NAS Autorizados
Utilizar esse tipo de ferramenta para autenticar usuários de equipamentos específicos da rede facilita na gerência desses usuário e também de onde os mesmo poderão acessar.
1. Pré-requisitos para utilização
- O equipamento mikrotik deve estar atualizado e em pleno funcionamento na rede.
- É necessário ter roteamento entre os equipamentos, para que a comunicação do servidor. IXCProvedor até no equipamento funcione perfeitamente.
- O servidor IXCSoft deve estar instalado na versão 9.4 do Debian ou superior.
2. Cadastro de equipamentos Mikrotik no sistema
Caminho: Provedor > Autenticação Radius > Nas Autorizados > Novo.
Nesta tela poderá cadastrar todos os equipamentos que poderão consultar no radius os usuários para acesso.
2.1 – Descrição: Neste campo pode-se inserir uma descrição, ou um nome do equipamento para poder identifica-lo no sistema.
2.2 – IP: É o IP do equipamento, por esse IP o sistema reconhece o equipamento e onde está chegando as requisições de acesso, dando acesso ou não a os usuários.
2.3 – Senha radius: Senha necessária para validar o acesso da requisição ao radius, essa senha deverá ser colocada na regra de radius que mais adiante iremos cadastrar manualmente no equipamento.
OBS: A senha radius, deverá ser a mesma senha que está configurada na aba configuração radius dentro do cadastro do concentrador de respectivo IP.
2.4 – Porta de autenticação: Será a porta onde o radius irá aceitar as requisições, por padrão deixamos da porta 1814. Obs.: se já estiver utilizando pode ser modificada.
3. Cadastrando radius no equipamento Mikrotik
Abra seu equipamento pelo Winbox, clique na Opção Radius e adicione um novo radius.
O radius deve ser cadastrado manualmente no equipamento, de acordo com algumas informações criadas anteriormente no cadastro de NAS, descrito no item 2 deste documento.
3.1 – Service: Este radius iremos utilizar apenas para autenticar logins de usuários, então selecionamos apenas a opção “login”.
3.2 – Address: Aqui colocamos o endereço de IP do radius que irá fazer a autenticação dos usuário. Colocamos o IP que está na interface de rede do servidor do IXCProvedor.
3.3 – Secret: Senha do radius, deve ser a mesma senha utilizada no cadastro do equipamento NAS feito do sistema IXCProvedor, descrito no item 2 deste documento.
3.4 – Autentication Port: Porta de autenticacão onde será enviada a requisição, deve ser colocada a mesma porta utilizada no cadastro do equipamento NAS no IXCProvedor, descrito no item 2.
3.5 – Accounting Port: Esta porta é utilizada para envio de accounting das autenticações, por padrão utilizamos a próxima porta disponivel depois da porta de autenticação. No exemplo utilizamos a porta 1815.
3.6 – Src. Address: Endereço IP do concentrador, quando as requisições forem enviadas ao radius elas terão este IP de origem, e o radius ira verificar, se deve aceitar ou não as requisições desse equipamento.
3.7 – Clique no botão OK para inserir a regra do radius.
4. Ativando envio das requisição de acesso de usuário para o radius
Para finalizar devemos configurar o Mikrotik para que as requisições de usuário sejam enviadas para o radius cadastrado, para isso, abra o Mikrotik pelo Winbox e acesso o caminho:
System > Users , e clicar no botão “AAA”
Selecione as duas opção: Use RADIUS e Accounting. Depois de um OK. Agora está pronto, as requisições que chegarem para acesso de usuários ao mikrotik irão para o radius.
Obs.: Se o usuário já existir no equipamento, ele irá respeitar o usuário criado local.
-
Voltar ao menu Autenticação Radius