Mudanças entre as edições de "Parâmetros da cobrança"

(ajuste de texto, estava com duplo sentido.)
 
Linha 143: Linha 143:
 
'''<small>Baixa de contas a receber</small>'''
 
'''<small>Baixa de contas a receber</small>'''
  
Nesses campos podem ser configurados '''E-mail''', '''SMS''' e '''Notificação Push''' para serem enviados aos clientes quando efetuado o pagamento da fatura que estava em aberto, ou ainda, pode ser aberta uma '''Ordem de Serviço''' ao setor responsável pelas cobranças, caso o cliente pague este titulo em atraso a O.S que foi aberta após rodar a rotina será finalizada a O.S.   
+
Nesses campos podem ser configurados '''E-mail''', '''SMS''' e '''Notificação Push''' para serem enviados aos clientes quando efetuado o pagamento da fatura que estava em aberto, ou ainda, pode ser aberta uma '''Ordem de Serviço''' ao setor responsável pelas cobranças, caso o cliente pague este titulo em atraso, a O.S será finalizada após rodar a rotina.   
  
 
'''<small>Cancelamento de contas a receber</small>'''
 
'''<small>Cancelamento de contas a receber</small>'''

Edição atual tal como às 13h38min de 11 de maio de 2022

Para cadastrar um parâmetro de cobrança no CRM acesse Sistema > CRM > Cobrança > Parâmetros de Cobrança e basta clicar em Novo, conforme imagem abaixo:

Crm 11.png

Abaixo consta a explicação dos campos:

Aba Geral

Captura de Tela 2019-05-20 às 13.42.49.png

Na primeira aba preencha a Carteira de Cobrança que você gera os boletos para seus clientes.

Obs¹.: Para clientes que possuem mais que uma carteira de cobrança, é aconselhável fazer um parâmetro para cada carteira. Se essa informação ficar vazia, o sistema irá entender que o parâmetro serve para todas as carteiras de cobrança, e consequentemente irá enviar para todos os boletos de todas as carteiras.

Obs².: Para clientes que utilizam o Gerencianet é aconselhável o envio de boletos em massa e não por CRM, pois em caso de possíveis falhas, auxilia na identificação de quais boletos não foram enviados.

Em Trata cobrança por título: se marcado como "Sim", irá tratar a cobrança por título, ou seja, se o cliente tiver mais que uma mensalidade em aberto, irá ser cobrado separadamente as duas faturas. Se marcado como "Não", caso o cliente tenha mais de um título em aberto, irá ser cobrado por todas as mensalidades em aberto, ou seja, dois boletos, uma cobrança.

Log

No campo e-mail destinatário do log é necessário preencher o e-mail do responsável que receberá os logs da tarefa de atualizar cobranças, se a tarefa obteve sucesso ou falha.

No campo SMTP envio log você pode pesquisar na lupa ou clicar na tecla F2 para inserir o SMTP que será responsável pelo envio do log.

Em Enviar notificação push ao selecionar "Sim" você define o envio de notificações através do aplicativo da central do cliente, geralmente essa notificação ficará na barra de ferramentas no menu superior do smartphone. Para mais informações/configurações de Notificações push clique aqui. Se marcado como "Não" não irá enviará as notificações push.

Pré-Cobrança/Lembrete

Nesta aba faremos a configuração para o cliente receber e-mail com o boleto antes do vencimento.

Precobrcerto00000.png

Automático

No campo E-mail para enviar antes de entrar na cobrança você pode pesquisar na lupa ou clicar na tecla F2 para inserir o e-mail de "lembrete para pagamento".

No campo SMS para enviar antes de entrar na cobrança pesquisando através da lupa ou clicando na tecla F2 preencha a mensagem de "pré lembrete" que deseja enviar. Obs.: Neste caso deverá ter um gateway de SMS contratado e configurado no IXC.

Em Notificação push para enviar antes de entrar na cobrança insira qual mensagem deseja enviar ao cliente, lembrando os pré requisitos para Notificação push.

Em Intervalo de dias para executar os lembretes antes do vencimento preencha o número de dias para o envio de lembrete de cobrança, na imagem acima foi inserido o intervalo de 1,3, dessa forma o cliente receberá o boleto 3 dias antes do vencimento e 1 dia antes, isso pode ser configurado com vários dias, sempre na sequência, exemplo: 1, 5, 10, 15 e assim quantas vezes você deseja que seja enviado o e-mail com o boleto antes do vencimento do título.

Envio de Boletos

Em anexar boletos se marcado como "Sim" será enviado o anexo do boleto junto ao e-mail. Se marcado como "Não", será enviado somente o e-mail.

