DICI

Revisão de 09h25min de 13 de abril de 2022 por Jussara Marins (discussão | contribs) (a)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Importante: Antes de gerar o arquivo DICI verifique as informações de tratativa de contratos cancelados, pois influencia nas informações a serem levadas no DICI. Clique aqui para configurar.

DICI - Sistema de Dados, Informação, Conhecimento e Inteligência. A Anatel coleta o DICI periodicamente para acompanhar o mapeamento da população que tem acesso à internet banda larga em municípios brasileiros. Além disso, a fiscalização também serve para determinar novas políticas públicas de expansão de serviços de internet fixa no país. Com DICI é mais fácil o cruzamento de dados com outras entidades, e assim intensificar as fiscalizações de provedores clandestinos e não-concordâncias de informações com órgãos estatais

Para realizar a geração do arquivo DICI, precisa seguir o caminho menu Sistema > Provedor > DICI SCM > Parâmetros para gerar arquivo:

Dici scm - parametros.png

Após localizar a aba, usar o botão "Novo" e preencher as informações solicitadas referente a sua filial que deseja gerar o arquivo:

Modelo de nota deve-se selecionar o modelo que emite se é 21 ou 22, caso a empresa emita os dois modelos na mesma filial e ambas os itens dela seja tipo internet pode marcar todas.

Em Tipo de Produto para SCM seleciona Internet. Conforme imagem abaixo:

DICI SCM.png

Caso tenha adicionado o modelo de nota como todas, irá habilitar um novo campo que o agrupar por código Fistel, que se marcado como sim e tiver mais que uma filial com código Fistel igual e com dados para ser gerada serão unificados os dados de ambas as filiais.

Filial filstel SCM.png

Adicione as informações e use o botão "Salvar" na sequência use o botão "Carregar Informações".

Para verificar se as informações foram carregadas corretamente siga o caminho menu Principal > Provedor > DICI > Itens do arquivo.

Itens DICI.png

Ao recarregar as informações da grid, vai trazer as informações nessa tela espelho do documento, essas serão as informações que serão unificadas e irão a arquivo.

Elas podem ser editadas, só precisa selecionar a desejada e usar o botão "Editar".

Após carregar todas as informações e as mesmas estiverem corretas, pode estar realizando o download do arquivo pelo caminho menu Cadastros > Provedor > SCM DICI > Parâmetros para gerar arquivo, Editar o desejado e clicar no botão Gerar CSV.

Csv DICI.png

Após isso, só precisa enviar o arquivo para ser validado pela Anatel.

Consulta para cada campo do layout:

CNPJ:​ O CNPJ rá puxar da filial que fi selecionada para a geração do DICI em (Menu sistema -➤ provedor -➤ pasta DICI SCM -➤ parâmetros para gerar arquivo -➤ campo ano.)

Ano: Consulta o ano com 4 dígitos, com base na data de emissão das Notas fiscais e filtro de data referência na geração do DICI em (Menu sistema -➤ provedor -➤ pasta DICI SCM -➤ parâmetros para gerar arquivo -➤ campo ano).

Mês: Consulta o mês com até 2 dígitos, com base na data de emissão das Notas fiscais e filtro de data referência na geração do DICI em (menu sistema -➤ provedor -➤ pasta DICI SCM -➤ parâmetros para gerar arquivo -➤ campo ano).

Cidade: Código do IBGE no cadastro de cidades, segue de acordo com o endereço principal do cliente. Existem três maneiras de apresentar o endereço principal:

Seguindo em Cadastros > Clientes, na aba endereço, inserir o endereço. Caso nenhuma das opções a seguir seja selecionada esse ficará como endereço principal.

Seguindo em Cadastros > Contratos, aba Endereço, inserir o endereço e ativar o botão "Considera endereço padrão do cliente"

Seguindo em Cadastros > Contratos, aba Logins, editar o Login. Seguir na aba Endereço, inserir o endereço e ativar o botão "Endereço padrão do cliente"

Tipo cliente: Informação do tipo de pessoa, se é física, jurídica ou uso próprio, essa informação está no cadastro de clientes do provedor.

Tipo atendimento: Informação que está no cadastro do cliente do provedor, na aba endereço, foi criado um novo campo Tipo de localidade(Zona Rural ou Zona Urbana)

Tipo meio: Tipo de conexão, disponível no cadastro de Logins (5.8, 2.4, Fibra, Cabo).

Tipo produto:​ Informação do contrato do cliente do provedor, são consultados os tipos de produtos do mesmo (Internet, Telefonia, Serviços e SVA)

Tipo tecnologia:​ Informação contida no Plano de velocidades, dentro da aba SICI, campo Tecnologia.

Velocidade:​ Informação localizada no Plano de velocidades na aba Controle de Banda Padrão campo Download (k ou M) que seria a Velocidade em Mpbs

Quantidade de acessos:​ Quantidade de produtos na nf de saída (Saídas/Vendas/ aba Produtos, campo quantidade), serão contabilizados todos os registros.

OBS:

- Busca a filial de emissão da venda/nota;

- Ano que está configurado nos parâmetros de geração e comparado com a data de emissão da venda/nota

- É feita consulta no mês definido nos parâmetros de geração e comparado com a data de emissão da venda/nota

- ​ Filtra apenas Notas fiscais modelos 21 e 22.

- É todo gerado com base no acesso(login), e gera os dados de notas que contém esse vínculo com login.

- Se não tiver notas na filial vai gerar em branco

Voltar ao menu DICI SCM