Remessa de entrada de títulos

Revisão de 13h47min de 1 de outubro de 2021 por Paulo Fernando Vedovatto (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)


Tutorial Passo a Passo

Para criar uma remessa de entrada de títulos é necessário acessar o Sistema > Financeiro > Arquivos de boletos > Remessa Boletos > Novo conforme imagem abaixo:

Captura de Tela 2020-01-30 às 16.43.58.png

Será apresentado as opções:

Carteira: Caso o parâmetro financeiro Mesclar carteira esteja marcado, selecione uma carteira, e o sistema vai carregar todos os títulos que possuírem qualquer carteira que contenha a mesma conta, da carteira que foi selecionada.

Trazer todos os títulos em aberto: "Se esse campo estiver marcado como SIM, irá trazer TODOS os títulos em aberto" (Opção não recomendada), devida a possibilidade de incluir uma quantidade muito grande de títulos na remessa, pois podem gerar uma cobrança maior do que planejada, visto o valor para registro dos boleto. Além disso, ao gerar grandes remessas pode ocorrer recusa do banco, lentidão do sistema e problemas ao baixar ou deletar o arquivo.

Nesse campo é recomendado deixar marcado a opção Não, e utilizar um dos filtros de datas:

Títulos com vencimento até: Essa data delimita a data de vencimento dos títulos que serão enviados para o banco. Ao selecionar uma data nesse campo, não é mais necessária utilização do campo "Títulos com emissão até".

Títulos com emissão até: Essa data delimita a data de emissão dos títulos que serão enviados para o banco. Ao selecionar uma data nesse campo, não é mais necessária utilização do campo "Títulos com vencimento até".

O ideal é escolher usar somente um dos campos, vencimento até ou emissão até.

Recomendamos usar o campo "Títulos com vencimento até" preenchendo uns 3 meses a frente a data em que você esta criando a remessa, conforme imagem abaixo:

Arquivo de remessa - remessa de boletos - titulos com vencimento.png

Ao salvar, os boletos que se enquadram no filtro são inseridos automaticamente na aba títulos. É muito importante sempre verificar se há boletos ou não, caso não, não há necessidades de mandar a remessa ao banco, e é necessário deletar a remessa.

Captura de Tela 2019-12-05 às 12.23.08.png

Não serão inseridos na remessa títulos com vencimento para o dia atual ou vencidos, somente os títulos em aberto com vencimento do dia seguinte, para frente. Após criar a remessa, basta clicar em baixar arquivo conforme imagem abaixo e enviar o arquivo no sistema do banco.

Captura de Tela 2019-12-05 às 12.23.20.png

Agora ao realizar a remessa fica gravado um histórico com a data da geração e o arquivo gerado na data, assim você pode baixar o arquivo original quando precisar, conforme imagem abaixo;

Captura de Tela 2019-12-05 às 12.23.35.png

OBS: A conta da carteira de cobrança precisa estar cadastrada como banco, para conferir, você pode acessar menu Sistema > Cadastro > Pasta de financeiro > Carteira de cobrança, selecione a carteira e clique para editar o campo conta. Tecle F3 > Campo Tipo de Conta, marcar opção Banco.

Também é necessário alterar as configurações bancárias da carteira. Para isso, acesse a carteira de cobrança desejada e clique na aba de Configurações Bancárias. Na seção Carteira de Cobrança, preencha os campos de Classe das Funções e Carteira de acordo com o seu banco.

Para realizar a ação na Base de testes do IXC, se sua carteira estiver configurada para Banco do Brasil, preencha a classe das funções como Carnê e Carteira com código 17. Caso não seja o Banco do Brasil, aparecerá uma mensagem de erro ao clicar em Baixar Arquivo. Neste caso, a própria mensagem de erro mostrará qual é seu banco de teste e qual o código de sua respectiva carteira.

Visualize nosso vídeo sobre Remessa de Boletos.

-

Voltar ao menu Como criar uma nova remessa