Aviso de Cobrança

Nesta aba, o cliente receberá um aviso de cobrança após vencimento do boleto:

Aviso00000.png

Automático

No campo Dia para executar, preencha a quantidade de dias após o vencimento que o cliente receberá o aviso de cobrança. Ex: 3 dias, no terceiro dia após vencimento será enviado um aviso de cobrança via e-mail e SMS (conforme estiver configurado).

No campo E-mail tecle F2 ou pesquise na lupa para inserir o e-mail de aviso de pendência.

Em SMS pesquisando através da lupa ou clicando na tecla F2 preencha a mensagem de "aviso de cobrança/pendência" que deseja enviar. Obs.: Neste caso deverá ter um gateway de SMS contratado e configurado no IXC.

No campo Notificação push insira qual mensagem deseja enviar ao cliente, lembrando sempre dos pré requisitos para Notificação push.

No campo Ordem de serviço você poderá estar criando um Processo para Cobrança através de abertura e fechamento de ordens de serviços, dessa forma quando a cobrança chegar nessa etapa o sistema abrirá uma ordem de serviço automaticamente para o setor que foi configurado no Processo. Para mais informações sobre Processos Clique aqui.

Manual

No campo Dias para próxima ação é para casos que não tem rotina automática e será executado a atualização de cobranças manual, para saber como fazer a execução manual clique no link: Cobranças.

Envio de boletos

O envio de anexo de boletos é possível somente na aba "pré-cobrança/lembrete, pois a partir da Nova Regra da FEBRABAN não é necessário mais atualização de boletos, pois todos os bancos conseguem receber os boletos mesmo que não seja o emissor e o boleto esteja vencido.

Dessa forma a opção Anexar boletos atualizados deverá sempre estar marcada como "Não", além de desmarcar as opções de "Atualizar juros", "Atualizar multa" e "Acrescentar dias".

Quest. Pendência

Nesta aba o cliente receberá outro e-mail de cobrança.

Parâmetros cobrança - quest pendencia.png

Automático

No campo Dias para executar pode ser preenchido mais que um dia para envio do "Quest. pendência", porém é necessário sempre seguir a etapa anterior (Aviso de Cobrança), ou seja, se na etapa anterior estiver configurado para enviar a cobrança no terceiro dia, então nesta etapa tem que ser configurado a partir do quarto dia.

Exemplo: 4, 6 (no quarto e sexto dia após vencimento o cliente receberá outra cobrança, via e-mail, SMS ou Notificação Push , conforme imagem acima.

Manual

No campo Tipo contato padrão selecione o tipo de contato para cobrança manual, para mais informações sobre a Cobrança Manual, clique aqui.

Envio de boletos

O envio de anexo de boletos é possível somente na aba "pré-cobrança/lembrete, pois a partir da Nova Regra da FEBRABAN não é mais necessário atualização de boletos, pois todos os bancos conseguem receber os boletos mesmo que não seja o emissor e o boleto esteja vencido.

Dessa forma a opção Anexar boletos atualizados deverá sempre estar marcada como "Não", além de desmarcar as opções de "Atualizar juros", "Atualizar multa" e "Acrescentar dias".

Agendar Pagamento

Parâmetros cobrança - agendar pagamento.png

No campo Dias para executar preencha número de dias para executar essa etapa, lembrando sempre que devemos seguir a sequência de dias das etapas anteriores.

Nesta aba pode ser configurado o envio de E-mail, SMS e Notificação Push para o cliente ou apenas uma Ordem de serviço.

Para inserir uma Ordem de serviço, é necessário o cadastro de um Processo, onde definimos por exemplo para qual setor será destinado essa etapa da cobrança.

Pesquisando através da lupa ou clicando na tecla F2 no campo Ordem de serviço, abrirá uma nova tela Processos - Parâmetros de Ordem de Serviço, clique em Novo conforme imagem abaixo:

Captura de Tela 2017-11-11 às 11.47.05.png
Captura de Tela 2017-11-11 às 11.48.36.png

Na aba Parâmetro de O.S preencha o processo do sistema como Cobrança.

No Campo Descrição preencha a descrição da ordem de serviço.

Em Assunto pesquisando através da lupa ou clicando na tecla F2 insira o assunto da Ordem de Serviço.

No campo Prioridade selecione qual a será a prioridade da Ordem de serviço (Baixa, Normal, Alta ou Critica).

Em Setor preencha para qual Setor será designado esta ordem de serviço.

