Mudanças entre as edições de "DICI"

Linha 32: Linha 32:
 
'''Mês:'''  Consulta o mês com até 2 dígitos, com base na data de emissão das Notas fiscais e filtro de data referência na geração do DICI em (menu sistema -➤ provedor -➤ pasta DICI SCM -➤ parâmetros para gerar arquivo -➤ campo ano).
 
'''Mês:'''  Consulta o mês com até 2 dígitos, com base na data de emissão das Notas fiscais e filtro de data referência na geração do DICI em (menu sistema -➤ provedor -➤ pasta DICI SCM -➤ parâmetros para gerar arquivo -➤ campo ano).
  
'''Cidade:'''  Código do IBGE no cadastro de cidades de acordo com a cidade que está no cadastro do cliente em (Menu sistema  -➤ cadastros  -➤ cliente  -➤ aba de endereço, campo cidade).  
+
'''Cidade:'''  Código do IBGE no cadastro de cidades, segue de acordo com o endereço principal do cliente. Existem três maneiras de apresentar o endereço principal:  <blockquote>Seguindo em Cadastros > Clientes, na aba endereço, inserir o endereço. Caso nenhuma das opções a seguir seja selecionada esse ficará como endereço principal.</blockquote><blockquote>Seguindo em Cadastros > Contratos, aba Endereço, inserir o endereço e ativar o botão "Considera endereço padrão do cliente"</blockquote><blockquote>Seguindo em Cadastros > Contratos, aba Logins, editar o Login. Seguir na aba Endereço, inserir o endereço e ativar o botão "Endereço padrão do cliente"</blockquote>'''Tipo_cliente:''' Informação do tipo de pessoa, se é física, jurídica ou uso próprio, essa informação está no cadastro de clientes do provedor.  
 
 
'''Tipo_cliente:''' Informação do tipo de pessoa, se é física, jurídica ou uso próprio, essa informação está no cadastro de clientes do provedor.  
 
  
 
'''Tipo_atendimento:'''  Informação que está no cadastro do cliente do provedor, na aba endereço, foi criado um novo campo Tipo de localidade(Zona Rural ou Zona Urbana)  
 
'''Tipo_atendimento:'''  Informação que está no cadastro do cliente do provedor, na aba endereço, foi criado um novo campo Tipo de localidade(Zona Rural ou Zona Urbana)  

Edição das 10h36min de 17 de janeiro de 2022

Importante: Antes de gerar o arquivo DICI verifique as informações de tratativa de contratos cancelados, pois influencia nas informações a serem levadas no DICI. Clique aqui para configurar.

DICI - Sistema de Dados, Informação, Conhecimento e Inteligência. A Anatel coleta o DICI periodicamente para acompanhar o mapeamento da população que tem acesso à internet banda larga em municípios brasileiros. Além disso, a fiscalização também serve para determinar novas políticas públicas de expansão de serviços de internet fixa no país. Com DICI é mais fácil o cruzamento de dados com outras entidades, e assim intensificar as fiscalizações de provedores clandestinos e não-concordâncias de informações com órgãos estatais

Para realizar a geração do arquivo DICI, precisa seguir o caminho menu Sistema > Provedor > DICI SCM > Parâmetros para gerar arquivo:

Dici scm - parametros.png

Após localizar a aba, usar o botão "Novo" e preencher as informações solicitadas referente a sua filial que deseja gerar o arquivo:

Modelo de nota deve-se selecionar o modelo que emite se é 21 ou 22, caso a empresa emita os dois modelos na mesma filial e ambas os itens dela seja tipo internet pode marcar todas.

Em Tipo de Produto para SCM seleciona Internet. Conforme imagem abaixo:

DICI SCM.png

Adicione as informações e use o botão "Salvar" na sequência use o botão "Carregar Informações".

Para verificar se as informações foram carregadas corretamente siga o caminho menu Principal > Provedor > DICI > Itens do arquivo.

Itens DICI.png

Ao recarregar as informações da grid, vai trazer as informações nessa tela espelho do documento, essas serão as informações que serão unificadas e irão a arquivo.

