Autorizar ONUs
Introdução
Para autorizar ou provisionar ONU's ou ONT's utilizamos o botão Autorizar ONUs que esta localizado dentro do menu Sistema > Provedor > Autorizar ONUs. Dentro deste menu de autorização de ONUs teremos uma nova tela como abaixo, onde serão listadas as ONUs que estão disponíveis para autorização.
Autorizando uma ONU
Ao acessar o menu de autorizar ONUs você vai se deparar com a seguinte tela, para consultar as ONU's de todas as olt's cadastrados basta ir em menu Sistema > Provedor > Autorizar ONUs e clicar no botão Consultar todas. Mas se preferir consultar ONU's de uma olt em especifico clique no botão Consultar por OLT onde ira abrir uma nova janela para escolher a OLT desejada.
Se optar por consultar todas as OLT's terá este resultado:
Se optar por consultar separadamente por OLT, clicando no botão Consultar por OLT, vai abrir a seguinte janela:
Em seguida terá este resultado:
Após realizar a consulta das ONUs o sistema ira listar as ONU's disponíveis para autorização, para isso é importante que todas as olt's estejam com comunicação ok entre o ixc e a olt e tambem que tenham ONU's desautorizadas na olt, confira como cadastrar uma olt aqui.
Depois de selecionar a onu para autorizar clique no botão Autorizar ONU e você será direcionado a tela de autorização da onu que selecionou. Abrindo a janela abaixo.
A tela é composta por:
- Projeto: Vincula a ONU a um projeto do IXCMaps;
- Caixa FTTH: Vincula a ONU a uma caixa de atendimento cadastrada;
- Transmissor: É um campo auto-preenchido com a OLT a qual a ONU está ligada;
- Hardware: Campo aonde podemos vincular informações da ONU como imagem , fabricante, quantidade de portas e modelo da mesma.
- Contrato: O contrato do cliente que está sendo ativado;
- Login: O login de cliente que será gravado na ONU;
- Nome: É um campo auto-preenchido com o login do cliente que está sendo ativado;
- MAC: É um campo auto-preenchido com o MAC address da ONU que está sendo provisionada;
- Perfil: Onde deve ser informado o perfil de autorização de ONU conforme o modelo físico de ONU e o modo em que será provisionada - o IXC já conta com alguns perfis mais utilizados do mercado. O perfil cadastrado vai gerar o script que será lançado em um array na ONU no momento do provisionamento, por isso é necessário escolher o perfil correto no momento do preenchimento desse campo. Confira perfis de autorização para clientes fibra;
- Pon Id é um campo auto-preenchido com a PON e a Porta da OLT onde a ONU está ligada;
- Vlan Uplink: é a porta de uplink da ONU;
- Onu Número é um campo auto-preenchido com a id que a ONU vai pegar dentro da PON;
- Gemport: Algumas OLT são configuradas para usar a Gemport. Se esse for seu caso é neste campo que a informação é inserida;
- Script: esse campo é preenchido como base no perfil selecionado e coletando as informações inseridas nos campos acima. Esse script só deve ser modificado se houver necessidade e se o conhecimento do operador for avançado.
Após todas as informações serem inseridas nos campos, deve-se salvá-las usando o botão Salvar. A tela ira ficar semelhante a este exemplo:
Após isso você pode conferir como o script será lançado na olt clicando no botão Integração OLT > Visualizar Script onde abrira uma nova janela com o script, conforme este exemplo:
Agora para que os comandos do script sejam enviados para a olt. Você deve clicar no botão Integração OLT > Gravar No Dispositivo, conforme exemplo abaixo:
Os campos da Aba Informações serão auto preenchidos pelo sistema. A aba Histórico de Potencialização gravará a potencia de sinal que está chegando na ONU conforme for configurado na Rotina de Monitoramento de Hosts, veja como configurar as rotinas de Monitoramento.
Para ver como desautoriza-la, acesse nossa página Desautorizar ONUs.
-
Retornar ao menu Transmissores
Voltar ao menu Provedor