Como criar um tipo de cobrança

Revisão de 15h37min de 25 de janeiro de 2022 por Paulo Fernando Vedovatto (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

O tipo de cobrança é a opção que será vinculada ao contrato. Traz dados contratuais como informação se o cliente utiliza planos pós pago ou pré pago, parâmetros para bloqueio quando houver falta de pagamento e base de cálculo para cobrança das mensalidades.

Para criar um tipo de cobrança é preciso acessar ao menu Cadastros > Contratos > Tipo de cobrança > Novo, imagem abaixo:

Captura de Tela 2019-06-26 às 08.41.03.png

Preencher as informações solicitadas para que o tipo de cobrança seja válido.

Captura de Tela 2018-11-06 às 17.47.45.png

Tipo Contrato: O usuário irá descrever qual será o tipo de cobrança que será inserido no contrato;

Tipo Pagamento: Irá definir se será pré ou pós pago;

Base período prestação:

  • Vencimento (Do dia do vencimento do cliente até um dia antes do próximo vencimento Ex: Se a data de vencimento é dia 10, será gerado do dia 10 até o próximo dia 09, o próximo do 10 ao 09 e assim por diante).
  • Contrato (Da data de ativação até o próximo dia anterior da data de ativação Ex: Se foi ativado dia 5, será do dia 5 até dia 4 do próximo mês)
  • Período (Do primeiro período até o último do mês, ex: dia 01 até dia 30)

Data vencimento: Pega como base a geração do financeiro pela data vencimento, ou seja, da data base até o vencimento (isso para caso de primeira parcela gerada, na segunda parcela gerará no período da data de vencimento até a data do próximo vencimento do boleto).

Data contrato: Vai gerar pela data base do contrato, ou seja, da data base até o mesmo dia da data base no próximo mês;

Período: Vai gerar sempre da data base financeira até ultimo dia do mês (isso para casos de primeira parcela gerada, a segunda mensalidade, gerará como período sempre do primeiro dia do mês, até o último dia do mês). OBS: Importante lembrar que quando data base é final de mês o sistema não vai pular o período e gerar para o mês seguinte uma parcela com valor de proporcional + mês cheio.

Condição de pagamento: Será inserida conforme você estiver cadastrando o tipo de cobrança. Para cada tipo de cobrança será necessário cadastrar uma condição de pagamento

Avisar ao atrasar número de dias: Deve informar os dias que deve avisar o cliente após o vencimento do boleto (tela de aviso).

Bloquear ao atrasar número de dias: Deve informar quantos dias deve bloquear o cliente após o vencimento.

Bloquear ao atrasar renegociados n° de dias: Para não utilizar essa função deixe como padrão 0. Ao preencher os dias o sistema considera o campo para bloqueio de boletos renegociados (Isso é para parcelas geradas de renegociações).

Na aba Parâmetros

Captura de Tela 2019-08-03 às 10.58.44.png

Parcela para cobrar o valor proporcional: seleciona em qual parcela (primeira parcela ou segunda parcela) que será cobrado o proporcional da diferença de dias do vencimento da parcela para ativação do contrato.

Máximo de dias cobrança proporcional: Existem maneiras diferentes para o ajuste nesse campo. Pode-se configurar para que se crie apenas um boleto com o valor da mensalidade somado com o valor do proporcional, também pode-se criar boletos diferentes para o proporcional e a mensalidade.

Para gerar um boleto apenas, deve-se deixar o número 0 no campo, assim, padronizando a configuração.

Ex 1: Se a primeira cobrança do contrato abrange um período de 45 dias, 30 (1° período mensal) + proporcional de 15 dias (dias de diferença do 1° período mensal) no primeiro mês, se o valor do campo estiver 0, vai gerar o primeiro recebível para todo o período (45 dias).

O que acontece se inserir um número diferente do 0 (zero) ?

Ex 2: Se inserirmos 10 (dias) no campo, e a data base financeira até o primeiro vencimento do cliente der menos de 10 dias, (ex: se hoje for dia 19 e o vencimento for dia 25, os 6 dias que sobram, o sistema cobrará esses 6 dias junto com o primeiro boleto do cliente, acabará seguindo a mesma lógica do exemplo 1). Se hoje for dia 19 e o vencimento for dia 5 do mês seguinte, dando um número maior de 10 dias (de diferença) a qual informamos no campo. O sistema gerará dois boletos, um com a mensalidade e o outro apenas com o proporcional.

Parcelas para cobrança dos serviços/ descontos adicionais: parcelas em que será acrescentado o valor da cobrança adicional. Ex: 1, 3, 5 o padrão é 1 assim vai acrescentar o valor do adicional apenas na primeira parcela.

Máximo de títulos em aberto para gerar financeiro: Esse parâmetro irá influenciar nas gerações de financeiros futuras, ao inserir um número máximo no campo, o sistema só gerará financeiro quando o número de boletos em aberto no contrato do cliente for menor a quantidade apresentada nesse parâmetro.

Ex: Ao inserir o número 5, o sistema permitira que seja gerado o próximo financeiro quando o cliente tiver apenas 4 boletos em aberto.

Dias de carência: ao gerar financeiro do contrato, se for pré-pago, então adiciona os dias de carência no vencimento da primeira parcela. (apenas se for a primeira vez que gera o financeiro do contrato)

-

Retornar ao menu Tipo de cobrança

Voltar ao menu Gerenciamento de Planos e Faturamento