terá a opção de pausar o log, para ter uma melhor análise das requisições.

Com isso então é possível verificar possíveis problemas na autenticação de logins no IXC através de uma análise bem detalhada. Também é possível fazer uma verificação semelhante através do diagnóstico de login.

-

Voltar ao menu Informações do Servidor