Elas podem ser editadas, só precisa selecionar a desejada e usar o botão "Editar".

Após carregar todas as informações e as mesmas estiverem corretas, pode estar realizando o download do arquivo pelo caminho menu Cadastros > Provedor > SCM DICI > Parâmetros para gerar arquivo, Editar o desejado e clicar no botão Gerar CSV.

Csv DICI.png

Após isso, só precisa enviar o arquivo para ser validado pela Anatel.

Consulta para cada campo do layout:

CNPJ:​ O CNPJ rá puxar da filial que fi selecionada para a geração do DICI em (Menu sistema -➤ provedor -➤ pasta DICI SCM -➤ parâmetros para gerar arquivo -➤ campo ano.)

Ano: Consulta o ano com 4 dígitos, com base na data de emissão das Notas fiscais e filtro de data referência na geração do DICI em (Menu sistema -➤ provedor -➤ pasta DICI SCM -➤ parâmetros para gerar arquivo -➤ campo ano).

Mês: Consulta o mês com até 2 dígitos, com base na data de emissão das Notas fiscais e filtro de data referência na geração do DICI em (menu sistema -➤ provedor -➤ pasta DICI SCM -➤ parâmetros para gerar arquivo -➤ campo ano).

Cidade: Código do IBGE no cadastro de cidades, segue de acordo com o endereço principal do cliente. Existem três maneiras de apresentar o endereço principal:

Seguindo em Cadastros > Clientes, na aba endereço, inserir o endereço. Caso nenhuma das opções a seguir seja selecionada esse ficará como endereço principal.

Seguindo em Cadastros > Contratos, aba Endereço, inserir o endereço e ativar o botão "Considera endereço padrão do cliente"

Seguindo em Cadastros > Contratos, aba Logins, editar o Login. Seguir na aba Endereço, inserir o endereço e ativar o botão "Endereço padrão do cliente"

Tipo_cliente: Informação do tipo de pessoa, se é física, jurídica ou uso próprio, essa informação está no cadastro de clientes do provedor.

Tipo_atendimento: Informação que está no cadastro do cliente do provedor, na aba endereço, foi criado um novo campo Tipo de localidade(Zona Rural ou Zona Urbana)

Tipo_meio: Tipo de conexão, disponível no cadastro de Logins (5.8, 2.4, Fibra, Cabo).

Tipo_produto:​ Informação do contrato do cliente do provedor, são consultados os tipos de produtos do mesmo (Internet, Telefonia, Serviços e SVA)

Tipo_tecnologia:​ Informação contida no Plano de velocidades, dentro da aba SICI, campo Tecnologia.

Velocidade:​ Informação localizada no Plano de velocidades na aba Controle de Banda Padrão campo Download (k ou M) que seria a Velocidade em Mpbs

Qt_acessos:​ Quantidade de produtos na nf de saída (Saídas/Vendas/ aba Produtos, campo quantidade), serão contabilizados todos os registros.

Condições para selecionar esses dados:

➤ Busca a filial de emissão da venda/nota;

➤ Ano que está configurado nos parâmetros de geração e comparado com a data de emissão da venda/nota

➤ É feita consulta no mês definido nos parâmetros de geração e comparado com a data de emissão da venda/nota

➤ ​ Filtra apenas Notas fiscais modelos 21 e 22.

➤Filtra​ ​ somente Notas fiscais finalizadas

OBS:

- É todo gerado com base no acesso(login), e gera os dados de notas que contém esse vínculo com login.

- Se não tiver notas na filial vai gerar em branco

- Periodicidade da coleta: mensal​ .

- Limite de entrega: os arquivos deverão ser encaminhados à Agência até o dia 15 (quinze) de cada mês subsequente ao fato medido.

- Não é possível comparar número de notas do arquivo com número de notas no IXC, pois uma nota pode ter vários acessos, sendo assim de forma geral não vai fechar as quantidades.

- Exemplo prático de quantidade de acessos: 1 nota com 2 produtos e cada um dos produtos têm login, vão ter 2 quantidade de acesso.

-

Voltar ao menu DICI SCM