Atenção: Não é indicado realizar essa operação em boletos que já foram registrado em banco. Pois ao retornar o registro do banco, poderá conter divergência de informações em sua remessa. Essa operação só ocasiona a exclusão do boleto no sistema não sendo possível excluí-lo no banco também.
Esse procedimento é indicado para ocasiões em que a venda fique com o valor zerado, negativo ou em casos em que seja necessário ajustar a sequencia das numerações das notas fiscais.
Para excluir um boleto ou nota fiscal no sistema, é necessário excluir sua venda. Para isso precisamos realizar os passos a baixo:
Siga até a aba Vendas, selecione a venda que deseja deletar, e clique no botão Alterar, opção Venda.
É necessário abrir a venda. Ao clicar na opção de Altera > Venda, será habilitada a tela de Alterar Saída, no campo Status marque a opção Aberto e clique no botão Salvar.
Na gride de Vendas, apresentará o status Aberto.
Clique no botão Editar e verifique qual o tipo de documento está vinculada a essa venda, na descrição do campo Tipo de documento. Para realizar essa exclusão é necessário alterar o documento vinculado para outro que não seja fiscal e clicar no botão Salvar.
Visualização antes da alteração:
Visualização após a alteração:
Após realizar essa operação siga até a aba de Produtos, é necessário excluir todos os produtos que tem vinculado com essa venda. Selecione os produtos e clique no botão Excluir, conforme mostra a imagem a baixo;
Após a exclusão do produto clique no botão Deletar superior. Assim a venda, a nota fiscal e todo o financeiro que estiver relacionado serão excluídos.
Atenção: Após excluir uma venda não é possível recupera-la, tudo que estava vinculado é excluído permanentemente, assim como a numeração da nota fiscal. Lembre-se de ajustar a numeração das notas em seu contador do documento fiscal após a exclusão.