E no campo Colaborador responsável preencha caso será um técnico especifico que fará essa cobrança, caso todos do setor inserido irão realizar a cobrança, deixe em branco essa opção, assim todos que estiverem cadastrados neste setor receberão notificação.

Cobrança Presencial

Anexar Boleto.png

Automático

No campo Dias para executar insira a quantidade de dias para envio de E-mail, SMS, ou o encaminhamento de uma Ordem de Serviço para o setor de Cobrança por exemplo, lembrando sempre que devemos seguir a sequência de dias das etapas anteriores.

Manual

No campo Tipo contato padrão selecione o tipo de contato para cobrança manual, para mais informações sobre a Cobrança Manual, clique aqui.

Carta de Cobrança

No campo Modelo carta cobrança insira um modelo de carta.

Em Servidor de e-mail para envio das cartas ao administrador financeiro insira o SMTP que será responsável pelo envio das cartas ao administrador, para a mesma ser impressa e entregue em mãos ao cliente.

No Campo E-mail do Adm. para envio das cartas insira o responsável por "despachar" as cartas de cobrança ao clientes com pendências.

No campo Anexar boleto a carta de cobrança : Quando parâmetro anexar boleto a carta de cobrança estiver marcado como "Sim" ele enviará no e-mail dois anexos, um sendo do boleto e o outro da carta de cobrança. Quando estiver marcado como "Não" fará apenas o envio do anexo da carta de cobrança senão,

Enviar SPC/Cartório

14-32.png

Automático

No campo Dias para executar insira a quantidade de dias para envio de E-mail, SMS, Notificação Push ou o encaminhamento de uma Ordem de Serviço para o setor de Cobrança por exemplo, lembrando sempre que devemos seguir a sequência de dias das etapas anteriores.

Na opção Negativar automaticamente se marcado como "Sim" através da execução da rotina de Atualizar Cobranças automática, o cliente será inserido no Serasa através da integração do Serasa - Soa Webservice. Se marcado como "Não", mesmo com a execução da tarefa o cliente não será inserido no Serasa automaticamente. E se marcado como "Padrão" usará a configuração do cadastro da empresa/filial aba Serasa.

Manual

No campo Tipo contato padrão selecione o tipo de contato para cobrança manual, para mais informações sobre a Cobrança Manual, clique aqui.

Finalizar Cobrança

Finalizarcobranca11-28.png

Nessa aba serão configurados os parâmetros finais da cobrança.

Baixa de contas a receber

Nesses campos podem ser configurados E-mail, SMS e Notificação Push para serem enviados aos clientes quando efetuado o pagamento da fatura que estava em aberto, ou ainda, pode ser aberta uma Ordem de Serviço ao setor responsável pelas cobranças, caso o cliente pague este titulo em atraso, a O.S será finalizada após rodar a rotina.

Cancelamento de contas a receber

Nesses campos podem ser configurados E-mail, SMS e Notificação Push para serem enviados aos clientes se a fatura for cancelada por falta de pagamento, ou ainda, pode ser aberta uma Ordem de Serviço ao setor responsável pelas cobranças, ou para retirada do equipamento na casa do cliente inadimplente.

Renegociação de contas a receber

Nesses campos podem ser configurados E-mail, SMS e Notificação Push para serem enviados aos clientes em casa de renegociação da fatura que estava em atraso.

Remover cliente spc

Nesses campos podem ser configurados E-mail, SMS e Notificação Push para serem enviados aos clientes quando o mesmo for removido do SERASA, ou ainda pode ser aberta uma Ordem de Serviço ao setor responsável pelas cobranças.

No campo Email destino deve ser preenchido o endereço de e-mail de um colaborador da empresa, com esse campo preenchido será enviado um e-mail para esse endereço informando que determinado cliente foi removido do SPC/SERASA.

Na opção Remover automaticamente SPC/SERASA, se marcado como "Sim" através da execução da rotina de Atualizar Cobranças automática, o cliente será removido do Serasa através da integração do Serasa - Soa Webservice. Se marcado como "Não", mesmo com a execução da tarefa o cliente não será removido do Serasa automaticamente. Se marcado como "Padrão" usará a configuração do cadastro da Empresa/Filial > aba Serasa.

Cadastrando a Tarefa de Atualizar Cobranças

Após configurado esses parâmetros, configure a rotina de atualizar cobranças em Ferramentas > Agenda De Tarefas clique em Novo e escolha Atualizar Cobranças na lista para execução automática dos parâmetros configurados até aqui, imagem abaixo:

2020-04-16 09-00.png

Importante lembrar que a tarefa precisa ser configurada em um horário que não tenha nenhuma outra tarefa configurada.

-

Voltar ao menu Cobrança