Adicionando ISO para instalação de OS no Proxmox

Revisão de 10h32min de 19 de maio de 2021 por Paulo Fernando Vedovatto (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Adicionando ISO para instalação de OS no Proxmox VE

Um arquivo ISO (.iso) é uma imagem de CD, DVD ou BD de um sistema de ficheiros ISO9660. Por outras palavras, refere-se a qualquer imagem de um disco óptico, mesmo uma imagem UDF. Alguns dos usos mais comuns incluem a distribuição de sistemas operativos, tais como sistemas Linux ou BSD, e Live CDs. A sigla ISO significa Organização Internacional de Padronização (International Organization for Standardization) e está sendo padronizada por ISO9660.

Esse tipo de gravação permite manter os padrões originais com cópia em uma “imagem” perfeita. O arquivo em ISO é importante para fazer uma formatação limpa, sem manter arquivos e com o sistema “sem erros”, ou serve também como alternativa ao instalador automático integrado nas versões anteriores do sistema operacional.

Comumente o arquivo ISO é disponibilizado no site oficial do OS em questão, como no caso da IXCSoft que disponibiliza a ISO de instalação do sistema direto em seu site. Caso queira baixar a ISO do IXC pode estar acessando nosso site ou clicando em Instalação do DebianIXC.


A instalação de OS em uma VM no Proxmox VE funciona da mesma forma, através de ISO. Neste material será apresentado de forma simples e prática como efetuar upload de ISO para criação de VM no Proxmox VE.


Passo 1

Primeiramente acesse seu Proxmox e selecione o armazenamento local onde deseja inserir sua nova ISO.

Ix1.png

Passo 2

Após selecionar o armazenamento local onde irá subir o novo arquivo clique em Content em seguida clique em Upload.

Ix2.png

Passo 3

Ao clicar em Upload irá abrir uma janela para inserir o arquivo desejado.

Em Content possui a opção de selecionar ISO Image ou Container Template. ISO Image é para criação de uma VM onde é instalado o OS por completo, seu arquivo é com extensão .iso e Container Template é para o caso de criação de um novo Container onde não há a necessidade de instalar Kernel, seu arquivo é com extensão .tar.gz. No nosso caso vamos escolher ISO Image para subir um arquivo de instalação em VM.

Ix3.png

Clique em Select File... e escolha a ISO desejada em seu computador. Selecione o arquivo desejado para realizar Upload e clique em Open.

Passo 4

Assim que o arquivo desejado estiver selecionado pode estar clicando em Upload e dando inicio ao processo de upload do arquivo desejado.

Ix4.png


Ix5.png

Passo 5

Quando o processo de upload estiver concluído e a ISO estiver no armazenamento local correto, conforme imagem abaixo, pode estar dando inicio ao processo de criação de sua VM.

Ix6.png

Caso possua dúvidas de como criar uma VM pode estar acessando ao nosso material Criando nova VM no Proxmox e tirando suas duvidas.

Referências:

https://www.thomas-krenn.com/de/wiki/Proxmox_ISO_Upload

-


Voltar ao menu Proxmox