Desativar e gerar financeiro remanescente
A função de desativar e gerar financeiro remanescente destina-se a contratos com pagamentos pendentes status a receber, em atraso e relacionados ao contrato, os quais serão cobrados de forma proporcional no momento do cancelamento.
Para iniciar, é necessário configurar um parâmetro que determine o comportamento desejado para essa desativação. Para encontrar esse parâmetro, acesse:
Cancelar financeiro vencido ao desativar contrato pelo remanescente:
Quando o parâmetro Cancelar financeiro vencido ao desativar contrato pelo remanescente estiver definido como Não,será possível efetuar o cancelamento de contratos que não possuem boletos vencidos em aberto. Nesse caso, o sistema apenas cancelará os boletos em aberto e fará a geração do valor proporcional de utilização.
Na aba Cancel./Negat./Desist., preencha os campos de data de cancelamento, motivo de cancelamento e descrição de cancelamento conforme mostrado na imagem abaixo:
Após preencher os campos, clique no botão Status: Desativar e gerar financeiro remanescente :
Ao clicar em Status: Desativar e gerar financeiro remanescente o contrato será desativado, cancelando o financeiro relacionado ao contrato e gerando um boleto avulso com o valor referente ao financeiro remanescente. Esse valor pode também ser chamado de proporcional ao boleto em aberto referente ao mês de cancelamento.
Feito isso, ao acessar o menu Financeiro, você verificará que todos os boletos foram cancelados e que o boleto remanescente estará na aba Financeiro avulso:
O valor do boleto avulso é gerado somando os boletos vencidos, além dos dias proporcionais utilizados pelo cliente. Esses dias proporcionais são contabilizados do dia de vencimento do mês anterior até o dia do cancelamento do contrato.
Exemplo:
Havia um boleto vencido com data de vencimento no dia 25 do mês anterior e o contrato seria cancelado no dia 22 do mês atual. O valor proporcional será calculado do dia 25 do mês anterior até o dia 22, totalizando 27 dias. O valor do boleto avulso será a soma do valor das parcelas em aberto mais o valor proporcional referente a esses 27 dias.