Megatools
Índice
O que é, e para que serve?
O megatools é um serviço que já vem nativo ao sistema IXC para interação com o serviço de armazenamento em nuvem MEGA, tornando possível a manipulação de arquivos e diretórios remotamente.
E pode ser utilizado IXC, principalmente para realizar upload dos arquivos de backup do sistema, veremos abaixo todo o processo de configuração para que o seu IXC realize e automatize os backups do sistema. Falando nisso, já verificou seu Backup hoje?!
É de extrema importância ter os backups armazenados em cloud para que em casos de falhas no hardware do servidor, em que precisa-se realizar uma nova instalação e restaurar um backup, fazendo com que o processo seja mais ágil, tornando desnecessária a realização de um download em uma máquina local e upload para o servidor do IXC.
Atenção
Alguns dos pontos que podem impedir o funcionamento do megatools no sistema IXCSoft, são eles:
- Dados divergentes no arquivo de configurações do sistema, no servidor;
- IP, porta SSH e WEB em Provedor > Configurações > Configuração padrão divergentes (precisa estar de acordo com os acessos do servidor, se estiver com IP privado, precisa informa-lo).
- Porta SSH incorreta no cadastro da conta do MEGA em Configurações do sistema > Parâmetros > Parâmetros gerais e seguir até a aba Backup para envio dos arquivos de Backup;
- Conexão do servidor com a internet de forma estável;
- Resolução de DNS;
Comandos basicos
- megacopy: Sincroniza diretórios remotos e locais;
- megadl: Download de arquivos através de links públicos do MEGA;
- megals: Lista arquivos da conta do MEGA;
- megaput: Upload de arquivos individuais;
- megarm: Remover arquivos ou diretórios;
- megadf: Mostra espaço de armazenamento Total, Usado e Livre;
- megaget: Download de um arquivo individual;
- megamkdir: Criar um diretório remoto;
- megareg: Registrar e verifica uma conta nova.
Configuração do Servidor
Antes de começar a utilizar o megatools, precisa criar uma conta no site https://mega.nz , para isso utilizaremos o comando megareg:
megareg --register --email "<e-mail>" --name "<nome_conta>" --password "<senha>"
Após a execução do comando, deverá aparecer um retorno informando que foi enviado um e-mail de confirmação para o e-mail informado no cadastro, para finalizar o registro, acesse seu e-mail. Terá duas opções para finalizar o cadastro, através da interface (clicando no botão indicado no e-mail) ou via terminal através do comando informado no centro do retorno do comando de registro, conforme exemplo:
megareg --verify <código_retorno> <link_confirmação_e-mail>
Após finalizar o cadastro, você pode configurar seu Backups via MEGA.
Na execução da tarefa de backup, o sistema irá gerar um arquivo compactado com os dados do sistema em um diretório local, após isso, irá executar o comando megaput para efetuar o upload do arquivo único para seu armazenamento no diretório remoto especificado.
Se tudo estiver correto de acordo com o tópico Atenção citado anteriormente o arquivo será enviado com sucesso, caso contrário o comando executará com falha e será cancelado instantaneamente, fazendo com que o arquivo não chegue ao destino remoto.
megaput <nome_arquivo> --path <diretório_remoto> -u <e-mail> -p <senha>
Para verificar se o arquivo subiu corretamente no diretório, podemos utilizar o comando megals informando o diretório do arquivo:
megals <nome_arquivo> --path <diretório_remoto> -u <e-mail> -p <senha>
E para fazer o download do arquivo, podemos utilizar o comando megaget:
megaget <diretório_remoto_e_arquivo> -u <e-mail> -p <senha>
Baixando o arquivo no diretório /var/www/bkp/ ele estará disponível para restauração na interface do sistema em Ferramentas > Ferramentas > Backup/Restauração. Caso tenha duvidas de como funciona o sistema de backups, veja aqui.
Configuração do IXC
Depois de criado a conta do MEGA, temos que fazer a parametrização no IXC, Para isso vamos até o menu:
Configurações > Parâmetros -> Parâmetros gerais, seguir até a aba Backup.
- Usuário: E-mail referente ao login de sua conta no MEGA;
- Senha: Preencha com a senha de acesso a sua conta do MEGA
- Diretório: Caso tenha uma conta particular ou compartilhada para guardar outros arquivos, você pode estar definindo o diretório(pasta) em que deseja salvar seus backups
- Excluir após (dias): Número de dias para que um backup do sistema seja excluido de sua conta no MEGA, esse parâmetro serve para não deixar seu armazenamento lotar, nossa recomendação é que utilize 7 dias
- Porta ssh: Porta SSH definida no Debian do servidor, que por padrão é 22. OBS: Não se aplica para direcionamentos de porta, apenas quando a porta é alterada nas configurações do Debian no servidor.
Após os dados preenchidos de forma correta basta salvar e configurar a agenda de tarefas.
Rotina de backup automática
Depois de termos realizado todas as configurações corretamente, devemos programar a rotina para que o IXC automatize o procedimento de backup.
Para isso vamos em Ferramentas -> Agenda de Tarefas.
A tarefa responsável mandar o backup para a cloud do MEGA é Backup via MEGA, e ela possui os seguintes métodos:
- Backup completo via MEGA;
- Backup dos arquivos via MEGA;
- Backup do banco de dados via MEGA;
- Backup do banco de dados dos logs via MEGA;
- Backup das configurações via MEGA;
Confira o explicativo dos backups, aqui.
Apos selecionar o tipo de backup que você deseja fazer basta selecionar na lista Tarefas e configurar para que ocorra em um horário fora do expediente, assim evitando lentidão no sistema.
Apos criada a tarefa você pode conferir-la clicando em Listar.
Qualquer duvida em relação a configuração ou envio destas rotinas entre em contato com o setor de Instalação do sistema via plataforma de atendimento.
-
Retornar ao menu Backup/ Restauração
Voltar ao menu Provedor