Provedor/ProfilePppoe

Configuração de DNS e Pool de ip nos Profiles Pppoe do Mikrotik

Essa função serve para ajustar os profiles dos planos pppoe setando um endereço de dns e pool de ip que será entregue para os clientes.

Configuração

Primeiramente devemos acessar o cadastro do concentrador. Para isso acessar o menu Provedor > Concentradores selecionar o concentrador desejado, clicar em Editar, como na imagem abaixo.

Então acessaremos a aba Outras Opções, no campo DNS Primário e DNS Secundário, sera inserido o endereço dos servidores DNS que sera criado nos Profiles dos Planos pppoe no Mikrotik, em seguida colocar o nome da pool de ips que sera entregue pelos mesmos no campo Pool (a pool tem que ter o mesmo nome que esta no mikrotik), configurado os campos deve-se salvar o concentrador novamente, como na imagem abaixo.

Feito a configuração no IXC, é hora de rodar a tarefa de Sincronizar logins e planos pppoe no mikrotik, mas antes é preciso cria-la, o recomendado é configurar para rodar uma vez por dia, para criar a tarefa basta clicar aqui. Com a tarefa criada será preciso executar a mesma ou deixar rodar normalmente com a hora que está configurada, na imagem abaixo executamos de forma manual, seleciona-se a tarefa e clicar em Executar tarefa.

Executado a tarefa, as alterações já serão aplicadas nos profiles pppoe do mikrotik, setando no campo Remote Address o pool de ip e nos campos DNS Server os servidores de DNS, como na imagem abaixo. A execução também fará toda a sincronização dos secrets dos clientes pppoe.

-

Voltar ao menu Provedor