Mudanças entre as edições de "Monitorando backup FTP"

Linha 24: Linha 24:
  
 
-
 
-
 +
 
Desenvolvido por: Mateus Vinícius Pedroso
 
Desenvolvido por: Mateus Vinícius Pedroso
 +
 
-
 
-
  
 
[[Monitoramento de backups|Voltar para Pagina monitoramento de backups.]]
 
[[Monitoramento de backups|Voltar para Pagina monitoramento de backups.]]

Edição das 18h00min de 7 de abril de 2021

O Backup do sistema IXCprovedor é o melhor recurso e o mais rápido para em caso de emergência recuperar todos os dados já cadastrados no seu sistema, bem como os arquivos anexos durante a utilização. Atualmente é criado uma rotina automatizada para gerar o backup, porém é de responsabilidade do cliente conferir se o backup está indo para o servidor externo. Para auxiliar na checagem do backup desenvolvemos esse artigo, focado no backup via FTP. Para desenvolver esse artigo usamos a ferramente PROFTP instalado em um Debian 9.11 (stretch).


VERIFICANDO SE CHEGOU CORRETAMENTE: Para verificar se o arquivo está chegando corretamente no servidor FTP, basta acessar o endereço IP do seu servidor FTP em um navegador web, será solicitado usuário e senha, esses dados foram cadastrados na hora da instalação do FTP, pode ser obtido com o técnico responsável pela instalação.

Login ftp.png

Fazendo o login, verá seu diretório principal contendo os arquivos enviados, basta ler o nome do arquivos para saber quando ele foi feito. O nome do arquivos terá a seguinte formato: BKP_ANO_MÊS_DIA-HORA.MINUTO.SEGUNDO.ixc

Acesso ftp.png


As informações do horário no nome do arquivos são do exato momento em que a tarefa de backup foi iniciada, ou seja tudo que foi feito após esse horário, não está contido nesse arquivo.

VERIFICANDO INTEGRIDADE:

Uma forma simples de analisar a integridade, é ver o tamanho do arquivo. Desde seu primeiro backup fique atento ao tamanho do arquivo, em uso cotidiano ele irá aumentar aos poucos. Caso o arquivo tenha o tamanho muito diferente do padrão (Diferenças entre 15Mb a 30Mb) é necessário questionar a integridade do backup, no exemplo acima podemos ver que o backup pesa em torno de 150Mb no dia 16/12 podemos ver que caiu para 48Mb e em seguida temos arquivos com o tamanho total de 0b indicando que o backup não contém nenhuma informação, nesse cenário precisamos agir com caráter de URGÊNCIA e corrigir a rotina de backup, pois seu provedor corre o risco de perder todas as informações cadastradas se o seu servidor der problema e precisar reinstalar o sistema. OBS: Essa é uma forma simples de análise, não use como regra, caso tenha qualquer dúvida ou desconfiança de que seu backup está corrompido por ter redução no tamanho, acione nosso suporte para verificarmos e testarmos a descompactação de seu backup.


-

Desenvolvido por: Mateus Vinícius Pedroso

-

Voltar para Pagina monitoramento de backups.